Ativação de produto

O código de ativação de softwares tem como objetivo prevenir a pirataria e revenda de produtos sem o conhecimento e autorização do autor.

Categoria de Tecnologia

Postado em 21 outubro 2022

Atualizado em 21 outubro 2022

Visualizações: 355



O desenvolvimento e a venda de produtos digitais tem se tornado um mercado mais atrativo para desenvolvedores e compradores. Porém, também abre brechas para a pirataria e revenda desses produtos de forma ilegal.

Uma vez que crimes de pirataria muitas vezes não podem ser controlados de modo eficiente, os desenvolvedores de software passaram a utilizar um novo método de proteção aos seus produtos, implementando a tecnologia de ativação.

O que é ativação de um produto?

A ativação de um produto ou ativação de software é um processo de licenciamento. Geralmente, a ativação acontece através de um código único que o usuário digita no computador ao executar o produto. Uma vez que o código é inserido e enviado através da internet, a solicitação de ativação do produto chega aos servidores dos desenvolvedores do produto, onde será validado. Caso não haja problemas, os servidores retornarão uma resposta de ativação, caso contrário, a ativação não será efetuada com sucesso.

A validação do código dentro dos servidores dos criadores pode envolver vários algoritmos complexos de criptografia. Quais algoritmos implementar, cabe aos responsáveis decidir. Não há uma regra clara de implementação, desde que haja integridade, disponibilidade e confidencialidade.

Métodos como registrar o endereço MAC da máquina do usuário e o código de ativação no banco de dados da empresa, para evitar a reutilização do código em máquinas diferentes é bastante utilizado. Outro método bastante frequente é gerar códigos de ativação semi-prontos no banco de dados da empresa para verificar a existência e a legitimidade do código de ativação. Assim como gerenciar o número de máquinas por código de ativação, analisando quantas máquinas estão compartilhando o mesmo código. Enfim, existem incontáveis variações de métodos adotados pelos desenvolvedores.

A ativação não acontece apenas de modo remoto, pela internet. Existem métodos de ativação offline, sem a presença de internet. Esses métodos geralmente usam CDs ou outros tipos de materiais físicos que contém o algoritmo de ativação.

ativação de produto

Pra que serve a ativação de um produto?

O principal papel da ativação de produtos é combater a pirataria. Cópia de softwares para a revenda desses produtos já foi um problema alguns anos atrás. Recentemente, as leis de direitos autorais se tornaram mais rigorosas, porém isso não previne a pirataria de produtos digitais.

O que acontece se não ativar o produto?

Um produto não ativado pode ser executado, mas não utilizado. Suas funções serão bloqueadas, impedindo a utilização não autorizada do usuário.

Existem produtos que liberam uma porção das funções do software gratuitamente, fazendo com que o usuário teste e avalie o programa antes de comprar-lo inteiramente. Outros produtos usam outras estratégias como marca da água ou exibição de constantes propagandas.

Conclusão

O código de ativação de softwares tem como objetivo prevenir a pirataria e revenda de produtos sem o conhecimento e autorização do autor.

O usuário usa um código de ativação, geralmente recebido na hora da compra do produto. Em seguida, irá solicitar a ativação do produto de modo remoto, digitando o código no computador após executar o software.

Veja também

Nunca se sabe quando tem alguém nos espionando no nosso computador

Um computador conectado à internet está exposto a diversos perigos. O spyware é um deles e é esse malware responsável por roubar contas de redes sociais.

A subclasse não deve estender a superclasse que não representa consistência em relação as suas características

No passado existiam girafas com pescoço comprido e as girafas com pescoço curto. Isso resultou em um comportamento inesperado, a seleção natural. Não queremos isso no nosso algoritmo...

OSS Software de código aberto

O código aberto é disponível para a visualização, modificação e utilização, podendo ser utilizado por terceiros para fins comerciais.

Classes na programação

Conjunto de variáveis e funções que podem ser encapsuladas em uma única unidade de instância e definir o escopo e a acessibilidade de cada elemento

Telemática

Utiliza tecnologias de informática e telecomunicação para efetuar transferência de dados entre dispositivos por longas distâncias.

SaaS (Software as a Service)

Serviço disponível na internet que oferece softwares que permitem realizar atividades como verificar e-mails, armazenar fotos e compartilhar arquivos.