Diversidade nas empresas

Política e filosofia que tem como objetivo aceitar pessoas de diferentes etnias, comportamentos e características como funcionário.

Categoria de Estratégia

Postado em 24 setembro 2022

Atualizado em 24 setembro 2022

Visualizações: 185



Cada vez mais as empresas tem um papel fundamental na sociedade moderna. Políticas corporativistas como a responsabilidade social corporativista e aquisição verde são exemplos de filosofias que podem trazer outros tipos de valores para as empresas.

Adotar essas filosofias abre as portas para outras possibilidades que podem ajudar na inovação, pois apenas mudando os hábitos dos funcionários pode-se trazer outro tipo de mentalidade, estimulando idéias inovadoras.

Outro fator importante de contribuição com a sociedade é a diversidade dentro das empresas.

O que é a diversidade nas empresas?

A diversidade dentro das empresas é uma filosofia de inclusão de pessoas com diferentes etnias, comportamentos e características. Isso é uma mudança na atitude da empresa em relação a contratação de funcionários. Que após implementar essa filosofia adota uma postura mais positiva na contratação de pessoas que muitas vezes são consideradas minorias na sociedade.

A política de diversidade abrange os seguintes fatores:

  • Sexualidade
  • Etnia
  • Idade
  • Personalidade
  • Histórico escolar

diversidade

Sexualidade

Pessoas transexuais que não se identificam com o próprio gênero tem mais dificuldades em encontrar emprego do que uma pessoa que não possui o mesmo comportamento.

Dar as mesmas oportunidades para pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais) já é uma realidade que aos poucos está sendo implementada.

Etnia

Empresas multinacionais já contratam pessoas de diversos países. Pessoas de diferentes culturas devem se adaptar com as culturas de outras países. Isso constrói um ambiente de compreensão e cooperação entre os funcionários.

Idade

Muitas pessoas com uma idade mais elevada ainda buscam por emprego, sendo por necessidade ou vontade de aprender. Aceitar pessoas com a idade elevada pode trazer grandes benefícios para a empresa em questão de experiência e sabedoria.

Personalidade

A personalidade de pessoas tem conexão com as raízes de cada pessoa. Algumas pessoas podem ter dificuldades em se comportar de modo normal, porém isso não significa que elas não se esforçam para se adaptarem com a sociedade atual.

Histórico escolar

Nem todas as pessoas tem acesso ao mesmo ensino, porém isso não significa que não tenham força de vontade.

Quais são as vantagens em adotar a diversidade dentro das empresas?

Ajustar os valores da empresa aos valores da sociedade atual é um fator importante para a empresa ser vista com bons olhos pela sociedade.

A principal vantagem abordada pelas empresas que adotam a política de diversidade é a inovação. Pessoas com diferentes etnias, idades e comportamentos possuem diferentes pontos de vista, experiências e conhecimentos. Esses elementos podem ser fatores chaves para a inovação, uma vez que os valores da sociedade atual são levados em consideração.

Ter funcionários que dominam os conhecimentos de diferentes grupos da sociedade ajuda a abranger esses grupos na aquisição de produtos ou serviços da empresa.

Conclusão

A diversidade dentro de uma empresa é uma política e filosofia que tem como objetivo aceitar pessoas de diferentes etnias, comportamentos e características como funcionário.

Essa política tem grandes benefícios em relação a inovação, uma vez que várias tipos de funcionários unem forças para vender produtos ou serviços que abrangem diferentes grupos da sociedade.