DB Banco de dados

Um banco de dados é um conjunto de tabelas com dados armazenados de uma forma estruturada, possibilitando a gestão de dados de uma forma organizada.

Categoria de Tecnologia

Postado em 01 julho 2022

Atualizado em 01 julho 2022

Visualizações: 313



A documentação é o modo padrão de armazenar informação. Contratos, procurações e acordos são documentos que possuem informações importantes, principalmente para empresas.

Porém, o armazenamento e gerenciamento dessas informações pode ser problemático para grandes empresas com um grande número de funcionários. Não queremos exibir toda a informação armazenada para funcionários não autorizados, ou seja, queremos restringir uma porção dessa informação em alguns casos.

A digitalização de informação foi uma solução para esse problema, pois podemos controlar quais dados podem ser visualizados pelos usuários autorizados. O banco de dados permite esse controle de dados de um modo muito mais flexível.

O que é um sistema de gerenciamento banco de dados (DBMS)?

O sistema de gerenciamento de banco de dados é um software que permite o registro, edição e exclusão de dados. Esses dados são armazenados de forma estruturada, possuindo múltiplas tabelas com colunas estabelecidas por um usuário. Se juntarmos todas essas tabelas teremos um banco de dados.

Conforme novos dados vão sendo registrados, novas linhas vão sendo adicionadas na tabela selecionada.

Exemplo de um banco de dados na prática

Um exemplo de armazenamento de informação sobre frutas, pode ser estabelecido da seguinte forma:

ID Nome Lugar de origem Dia de compra
1 Maçã Brasil, Rio Grande do Sul 10
2 Laranja Brasil, Mato Grosso do Sul 10
3 Abacate México, Cidade do México 15

Ao adicionarmos uma nova informação, uma nova linha será adicionada na parte de baixo da tabela:

ID Nome Lugar de origem Dia de compra
1 Maçã Brasil, Rio Grande do Sul 10
2 Laranja Brasil, Mato Grosso do Sul 10
3 Abacate México, Cidade do México 15
4 Abacaxi Paraguai, Assunção 20

Dessa forma torna-se possível o gerenciamento de dados em forma de tabela, facilitando a busca e a manipulação desses dados.

Qual é a diferença entre informação e os dados?

Um conjunto de dados forma uma informação. Para esse conjunto ser considerado uma informação, este precisa fazer algum sentido.

Quando dividimos a informação em partes, estas partes se tornam fragmentações, que são chamadas de dados. Esses dados sem um contexto não farão sentido, por isso sendo considerados apenas dados e não informação.

O que é banco de dados relacional (RDBMS)?

O banco de dados relacional é o um dos mais utilizados em sistemas. O RDBMS permite a ligação entre tabelas, dando mais flexibilidade ao modo como esses dados serão armazenados.

Vantagens de usar um banco de dados relacional

Podemos especificar quais dados queremos extrair do banco de dados para sua manipulação ou exibição. Porém, nem sempre esses dados se encontram na mesma tabela.

O banco de dados relacional permite especificarmos dados que queremos extrair de múltiplas tabelas, facilitando o gerenciamento e o excesso de dados armazenados em uma só tabela.

banco de dados relacional

Como é a utilização do banco de dados?

O banco de dados pode ser integrado com vários tipos de sistemas, facilitando ainda mais o gerenciamento de dados.

Sistema integrado de gestão empresarial (ERP)

Sistema utilizado de modo interno em empresas. Possibilita a gestão de informações através de um GUI (Interface gráfica do usuário).

Com a integração de sistemas e banco de dados, vários usuários podem ter acesso controlado a esses dados, mesmo sem ter especialidade alguma na área de tecnologia.

Linguagem SQL

A linguagem SQL (Structured Query Language) é predominante na área de banco de dados. O aprendizado de SQL é necessário para o uso de banco de dados como Mysql.

Conclusão

Um banco de dados é um conjunto de tabelas com dados armazenados de uma forma estruturada, possibilitando a gestão de dados de uma forma organizada.

Essas tabelas podem ser relacionais, ou seja, ligadas umas as outras, facilitando o gerenciamento de dados de forma mais limpa e aprimorada.

A linguagem mais comum em banco de dados é o SQL que é utilizada por banco de dados como Mysql.