Sistema embarcado

Mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída

Categoria de Tecnologia

Postado em 19 setembro 2022

Atualizado em 19 setembro 2022

Palavras-chave: computador,hardware,componente,microcontrolador,microprocessador,eletrico,circuito,tecnologia

Visualizações: 1442



Além dos computadores, geladeira, microondas e máquina de lavar roupas são exemplos de objetos que usam um sistema programado por uma pessoa para operar corretamente.

Uma vez que um sistema é programado, será armazenado em um semicondutor que será integrado com o objeto.

Diferente de um computador que possui uma interface programável e flexível, outros objetos eletrônicos não possuem esse tipo de mordomia. Sistemas embarcados serão programados apenas uma vez, com o intuito de funcionarem dessa forma até o seu último dia de utilização.

O que é um sistema embarcado?

Essa expressão vem do inglês “embedded system”. Se traduzido para o português, é chamado de sistema embarcado ou sistema embutido.

O sistema embarcado é um mini-computador já fixado em algum objeto eletrônico, como máquina de lavar roupa, carro, televisão, câmera, ar-condicionado, etc.

Diferente de um computador que possui infinitas funcionalidades, um sistema embarcado é projetado para executar apenas a sua função atribuída pelo fabricante. Um exemplo disso é a máquina de lavar roupa, que necessita apenas de funcionalidades como lavar, centrifugar e secar. Uma vez que o sistema embutido é extremamente simples e objetivo, pode-se cortar custos de recursos que serão utilizados na fabricação desse mini-computador.

sistema embarcado

Como funciona um sistema embarcado?

Geralmente, um sistema embutido não usa um microprocessador (utilizado no computador convencional, smartphones e raspberry pi) para a realização de tarefas. Invés disso, microcontroladores são utilizados.

O que são microcontroladores em um sistema embarcado?

Um microcontrolador é um mini-computador integrado com um circuito já conectado com outros componentes, como memória, entrada e saída.

É extremamente simples e serve para executar as tarefas mais simples possíveis, como leitura de sensores, decisão de comandos e execução de algoritmos simples.

O microcontrolador é bastante adotado no campo da internet das coisas. Um exemplo de microcontrolador é o Arduino.

Qual é a função do sistema embarcado?

O sistema embarcado é quase usado em todos os objetos eletrônicos. A sua função é servir de intermediário entre o usuário e o hardware.

Exemplos de sistemas embarcados são:

  • Microondas com dígitos. Quando pressionados serão processados pelo microcontrolador do sistema embarcado que irá atuar conforme o digitado
  • Ar condicionado com receptor e controle remoto como emissor. Após esses sinais serem captados pelo receptor, esses sinais serão enviados ao mini-computador programado, encarregado de interpretar esses sinais e executar instruções
  • Câmera de vigilância. Programada para enviar as imagens obtidas para um servidor centralizado

Conclusão

O sistema embarcado é um mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída.

Diferente de um computador convencional que usa microprocessador, o sistema embarcado usa um microcontrolador, pela fato de ser projetado para executar tarefas extremamente simples.

Projetos práticos

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Veja também

Estar antenado pode te salvar de cair em algum golpe

A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..

Afinal, para que servem os cookies que sempre são solicitados quando entramos em uma página?

A política de privacidade é obrigatória para qualquer site que utiliza dados pessoais do usuário. Porém, quais dados são esses especificamente?

CPU Unidade central de processamento

O CPU é considerado o cérebro do computador, responsável por tarefas como gerenciar instruções de dispositivos de entrada e fazer cálculos.

TDD Desenvolvimento orientado por testes

Método de desenvolvimento em que os testes são a base da implementação. Eficiente para mitigar bugs de forma automática.

Websockets

Protocolo que atua sobre o protocolo HTTP para múltiplas transferências de dados com uma única conexão com o intuito enviar e receber dados em tempo real.

Inteligência Artificial

Inteligência artificial é a criação de máquinas que podem pensar, aprender, sentir ou tomar decisões conforme o ambiente ao seu redor.