Diversidade nas empresas

Política e filosofia que tem como objetivo aceitar pessoas de diferentes etnias, comportamentos e características como funcionário.

Categoria de Estratégia

Postado em 24 setembro 2022

Atualizado em 01 julho 2023

Palavras-chave: diversidade,estrategia,etnia,comportamento,caracterista,politica,filosofia

Visualizações: 737

Cada vez mais as empresas tem um papel fundamental na sociedade moderna. Políticas corporativistas como a responsabilidade social corporativista e aquisição verde são exemplos de filosofias que podem trazer outros tipos de valores para as empresas.

Adotar essas filosofias abre as portas para outras possibilidades que podem ajudar na inovação, pois apenas mudando os hábitos dos funcionários pode-se trazer outro tipo de mentalidade, estimulando idéias inovadoras. Um fator importante de contribuição com a sociedade é a diversidade dentro das empresas.

O que é a diversidade nas empresas?

A diversidade dentro das empresas é uma filosofia de inclusão de pessoas com diferentes etnias, comportamentos e características. Isso é uma mudança na atitude da empresa em relação a contratação de funcionários. Que após implementar essa filosofia adota uma postura mais positiva na contratação de pessoas que muitas vezes são consideradas minorias na sociedade.

A política de diversidade abrange os seguintes fatores:

  • Sexualidade
  • Etnia
  • Idade
  • Personalidade
  • Histórico escolar

diversidade

Sexualidade

Pessoas transexuais que não se identificam com o próprio gênero tem mais dificuldades em encontrar emprego do que uma pessoa que não possui o mesmo comportamento. Dar as mesmas oportunidades para pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais) já é uma realidade que aos poucos está sendo implementada.

Etnia

Empresas multinacionais já contratam pessoas de diversos países. Pessoas de diferentes culturas devem se adaptar com as culturas de outras países. Isso constrói um ambiente de compreensão e cooperação entre os funcionários.

Idade

Muitas pessoas com uma idade mais elevada ainda buscam por emprego, sendo por necessidade ou vontade de aprender. Aceitar pessoas com a idade elevada pode trazer grandes benefícios para a empresa em questão de experiência e sabedoria.

Personalidade

A personalidade de pessoas tem conexão com as raízes de cada pessoa. Algumas pessoas podem ter dificuldades em se comportar de modo normal, porém isso não significa que elas não se esforçam para se adaptarem com a sociedade atual.

Promover a diversidade nas empresas vai além da representação numérica. Essa filosofia fala sobre criar um ambiente inclusivo onde as diferenças são valorizadas, respeitadas e aproveitadas para promover a inovação, a criatividade, a colaboração e o sucesso organizacional.

Surgimento da diversidade nas empresas

A crescente diversidade demográfica nas sociedades, bem como a globalização dos negócios, levaram as empresas a reconhecer a importância de ter uma força de trabalho diversa para atender às necessidades de mercados cada vez mais diversos e se adaptar a uma economia globalizada.

A IBM é frequentemente citada como uma das primeiras empresas a adotar políticas de diversidade e inclusão em seu local de trabalho. A empresa começou a contratar funcionários de diferentes origens raciais e étnicas, além de mulheres, em um momento em que a segregação racial e a discriminação de gênero eram prevalentes.

Quais são as vantagens em adotar a diversidade dentro das empresas?

Ajustar os valores da empresa aos valores da sociedade atual é um fator importante para a empresa ser vista com bons olhos pela sociedade.

A principal vantagem para as empresas que adotam a política de diversidade é a inovação. Pessoas com diferentes etnias, idades e comportamentos possuem diferentes pontos de vista, experiências e conhecimentos. Esses elementos podem se tornar fatores importantes que impulsionam a inovação. Ter funcionários que dominam os conhecimentos de diferentes grupos da sociedade ajuda a abranger esses grupos na aquisição de produtos ou serviços da empresa.

A diversidade promove um ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as pessoas têm a oportunidade de contribuir e se sentir valorizadas. Isso leva a uma maior satisfação dos funcionários, maior retenção de talentos e um clima organizacional mais positivo. Quando os funcionários se sentem respeitados e têm a liberdade de serem autênticos, eles são mais engajados e produtivos.

Quais são as desvantagens da diversidade nas empresas?

A diversidade pode levar a uma maior variedade de perspectivas e opiniões, o que pode resultar em conflitos e tensões no local de trabalho. Diferentes valores, crenças e experiências podem levar a mal-entendidos e desafios na comunicação e colaboração entre os membros da equipe. Pessoas com diferentes origens, experiências, valores e crenças. Essas diferenças podem levar a visões de mundo e abordagens de trabalho conflitantes, resultando em divergências de opinião e tensões entre os membros da equipe.

Além disso, lidar com uma força de trabalho diversa requer uma gestão adequada da diversidade. Os líderes e gestores precisam estar preparados para lidar com as diferenças, promover um ambiente inclusivo, garantir igualdade de oportunidades e lidar com questões relacionadas a preconceito e discriminação. As pessoas têm tendência a ter preconceitos inconscientes, ou seja, estereótipos e preconcepções que influenciam suas percepções e comportamentos sem que estejam cientes disso. Esses preconceitos podem influenciar a forma como os líderes e gestores tomam decisões, avaliam desempenho e interagem com os membros da equipe diversa, resultando em tratamento desigual ou falta de oportunidades iguais.

Dicas de como aplicar diversidade nas empresas

Estabelecer grupos de afinidade ou fóruns onde os funcionários possam compartilhar suas experiências e perspectivas únicas. Esses espaços promovem diálogo e permitem a troca de idéias sobre questões relacionadas à diversidade.

Reconhecer e valorizar as diferentes habilidades e competências dos funcionários, independentemente de sua formação acadêmica, experiência profissional ou trajetória de carreira. Algumas pessoas podem ser mais analíticas e detalhistas, enquanto outras podem ser mais criativas e visionárias. Respeitar e aproveitar a diversidade de estilos de trabalho para promover a inovação e a resolução de problemas de diferentes perspectivas é essencial para a diversidade.

Definir uma declaração de compromisso com a diversidade, incluindo os valores da empresa e o comprometimento com a inclusão e igualdade de oportunidades é o primeiro passo para a diversidade.

Conclusão

A diversidade dentro de uma empresa é uma política e filosofia que tem como objetivo aceitar pessoas de diferentes etnias, comportamentos e características como funcionário. Essa política tem grandes benefícios em relação a inovação, uma vez que várias tipos de funcionários unem forças para vender produtos ou serviços que abrangem diferentes grupos da sociedade.

Projetos práticos

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Veja também

Pessoas sem um endereço não podem utilizar os correios. Dispositivos sem um endereço não podem acessar a internet.

Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet

Antigamente, as linguagens de programação não tinham um modo tão flexível de escrever como hoje

A linguagem de programação orientada a objetos revolucionou o mundo da programação, sendo o tipo de linguagem mais utilizada na atualidade

Compliance

Compliance tem muitas vantagens se bem compreendida pelos funcionários, seu objetivo é combater irregularidades dentro da empresa.

Perseguir (pursuit) e desviar (evade)

Dois tipos de comportamentos que preveem o trajeto do alvo. Em outras palavras, esses dois algoritmos tomam decisões se baseando em informações do futuro.

CSR Corporate Social Responsibility

CSR é a sigla para responsabilidade social corporativa. Essa expressão descreve práticas que contribuem para o bem da sociedade.

Push e pull marketing

Estratégia que usa dois métodos opostos que se combinados de modo balanceado podem atrair clientes e vender produtos e serviços com mais efetividade.