Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 08 maio 2022
Atualizado em 25 julho 2022
Palavras-chave: network,rede,local,hardware,hub,switch,router,roteador,lan,dispositivo,conection
Visualizações: 3891
Para montar uma rede de dispositivos que se comunicam entre si, é necessário o uso de dispositivos que possibilitam essas conexões. Entre esses dispositivos, se destacam o hub, switch e o roteador.
Um hub serve para aumentar o número de portas, para que mais dispositivos possam ter acesso à rede local (LAN). Em outras palavras, o hub multiplica o número de entradas para conexões com fio.
A utilização do hub tem diminuído consideravelmente, devido à algumas de suas desvantagens.
O hub não consegue distinguir os dispositivos dentro da rede. Mesmo quando o hub recebe um sinal de algum dispositivo dentro dessa rede com destino para um computador específico, ele manda esse sinal para todos os outros dispositivos. Isso aumenta o tráfego de dados na rede local, causando problemas como internet lenta.
Quando o dispositivo 1 manda um sinal para apenas um dispositivo na rede, todos os outros dispositivos receberão esse sinal.
Para resolver esse problema, é necessário configurar os computadores conectados à rede ou adicionar um computador que controla a transmissão desses sinais manualmente.
Assim como o hub, o switch também aumenta o número de entradas para conexões com fio em uma rede local. Porém, o switch consegue distinguir os dispositivos conectados à rede, usando o endereço físico do dispositivo como referência. Assim, controlando o tráfego de dados de forma mais “inteligente”.
Por essa razão, muitos compradores optam pelo switch, que já possui um software configurado para mapear os dispositivos conectados à rede.
O roteador é um dos dispositivos mais completos da internet, possibilitando as seguintes práticas:
Diferente do hub e do switch, o roteador também tem um papel fundamental no controle externo, possibilitando a conexão da rede local com a rede externa.
Assim como o switch, o roteador também pode controlar o tráfego de dados na rede local de forma “inteligente”, não comprometendo a velocidade da rede.
O roteador possibilita o acesso de vários dispositivos na rede local com o Wi-Fi, ou seja, conexão à internet sem fio.
Hoje, quase todos os usuários da internet usam pelo menos um roteador dentro de casa, graças à todas as vantagens que ele traz.
Os hubs estão sendo extinguidos aos poucos por não possuir muitas vantagens.
O switch é uma opção para usuários que querem aumentar o acesso de dispositivos à rede com fio.
Projetos práticos
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...
Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa
O ciclo PDCA foca em manter o ritmo contínuo de melhorias usando processos para alcançar algum objetivo específico estabelecido.
Rede local de computadores (LAN) é um conjunto de computadores ou dispositivos conectados uns aos outros de forma isolada em um pequeno local.
Mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída
Protocolo de transferência de mensagens projetado especialmente para a comunicação de dispositivos IoT, sendo eficiente em sistemas com recursos limitados.