Hub, Switch e Roteador

Se destacam o hub, switch e o roteador como dispositivos que possibilitam o estabelecimento de uma rede local. Cada dispositivo possui suas vantagens.

Categoria de Tecnologia

Postado em 08 maio 2022

Atualizado em 25 julho 2022

Palavras-chave: network,rede,local,hardware,hub,switch,router,roteador,lan,dispositivo,conection

Visualizações: 1331

Para montar uma rede de dispositivos que se comunicam entre si, é necessário o uso de dispositivos que possibilitam essas conexões. Entre esses dispositivos, se destacam o hub, switch e o roteador.

Hub

Um hub serve para aumentar o número de portas, para que mais dispositivos possam ter acesso à rede local (LAN). Em outras palavras, o hub multiplica o número de entradas para conexões com fio.

Hub
...
Dispositivo1
Dispositivo2
Dispositivo3

A utilização do hub tem diminuído consideravelmente, devido à algumas de suas desvantagens.

O hub não consegue distinguir os dispositivos dentro da rede. Mesmo quando o hub recebe um sinal de algum dispositivo dentro dessa rede com destino para um computador específico, ele manda esse sinal para todos os outros dispositivos. Isso aumenta o tráfego de dados na rede local, causando problemas como internet lenta.

Hub
...
Dispositivo1
Dispositivo2
Dispositivo3

Quando o dispositivo 1 manda um sinal para apenas um dispositivo na rede, todos os outros dispositivos receberão esse sinal.

Para resolver esse problema, é necessário configurar os computadores conectados à rede ou adicionar um computador que controla a transmissão desses sinais manualmente.

Switch

Assim como o hub, o switch também aumenta o número de entradas para conexões com fio em uma rede local. Porém, o switch consegue distinguir os dispositivos conectados à rede, usando o endereço físico do dispositivo como referência. Assim, controlando o tráfego de dados de forma mais “inteligente”.

Switch
...
Dispositivo1
Dispositivo2
Dispositivo3

Por essa razão, muitos compradores optam pelo switch, que já possui um software configurado para mapear os dispositivos conectados à rede.

Roteador

O roteador é um dos dispositivos mais completos da internet, possibilitando as seguintes práticas:

  • Conexão entre LANs
  • Administração do tráfego de dados na rede local
  • Conexão de vários dispositivos na rede local sem fio

Conexão entre LANs

Diferente do hub e do switch, o roteador também tem um papel fundamental no controle externo, possibilitando a conexão da rede local com a rede externa.

Administra o tráfego de dados na rede local

Assim como o switch, o roteador também pode controlar o tráfego de dados na rede local de forma “inteligente”, não comprometendo a velocidade da rede.

Permite a conexão de vários dispositivos na rede local sem fio

O roteador possibilita o acesso de vários dispositivos na rede local com o Wi-Fi, ou seja, conexão à internet sem fio.

switch

Conclusão

Hoje, quase todos os usuários da internet usam pelo menos um roteador dentro de casa, graças à todas as vantagens que ele traz.

Os hubs estão sendo extinguidos aos poucos por não possuir muitas vantagens.

O switch é uma opção para usuários que querem aumentar o acesso de dispositivos à rede com fio.

Projetos práticos

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Veja também

Afinal, vale a pena gastar tempo com web marketing?

Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...

Um algoritmo não pode ser composto por instruções ambíguas, isso pode trazer resultados inesperados

Os algoritmos na ciência da computação são o principal meio para o desenvolvedor poder escrever instruções para o computador, operando a sua maneira

MQTT Message Queue Telemetry Transport

Protocolo de transferência de mensagens projetado especialmente para a comunicação de dispositivos IoT, sendo eficiente em sistemas com recursos limitados.

Sistema embarcado

Mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída

Link dedicado

Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.

Ciclo PDCA

O ciclo PDCA foca em manter o ritmo contínuo de melhorias usando processos para alcançar algum objetivo específico estabelecido.