Sistema embarcado

Mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída

Categoria de Tecnologia

Postado em 19 setembro 2022

Atualizado em 19 setembro 2022

Palavras-chave: computador,hardware,componente,microcontrolador,microprocessador,eletrico,circuito,tecnologia

Visualizações: 1334



Além dos computadores, geladeira, microondas e máquina de lavar roupas são exemplos de objetos que usam um sistema programado por uma pessoa para operar corretamente.

Uma vez que um sistema é programado, será armazenado em um semicondutor que será integrado com o objeto.

Diferente de um computador que possui uma interface programável e flexível, outros objetos eletrônicos não possuem esse tipo de mordomia. Sistemas embarcados serão programados apenas uma vez, com o intuito de funcionarem dessa forma até o seu último dia de utilização.

O que é um sistema embarcado?

Essa expressão vem do inglês “embedded system”. Se traduzido para o português, é chamado de sistema embarcado ou sistema embutido.

O sistema embarcado é um mini-computador já fixado em algum objeto eletrônico, como máquina de lavar roupa, carro, televisão, câmera, ar-condicionado, etc.

Diferente de um computador que possui infinitas funcionalidades, um sistema embarcado é projetado para executar apenas a sua função atribuída pelo fabricante. Um exemplo disso é a máquina de lavar roupa, que necessita apenas de funcionalidades como lavar, centrifugar e secar. Uma vez que o sistema embutido é extremamente simples e objetivo, pode-se cortar custos de recursos que serão utilizados na fabricação desse mini-computador.

sistema embarcado

Como funciona um sistema embarcado?

Geralmente, um sistema embutido não usa um microprocessador (utilizado no computador convencional, smartphones e raspberry pi) para a realização de tarefas. Invés disso, microcontroladores são utilizados.

O que são microcontroladores em um sistema embarcado?

Um microcontrolador é um mini-computador integrado com um circuito já conectado com outros componentes, como memória, entrada e saída.

É extremamente simples e serve para executar as tarefas mais simples possíveis, como leitura de sensores, decisão de comandos e execução de algoritmos simples.

O microcontrolador é bastante adotado no campo da internet das coisas. Um exemplo de microcontrolador é o Arduino.

Qual é a função do sistema embarcado?

O sistema embarcado é quase usado em todos os objetos eletrônicos. A sua função é servir de intermediário entre o usuário e o hardware.

Exemplos de sistemas embarcados são:

  • Microondas com dígitos. Quando pressionados serão processados pelo microcontrolador do sistema embarcado que irá atuar conforme o digitado
  • Ar condicionado com receptor e controle remoto como emissor. Após esses sinais serem captados pelo receptor, esses sinais serão enviados ao mini-computador programado, encarregado de interpretar esses sinais e executar instruções
  • Câmera de vigilância. Programada para enviar as imagens obtidas para um servidor centralizado

Conclusão

O sistema embarcado é um mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída.

Diferente de um computador convencional que usa microprocessador, o sistema embarcado usa um microcontrolador, pela fato de ser projetado para executar tarefas extremamente simples.

Projetos práticos

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Veja também

Os robôs estão aprendendo por conta própria?

Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

Servidor

O servidor é um computador responsável por disponibilizar serviços aos clientes dentro de uma rede interna ou para a internet toda

Inteligência Artificial

Inteligência artificial é a criação de máquinas que podem pensar, aprender, sentir ou tomar decisões conforme o ambiente ao seu redor.

Virtualização

A virtualização é a criação de um ou mais ambientes virtuais em uma mesma máquina física, com o intuito de cumprir o mesmo papel de um computador físico.

Autenticação Biométrica

A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.