Ativação de produto

O código de ativação de softwares tem como objetivo prevenir a pirataria e revenda de produtos sem o conhecimento e autorização do autor.

Categoria de Tecnologia

Postado em 21 outubro 2022

Atualizado em 21 outubro 2022

Palavras-chave: activation,ativação,produto,software,pirataria,prevenção,autorização,revenda,criptografia,tecnologia

Visualizações: 860



O desenvolvimento e a venda de produtos digitais tem se tornado um mercado mais atrativo para desenvolvedores e compradores. Porém, também abre brechas para a pirataria e revenda desses produtos de forma ilegal.

Uma vez que crimes de pirataria muitas vezes não podem ser controlados de modo eficiente, os desenvolvedores de software passaram a utilizar um novo método de proteção aos seus produtos, implementando a tecnologia de ativação.

O que é ativação de um produto?

A ativação de um produto ou ativação de software é um processo de licenciamento. Geralmente, a ativação acontece através de um código único que o usuário digita no computador ao executar o produto. Uma vez que o código é inserido e enviado através da internet, a solicitação de ativação do produto chega aos servidores dos desenvolvedores do produto, onde será validado. Caso não haja problemas, os servidores retornarão uma resposta de ativação, caso contrário, a ativação não será efetuada com sucesso.

A validação do código dentro dos servidores dos criadores pode envolver vários algoritmos complexos de criptografia. Quais algoritmos implementar, cabe aos responsáveis decidir. Não há uma regra clara de implementação, desde que haja integridade, disponibilidade e confidencialidade.

Métodos como registrar o endereço MAC da máquina do usuário e o código de ativação no banco de dados da empresa, para evitar a reutilização do código em máquinas diferentes é bastante utilizado. Outro método bastante frequente é gerar códigos de ativação semi-prontos no banco de dados da empresa para verificar a existência e a legitimidade do código de ativação. Assim como gerenciar o número de máquinas por código de ativação, analisando quantas máquinas estão compartilhando o mesmo código. Enfim, existem incontáveis variações de métodos adotados pelos desenvolvedores.

A ativação não acontece apenas de modo remoto, pela internet. Existem métodos de ativação offline, sem a presença de internet. Esses métodos geralmente usam CDs ou outros tipos de materiais físicos que contém o algoritmo de ativação.

ativação de produto

Pra que serve a ativação de um produto?

O principal papel da ativação de produtos é combater a pirataria. Cópia de softwares para a revenda desses produtos já foi um problema alguns anos atrás. Recentemente, as leis de direitos autorais se tornaram mais rigorosas, porém isso não previne a pirataria de produtos digitais.

O que acontece se não ativar o produto?

Um produto não ativado pode ser executado, mas não utilizado. Suas funções serão bloqueadas, impedindo a utilização não autorizada do usuário.

Existem produtos que liberam uma porção das funções do software gratuitamente, fazendo com que o usuário teste e avalie o programa antes de comprar-lo inteiramente. Outros produtos usam outras estratégias como marca da água ou exibição de constantes propagandas.

Conclusão

O código de ativação de softwares tem como objetivo prevenir a pirataria e revenda de produtos sem o conhecimento e autorização do autor.

O usuário usa um código de ativação, geralmente recebido na hora da compra do produto. Em seguida, irá solicitar a ativação do produto de modo remoto, digitando o código no computador após executar o software.

Projetos práticos

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Veja também

A subclasse não deve estender a superclasse que não representa consistência em relação as suas características

No passado existiam girafas com pescoço comprido e as girafas com pescoço curto. Isso resultou em um comportamento inesperado, a seleção natural. Não queremos isso no nosso algoritmo...

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

Navegador

Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.

RFC Request for comments

Documentos com especificações técnicas sobre as tecnologias da internet que são usados para a implementação de novas tecnologias e padronização.

Algoritmo de chave simétrica

O algoritmo de criptografia simétrica utiliza a mesma chave para encriptar e desincriptar dados enviados através da internet.

RPA Automação robótica de processos

Automatiza tarefas repetitivas no lugar de humanos, podendo ser integradas com os softwares e serviços que são utilizados para a realização de tarefas.