Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Estratégia
Postado em 27 agosto 2022
Atualizado em 27 agosto 2022
Palavras-chave: economia,compartilhada,estrategia,uber,airbnb,lucro,plataforma,management
Visualizações: 1707
A globalização permitiu o turismo crescer em vários países. Não só o turismo para o exterior, mas também turismo dentro de um país.
A tecnologia sem dúvidas tem mudado o modo de fazer negócios, além de ter revolucionado a vida de quase todas as pessoas. Hoje, muitas pessoas podem ter uma renda extra sem estar trabalhando para uma empresa, mas individualmente.
Esses fatores estimularam grandes empresas a inovar no mercado tecnológico, apostando na economia compartilhada.
Esse termo vem do inglês “sharing economy”. Economia compartilhada é um termo usado para descrever o compartilhamento de recursos com terceiros de várias formas. Esses recursos podem ser ativos como residências, carros, motos ou simples objetos como roupas e acessórios.
A economia compartilhada visa em aproveitar de uma forma mais efetiva os ativos de uma pessoa com intuito de obter lucro e disponibilizar serviços mais em conta para a sociedade.
Plataformas disponíveis para smartphone são as grandes pioneiras desse conceito, permitindo fazer todo o negócio no aplicativo de um modo bastante desburocratizado.
Exemplos de grandes plataformas de economia compartilhada são:
Plataforma usada para fazer entrega de comida. Bastante conhecida no Brasil e no mundo.
Usada para alugar residências ou apartamentos para outras pessoas. Uma das plataformas pioneiras da economia compartilhada.
Porém, a lista não se limita apenas aos dois objetos acima, contendo muitas outras plataformas ainda não muito conhecidas no Brasil, exemplos são:
Serviço para alugar espaço para estacionar carro ou armazenar objetos. Infelizmente, apenas disponível na Austrália.
Economia compartilhada de roupas e acessórios. Apenas disponível na Austrália.
Serviço de compra e venda de produtos. Disponível em quase todo o mundo.
Cidadãos que possuem uma residência que quase não é utilizada podem se beneficiar desse serviço, uma vez que podem obter lucro ao disponibilizar para pessoas que necessitam de uma residência temporariamente.
Outro ativo que gera bastante custos para as pessoas é o carro, que com o passar do tempo vai perdendo o seu valor mesmo quando não utilizado com muita frequência. Desse modo, trabalhar como “taxista” nas horas extras ou até compartilhar o carro com terceiros pode ser uma opção para aproveitar melhor esse recurso obtendo um lucro extra.
Plataformas de economia compartilhada permitem aos usuários começarem um negócio sem burocracia, podendo trabalhar ou compartilhar seus bens quando bem entender.
Além disso, clientes preferem esses serviços por serem mais viáveis e baratos, uma vez que a taxa do serviço é menor do que o modo tradicional.
Outra grande vantagem de plataformas de economia compartilhada é a desmonetização, atraindo os olhos de outros setores tecnológicos como a Fintech.
A economia compartilhada é uma mentalidade de compartilhar recursos através de plataformas na internet com o intuito de receber um lucro extra.
Pessoas que procuram por esses serviços também são beneficiadas por taxas mais baixas do que serviços tradicionais.
Projetos práticos
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..
Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.
Os direitos autorais são garantidos para qualquer obra intelectual originadas do estado de espírito do autor ainda mesmo no período de desenvolvimento.
Pode melhorar a segurança de um sistema em alguns aspectos, porém a principal vantagem é o melhoramento da experiência do usuário.
Para um sistema realizar os requerimentos mínimos de segurança, este deve estar de acordo com os três pilares da segurança de informação(CIA).
A inovação aberta é um termo abrangente de cooperação entre diferentes áreas especializadas para a formulação de produtos ou serviços inovadores.