Sistema embarcado

Mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída

Categoria de Tecnologia

Postado em 19 setembro 2022

Atualizado em 19 setembro 2022

Visualizações: 55



Além dos computadores, geladeira, microondas e máquina de lavar roupas são exemplos de objetos que usam um sistema programado por uma pessoa para operar corretamente.

Uma vez que um sistema é programado, será armazenado em um semicondutor que será integrado com o objeto.

Diferente de um computador que possui uma interface programável e flexível, outros objetos eletrônicos não possuem esse tipo de mordomia. Sistemas embarcados serão programados apenas uma vez, com o intuito de funcionarem dessa forma até o seu último dia de utilização.

O que é um sistema embarcado?

Essa expressão vem do inglês “embedded system”. Se traduzido para o português, é chamado de sistema embarcado ou sistema embutido.

O sistema embarcado é um mini-computador já fixado em algum objeto eletrônico, como máquina de lavar roupa, carro, televisão, câmera, ar-condicionado, etc.

Diferente de um computador que possui infinitas funcionalidades, um sistema embarcado é projetado para executar apenas a sua função atribuída pelo fabricante. Um exemplo disso é a máquina de lavar roupa, que necessita apenas de funcionalidades como lavar, centrifugar e secar. Uma vez que o sistema embutido é extremamente simples e objetivo, pode-se cortar custos de recursos que serão utilizados na fabricação desse mini-computador.

sistema embarcado

Como funciona um sistema embarcado?

Geralmente, um sistema embutido não usa um microprocessador (utilizado no computador convencional, smartphones e raspberry pi) para a realização de tarefas. Invés disso, microcontroladores são utilizados.

O que são microcontroladores em um sistema embarcado?

Um microcontrolador é um mini-computador integrado com um circuito já conectado com outros componentes, como memória, entrada e saída.

É extremamente simples e serve para executar as tarefas mais simples possíveis, como leitura de sensores, decisão de comandos e execução de algoritmos simples.

O microcontrolador é bastante adotado no campo da internet das coisas. Um exemplo de microcontrolador é o Arduino.

Qual é a função do sistema embarcado?

O sistema embarcado é quase usado em todos os objetos eletrônicos. A sua função é servir de intermediário entre o usuário e o hardware.

Exemplos de sistemas embarcados são:

  • Microondas com dígitos. Quando pressionados serão processados pelo microcontrolador do sistema embarcado que irá atuar conforme o digitado
  • Ar condicionado com receptor e controle remoto como emissor. Após esses sinais serem captados pelo receptor, esses sinais serão enviados ao mini-computador programado, encarregado de interpretar esses sinais e executar instruções
  • Câmera de vigilância. Programada para enviar as imagens obtidas para um servidor centralizado

Conclusão

O sistema embarcado é um mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída.

Diferente de um computador convencional que usa microprocessador, o sistema embarcado usa um microcontrolador, pela fato de ser projetado para executar tarefas extremamente simples.