Aprendizagem adaptativa

Método de ensino digital que ajusta o nível de dificuldade conforme a capacidade, nível e conhecimento do indivíduo que utiliza o sistema.

Categoria de Tecnologia

Postado em 06 setembro 2022

Atualizado em 06 setembro 2022

Palavras-chave: aprendizagem,profunda,adaptativa,learning,estudo,tecnologia

Visualizações: 882



A tecnologia tem estado bastante presente no campo de ensino nos últimos anos. Plataformas que antes só serviam para entretenimento tornaram-se meios de aprendizagem, como é o caso da plataforma youtube. Isso inovou o modo de transmitir conhecimento entre as pessoas, além de abrir portas para novas oportunidades de empreendimento.

O youtube pode ser uma excelente ferramenta de aprendizado, porém não é uma ferramenta focada apenas no ensino. Enxergando as possibilidades que podem ser alcançadas, muitas empresas começaram a investir no desenvolvimento de softwares com o aprendizado como foco principal.

Tecnologias recentes como inteligência artificial trazem muitas possibilidades para a criação de sistemas eficientes, fazendo com que a máquina aprenda a exibir o conteúdo que o usuário deve aprender. A aprendizagem adaptativa é um exemplo inovador de sistema para educadores e estudantes.

O que é a aprendizagem adaptativa?

Esse conceito vem do inglês “adaptive learning”.

A aprendizagem adaptativa é um método de ensino digital que usa algoritmos para criar um sistema amigável de aprendizagem para estudantes.

Esse método de ensino atende os estudantes dentro de sua capacidade e conhecimento atuais, baseando-se nos acertos e erros do indivíduo. Conforme o estudante vai evoluindo, o algoritmo da aprendizagem adaptativa vai ajustando o nível de dificuldade automaticamente, sempre focando em manter o nível adequado.

Os modos de ensino adotados e outras funcionalidades como por exemplo ranking entre estudantes, pode variar dependendo do serviço utilizado, assim como a qualidade e precisão do algoritmo em relação ao conteúdo também podem variar. Tecnologias inovadoras como inteligência artificial também podem ser implementados para melhorar a precisão do serviço de aprendizagem.

A aprendizagem adaptativa é um serviço de inovação aberta, podendo abranger especialistas de educação, tecnologia, ciência e psicologia no seu desenvolvimento. Esse método não se limita apenas a pessoas individuais, podendo ter grupos de aprendizagem contendo pessoas de uma mesma sala de aula ou indivíduos com o mesmo propósito e também possuindo usuários com permissões superiores como professores para monitorar o ensino e controlar o conteúdo de um determinado grupo.

Quais são as desvantagens da aprendizagem adaptativa?

Serviços de aprendizagem adaptativa são apenas alternativas complementares de ensino. Atividades como debates ou aprendizagem comportamental são elementos que ainda não podem ser ensinados através de um serviço digital.

Quais são as vantagens da aprendizagem adaptativa?

A aprendizagem adaptativa pode focar em cada estudante individualmente, ensinando o conteúdo de um modo específico voltado especialmente para o usuário.

Esses serviços podem ser adotados nas escolas, possuindo funcionalidades como monitoramento de resultados dos alunos, auxiliando professores em certos aspectos de ensino.

Por que aplicar a aprendizagem adaptativa?

O modo tradicional adotado nas escolas depende muito do professor. Alguns alunos podem encontrar certas dificuldades no decorrer do conteúdo, podendo se perder no meio do caminho.

A aprendizagem adaptativa possibilita as seguintes atividades:

  • Aprendizagem complementar para estudantes, adaptadas ao nível do indivíduo
  • Melhor controle de ensino para professores que podem monitorar o desempenho dos alunos
  • Estimulação do aprendizado, saindo dos padrões que ás vezes são tediosos

aprendizagem adaptativa

Serviços de aprendizagem disponibilizados hoje em dia, misturam outros métodos para estimular o ensino, como estudar enquanto joga ou implementando sistema de ranking.

Conclusão

A aprendizagem adaptativa é um método de ensino digital que ajusta o nível de dificuldade conforme a capacidade e conhecimento do indivíduo.

Esse método ainda está em constante evolução, uma vez que novidades no campo de tecnologia surgem, elas podem ser implementadas nesse serviço de aprendizagem.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Veja também

A subclasse não deve estender a superclasse que não representa consistência em relação as suas características

No passado existiam girafas com pescoço comprido e as girafas com pescoço curto. Isso resultou em um comportamento inesperado, a seleção natural. Não queremos isso no nosso algoritmo...

A digitalização é o jeito moderno de gerenciamento de documentos

Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.

Linguagem de programação

A linguagem de programação é um conjunto de instruções que possuem um padrão de escritas, sendo um intermediário entre o programador humano e a máquina.

Ativação de produto

O código de ativação de softwares tem como objetivo prevenir a pirataria e revenda de produtos sem o conhecimento e autorização do autor.

Tipos de serviços de servidor

Práticas como hospedagem de sites ou negócios online necessitam de servidores conectados à internet para permitir o acesso externo ao conteúdo.

Deep Learning (Aprendizagem profunda)

Subcampo da inteligência artificial inspirado no sistema de neurônios de seres inteligentes como o dos humanos, permitindo com que as máquinas aprendam.