Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 21 outubro 2022
Atualizado em 21 outubro 2022
Palavras-chave: activation,ativação,produto,software,pirataria,prevenção,autorização,revenda,criptografia,tecnologia
Visualizações: 703
O desenvolvimento e a venda de produtos digitais tem se tornado um mercado mais atrativo para desenvolvedores e compradores. Porém, também abre brechas para a pirataria e revenda desses produtos de forma ilegal.
Uma vez que crimes de pirataria muitas vezes não podem ser controlados de modo eficiente, os desenvolvedores de software passaram a utilizar um novo método de proteção aos seus produtos, implementando a tecnologia de ativação.
A ativação de um produto ou ativação de software é um processo de licenciamento. Geralmente, a ativação acontece através de um código único que o usuário digita no computador ao executar o produto. Uma vez que o código é inserido e enviado através da internet, a solicitação de ativação do produto chega aos servidores dos desenvolvedores do produto, onde será validado. Caso não haja problemas, os servidores retornarão uma resposta de ativação, caso contrário, a ativação não será efetuada com sucesso.
A validação do código dentro dos servidores dos criadores pode envolver vários algoritmos complexos de criptografia. Quais algoritmos implementar, cabe aos responsáveis decidir. Não há uma regra clara de implementação, desde que haja integridade, disponibilidade e confidencialidade.
Métodos como registrar o endereço MAC da máquina do usuário e o código de ativação no banco de dados da empresa, para evitar a reutilização do código em máquinas diferentes é bastante utilizado. Outro método bastante frequente é gerar códigos de ativação semi-prontos no banco de dados da empresa para verificar a existência e a legitimidade do código de ativação. Assim como gerenciar o número de máquinas por código de ativação, analisando quantas máquinas estão compartilhando o mesmo código. Enfim, existem incontáveis variações de métodos adotados pelos desenvolvedores.
A ativação não acontece apenas de modo remoto, pela internet. Existem métodos de ativação offline, sem a presença de internet. Esses métodos geralmente usam CDs ou outros tipos de materiais físicos que contém o algoritmo de ativação.
O principal papel da ativação de produtos é combater a pirataria. Cópia de softwares para a revenda desses produtos já foi um problema alguns anos atrás. Recentemente, as leis de direitos autorais se tornaram mais rigorosas, porém isso não previne a pirataria de produtos digitais.
Um produto não ativado pode ser executado, mas não utilizado. Suas funções serão bloqueadas, impedindo a utilização não autorizada do usuário.
Existem produtos que liberam uma porção das funções do software gratuitamente, fazendo com que o usuário teste e avalie o programa antes de comprar-lo inteiramente. Outros produtos usam outras estratégias como marca da água ou exibição de constantes propagandas.
O código de ativação de softwares tem como objetivo prevenir a pirataria e revenda de produtos sem o conhecimento e autorização do autor.
O usuário usa um código de ativação, geralmente recebido na hora da compra do produto. Em seguida, irá solicitar a ativação do produto de modo remoto, digitando o código no computador após executar o software.
Projetos práticos
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Phishing tem esse nome pois a vítima se torna só mais um peixe na rede. Ter conhecimento de phishing é o melhor jeito de evitar ser um desses peixes
Uma rede interna sem um firewall é como se fosse uma casa com a porta destrancada. Um indivíduo com más intenções pode se aproveitar para a invadir quando menos esperamos.
A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.
Estratégia que usa dois métodos opostos que se combinados de modo balanceado podem atrair clientes e vender produtos e serviços com mais efetividade.
Alterna as frequências de transmissão para melhorar o desempenho da comunicação entre os dispositivos, podendo atuar efetivamente em diversos ambientes.
O algoritmo é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.