5G (Quinta geração)

Alterna as frequências de transmissão para melhorar o desempenho da comunicação entre os dispositivos, podendo atuar efetivamente em diversos ambientes.

Categoria de Tecnologia

Postado em 12 janeiro 2023

Atualizado em 12 janeiro 2023

Palavras-chave: 5g,4g,3g,2g,lte,quinta,geracao,internet,moderno,tecnologia

Visualizações: 899



Tecnologias de telemática como 4G foram ideais para a conexão de telefones móveis, como os smartphones. Cuja, tecnologia utiliza torres de telefonias para a transmissão de dados pelo ar.

Outro exemplo de tecnologia telemática que faz a transferência de dados pelo ar é o GPS, usado em carros para saber a localização atual do dispositivo. Mas diferente da tecnologia 4G que usa torres de telefonia para a comunicação de dispositivos, o GPS usa os satélites.

O uso da internet como meio de resoluções para problemas tem gerado uma grande demanda de dispositivos conectados à internet simultaneamente, principalmente após a quarta revolução industrial. A internet das coisas é um exemplo de tecnologia que depende da internet para o seu funcionamento. Um solução para esse problema foi a tecnologia 5G.

O que é o 5G?

5G, também conhecida como quinta geração é a versão sucessora do 4G. Assim como seu antecessor o 5G também permite a comunicação sem fio entre dispositivos móveis, fornecendo acesso à internet. Serviços como chamadas de voz, mensagens de texto, mensagens de áudio e navegação na internet podem ser realizados sem a necessidade de conexão do dispositivo em uma rede interna.

A tecnologia 5G foi projetada para fornecer menor latência e maior velocidade de transmissão de dados em relação as suas versões passadas. Além disso, pode suportar um maior número de dispositivos conectados simultaneamente, sendo ideal para alguns sistemas de internet das coisas.

O 5G utiliza múltiplos protocolos para a comunicação entre dispositivos. Entre esses protocolos estão o narrowband-IoT (NB-IoT) e o 5G-NR (5G New Radio). O 5G-NR é o protocolo principal do 5G, projetado para oferecer transmissão de dados mais veloz e melhor capacidade de conexão em relação ao protocolo LTE usado pelo 4G. O protocolo NB-IoT foi projetado para internet das coisas, usando frequências baixas e permitindo a comunicação entre dispositivos sem consumir muita energia. Outros protocolos usados para o 5G são:

  1. 5G-TP (5G Transport Protocol): Usado na camada de transporte. Usa técnicas avançadas de multiplexação e compressão de dados, melhorando a eficiência da transmissão de dados e capacidade de rede.
  2. 5G-RAN (5G Radio Access Network): Protocolo de acesso de rede do 5G. Gerencia a comunicação entre dispositivos e estações de base.
  3. 5G-Core: Protocolo de rede do 5G. Gerencia o tráfego de dados e as informações de rede.

Entenda mais sobre o fluxo de dados na internet com o modelo OSI.

Como funciona o 5G?

A transmissão de dados é feita através de ondas de rádio. As ondas de rádio são sinais eletromagnéticos que viajam pelo ar e são usadas para transmitir informações entre dispositivos.

O 5G utiliza a técnica de agregação de portadora. Essa técnica faz com que o 5G alterne entre frequências baixas, médias e altas. Assim podendo adaptar a conexão com as condições ambientais e ao equipamento. Essas frequências são respectivamente 600MHz, 2.5GHz e 24~84 GHz.

A alternação entre as frequências faz com que o alcance do 5G melhore, mesmo em áreas densamente povoadas. Isso é possível pois ao alternar em uma frequência mais baixa, o 5G pode penetrar edifícios com mais facilidade. Além disso, o 5G pode alternar para frequências que não estão sendo utilizadas no momento, diminuindo a interferência de outras ondas de rádio que usam uma frequência próxima.

5G quinta geração

Qual é a diferença entre o 4G e o 5G?

A capacidade de conexão é a principal diferença entre o 4G e o 5G. A velocidade máxima de transmissão do 4G chega até 100 Mbps (12,5MB/s). Já o 5G pode chegar a ser até 10 vezes mais rápido do que o 4G, chegando até 10Gbps (1,25GB/s). Além disso o 5G oferece menor latência, fazendo com que o tempo de resposta na comunicação entre dispositivos pode ser menor.

A técnica de agregação portadora também permite que o 5G alterne entre as frequências para buscar a frequência ideal para a conexão, fazendo com que a tecnologia 5G seja adaptável ao ambiente e ao tipo de equipamento integrado.

4G 5G
Velocidade de 125 megabytes/s Velocidade de 1,25 Gigabyte/s
Frequência entre 700 MHz e 2,6 GHz Frequência entre 600 MHz e 84GHz
Protocolo LTE Protocolos Narrowband-IoT (NB-IoT) e o 5G-NR (5G New Radio)

Conclusão

O 5G utiliza múltiplos protocolos para a conexão entre dispositivos, sendo capaz de alternar as frequências de transmissão para melhorar o desempenho da comunicação entre os dispositivos. Suas principais vantagens em relação ao 4G são velocidade de transmissão e adaptação ao ambiente.

Projetos práticos

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Veja também

Uma das vantagens de ter um robô trabalhando para você é o aumento da produtividade

Hoje em dia não é mais necessário gastar o nosso tempo com tarefas que podem se automatizadas. Os robôs estão aqui para nos ajudar...

Qual é o papel das grandes empresas além de fornecer seu serviços?

Poluição do ar, solo e água ainda é um grande problema para ser resolvido ainda em vários países. Há estudos que comprovam que os países mais poluentes podem causar câncer...

Telemática

Utiliza tecnologias de informática e telecomunicação para efetuar transferência de dados entre dispositivos por longas distâncias.

Ativação de produto

O código de ativação de softwares tem como objetivo prevenir a pirataria e revenda de produtos sem o conhecimento e autorização do autor.

Sistema embarcado

Mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída

4G (Quarta geração)

Fornece conexão com a rede para dispositivos móveis mesmo quando estes se encontram em deslocamento. Utiliza o protocolo LTE para a transferência de dados.