Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 19 setembro 2022
Atualizado em 19 setembro 2022
Visualizações: 374
Além dos computadores, geladeira, microondas e máquina de lavar roupas são exemplos de objetos que usam um sistema programado por uma pessoa para operar corretamente.
Uma vez que um sistema é programado, será armazenado em um semicondutor que será integrado com o objeto.
Diferente de um computador que possui uma interface programável e flexível, outros objetos eletrônicos não possuem esse tipo de mordomia. Sistemas embarcados serão programados apenas uma vez, com o intuito de funcionarem dessa forma até o seu último dia de utilização.
Essa expressão vem do inglês “embedded system”. Se traduzido para o português, é chamado de sistema embarcado ou sistema embutido.
O sistema embarcado é um mini-computador já fixado em algum objeto eletrônico, como máquina de lavar roupa, carro, televisão, câmera, ar-condicionado, etc.
Diferente de um computador que possui infinitas funcionalidades, um sistema embarcado é projetado para executar apenas a sua função atribuída pelo fabricante. Um exemplo disso é a máquina de lavar roupa, que necessita apenas de funcionalidades como lavar, centrifugar e secar. Uma vez que o sistema embutido é extremamente simples e objetivo, pode-se cortar custos de recursos que serão utilizados na fabricação desse mini-computador.
Geralmente, um sistema embutido não usa um microprocessador (utilizado no computador convencional, smartphones e raspberry pi) para a realização de tarefas. Invés disso, microcontroladores são utilizados.
Um microcontrolador é um mini-computador integrado com um circuito já conectado com outros componentes, como memória, entrada e saída.
É extremamente simples e serve para executar as tarefas mais simples possíveis, como leitura de sensores, decisão de comandos e execução de algoritmos simples.
O microcontrolador é bastante adotado no campo da internet das coisas. Um exemplo de microcontrolador é o Arduino.
O sistema embarcado é quase usado em todos os objetos eletrônicos. A sua função é servir de intermediário entre o usuário e o hardware.
Exemplos de sistemas embarcados são:
O sistema embarcado é um mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída.
Diferente de um computador convencional que usa microprocessador, o sistema embarcado usa um microcontrolador, pela fato de ser projetado para executar tarefas extremamente simples.
Antes de podermos visualizar o site, o endereço que digitamos na barra de endereço do nosso navegador passa por várias etapas, para só então podermos visualizar o site pela primeira vez...
Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.
Faz cálculos aritméticos com números fracionários usando notação científica, economizando mais bits. Também chamado de vírgula flutuante.
Protocolo que atua sobre o protocolo HTTP para múltiplas transferências de dados com uma única conexão com o intuito enviar e receber dados em tempo real.
Se destacam o hub, switch e o roteador como dispositivos que possibilitam o estabelecimento de uma rede local. Cada dispositivo possui suas vantagens.
A linguagem de programação é um conjunto de instruções que possuem um padrão de escritas, sendo um intermediário entre o programador humano e a máquina.