Endereço MAC

Usado como identificador em uma rede local. Possui 48bits e mais de 280 trilhões de variações que podem ser atribuídas aos dispositivos.

Categoria de Tecnologia

Postado em 04 fevereiro 2023

Atualizado em 04 fevereiro 2023

Palavras-chave: mac,ip,rede,internet,bit,dispositivo,identificador,machine,address,control,controle,acesso,mídia

Visualizações: 1898



Todo dispositivo precisa de diversos requisitos para utilizar determinadas tecnologias. O endereço IP é um exemplo de um requisito para a máquina poder se conectar com outro dispositivo através da internet. Sem o endereço IP, diversos erros seriam exibidos e a máquina não poderia se conectar com a internet. Isso não passa de uma das diversas condições que uma máquina precisa atender para se conectar em uma rede. Outro requisito bastante utilizado na internet é o MAC.

O que é MAC?

A sigla MAC vem do inglês “Media Access Control”, em português, “controle de acesso de mídia”.

O MAC é um endereço de identificação de uma máquina. Esse endereço é atribuído após a fabricação do produto e é definido pelo fabricante e pelo IEEE. O MAC é gravado na memória da máquina, sendo inalterável e disponível apenas para a leitura. A sua existência é importante para que a máquina tenha um número de identificação único ao se conectar em um rede LAN física. Diferente do endereço IP que atua na camada de rede, o endereço MAC atua na camada de enlace. Em outras palavras, o MAC é indispensável para a comunicação entre dispositivos conectados fisicamente, como por exemplo um roteador e um computador.

O uso de endereços MAC para gerenciar a conexão de dispositivos em uma rede começou em 1970, quando a Ethernet surgiu. Desde então, tornou-se o padrão adotado em outras tecnologias de comunicação, como WiFi e bluetooth.

Como é o endereço MAC?

O endereço MAC é um código de 48 bits, tendo 12 dígitos. A cada 2 dígitos, o endereço é dividido por dois-pontos (:) ou por hífens (-). Cada dígito representa um valor hexadecimal, tendo um valor mínimo de zero (0) e um valor máximo de 16 (F).
00:11:22:33:44:55001122334455 00:11:22:33:44:55 \\ 00-11-22-33-44-55

Ao todo, o endereço MAC pode ter cerca de 280 trilhões de variações. Se expressar com mais exatidão. são 281,474,976,710,656 variações, isso é 2^48. Porém, o endereço MAC é dividido em duas partes, o identificador do fabricante e o identificador de dispositivo.
endereço mac como ler

O identificador do fabricante recebe o nome de OUI (Organizationally Unique Identifier). Essa porção do endereço MAC é atribuído e administrado pela IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). A outra porção do MAC recebe o nome de NIC (Network Interface Controller), sendo atribuída e administrada pelo fabricante do dispositivo.

Como pesquisar o endereço MAC?

É possível obter informações importantes como endereço MAC e endereço IP através do terminal do dispositivo. Por exemplo, no computador Mac é possível obter essas informações com o seguinte comando:

$ifconfig
$...
 ether 38:f9:d3:6c:49:28

Ao usarmos a primeira porção do endereço acima, obtemos o nome do fabricante, que no caso é a Apple.
endereço mac desenvolvedor

Conclusão

O MAC é um endereço físico da máquina usado para identificar cada dispositivo conectado na rede. Todo dispositivo tem um endereço MAC atribuído na sua fase de fabricação, esse endereço é inalterável até o fim do uso da máquina.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Veja também

Estar antenado pode te salvar de cair em algum golpe

A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..

Os robôs estão aprendendo por conta própria?

Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...

Notação do big-O

A notação do O grande é um método de fácil implementação, usado para avaliar a eficiência de um algoritmo em relação ao tempo de processamento.

Terminal

Interface dedicada ao desenvolvedor ou especialista da computação para executar comandos ao computador sem a presença de um mouse.

Internet profunda (Deep web)

Camada da internet onde sistemas de busca convencionais não conseguem acessar por diversos motivos, deixando de indexar o conteúdo.

Hub, Switch e Roteador

Se destacam o hub, switch e o roteador como dispositivos que possibilitam o estabelecimento de uma rede local. Cada dispositivo possui suas vantagens.