Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 17 setembro 2022
Atualizado em 17 setembro 2022
Palavras-chave: servidor,server,tecnologia,computacao,tipos,internet,serviço,hospedagem,negocio,online
Visualizações: 2875
O aumento da digitalização da informação tem aumentado a demanda dos servidores. A internet se tornou um meio de investimento e estratégia para impulsionar um negócio, seja para armazenamento de dados ou disponibilização de serviços online.
Sem dúvidas, ter um servidor é indispensável para muitas empresas ou pequenos empreendimentos.
Dependendo da escala do negócio, grandes obstáculos podem aparecer durante o caminho, como alto nível de tráfego de usuários e inúmeros acessos em um pequeno período de tempo. Um pequeno problema no servidor, pode gerar grandes perdas financeiras em muitos aspectos. Por isso, manutenção e monitoramento são tarefas essenciais para manter o servidor em bom funcionamento.
Ter um servidor pode trazer dores de cabeça para empreendedores em relação aos custos. Por isso, vários tipos de serviços de servidor são proporcionados.
A internet tem se tornado o meio mais viável para a propagação de informação. Hoje, grande parte das pessoas buscam informações na internet, através de sistemas de busca. Por isso, ter um site próprio hospedado na internet pode impulsionar em larga escala o acesso as informações de um negócio.
Postar detalhes sobre um negócio nas mídias sociais também estimula o alcance de um negócio e não necessita de um servidor. Porém, ter um site próprio do negócio pode oferecer mais confiança e informações mais detalhadas sobre o negócio.
Existem diversas formas de ter um servidor, alguns exemplos são:
Servidor on-premise é um termo usado para descrever um servidor que é de total responsabilidade da empresa ou do indivíduo, envolvendo infraestrutura. Ou seja, obrigações como espaço para infraestrutura, manutenção, monitoramento, atualização de softwares e prevenção de desastres serão de total responsabilidade da empresa.
Ter um servidor on-premise pode gerar grandes custos com energia e contratação de especialistas. Pode ser custoso e desvantajoso para negócios que não são focados em tecnologia.
Empresas que possuem uma rede privada e encarregam-se de dados sigilosos podem optar pelo servidor on-premise, uma vez que possuem total controle do servidor.
A prática de alojamento de servidor também é chamada de housing e colocation.
Esse método oferece espaço e a infraestrutura necessária para o alojamento de um servidor. Em outras palavras, o servidor pertence a empresa que irá fazer o uso do serviço de alojamento, porém infraestrutura como gabinete e determinados cabos de conexão serão oferecidos pelo serviço de alojamento.
Alojar um servidor em um local especializado em alojamento pode trazer benefícios como segurança em relação a desastres naturais, maior largura de banda e cortes de custos com energia.
O serviço de hospedagem, ou hosting em inglês, oferece um servidor para o aluguel.
O usuário aluga um servidor ou uma porção do servidor por um período de tempo para implantar o seu site ou software.
Esse é o método mais comum, por ser econômico e simples.
Serviços em nuvem oferecem softwares já hospedados em servidores, facilitando o processo de propagação de conteúdo mesmo para pessoas que não possuem tanto conhecimento em ciência da computação.
A nuvem é bastante similar com o serviço de hospedagem pelo fato que só é cobrado a porção utilizada, porém são serviços diferentes.
No serviço de hosting(hospedagem) a infraestrutura é de posse do vendedor. Já a nuvem, a infraestrutura não é necessariamente de posse do vendedor, podendo ser qualquer outro computador em algum lugar do mundo.
Práticas como hospedagem de sites ou negócios online necessitam de servidores conectados à internet para permitir o acesso externo ao conteúdo.
Possuir um servidor pode ser problemático para alguns empreendedores, por isso vários serviços que auxiliam na obtenção e mantimento de servidores são oferecidos.
Projetos práticos
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Uma rede interna sem um firewall é como se fosse uma casa com a porta destrancada. Um indivíduo com más intenções pode se aproveitar para a invadir quando menos esperamos.
Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.
Documentos com especificações técnicas sobre as tecnologias da internet que são usados para a implementação de novas tecnologias e padronização.
Protocolo que atua sobre o protocolo HTTP para múltiplas transferências de dados com uma única conexão com o intuito enviar e receber dados em tempo real.
Edge Computing em português significa, computação de borda. É um modelo de computação usado para melhorar a eficácia no processamento e envio de dados.
Protocolo utilizado para buscar endereços IPs vinculados com um URL solicitado através de um navegador ou aplicativo de email.