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Categoria de Estratégia
Postado em 17 março 2022
Atualizado em 12 agosto 2022
Palavras-chave: igor,ansoff,matrix,matriz,de,ansoff,mercado,produto,russo,americano,crescimento,desenvolvimento
Visualizações: 1959
Criar táticas para aumentar a participação de uma empresa no mercado pode ser desafiador. Hoje, existem diversos métodos de gestão empresarial que usam como base, fatores internos e externos.
A análise SWOT é um exemplo famoso de estratégia que usa como referência o ambiente interno e externo, melhorando processos internos para diminuir riscos externos.
Outro exemplo famoso bastante utilizado na gestão empresarial é a matriz de Ansoff. Ansoff é o sobrenome de um russo-americano Igor Ansoff, grande gestor estrategista.
Ansoff Matrix, ou Matriz de Ansoff, é um método estratégico de análise empresarial, com intuito de aumentar as chances de uma empresa a crescer no mercado.
A matriz de Ansoff pode ser aplicada por negócios que precisam decidir o rumo de um produto ou serviço que será criado ou desenvolvido para ser lançado no futuro.
A globalização e flexibilidade da era moderna, possibilitou a venda de produtos e serviços desde mercados locais até mercados internacionais.
Além disso, a rivalidade entre produtos e serviços também é um fator preocupante aos empreendedores, que caso não inovem, podem ser engolidos pela constante evolução do mercado.
Uma empresa deve estar atenta ao ambiente interno e em alerta em relação ao ambiente externo.
A matriz de Ansoff se baseia nesses fatores, como concorrência, mudança de mercado e inovação. Guiando os estrategistas a terem mais chances de crescimento no mercado, com uma maior probabilidade de sucesso.
Antes de realizar a análise, os dados devem estar preparados e acessíveis para que não haja incerteza, tornando a análise mais objetiva e efetiva.
A matriz possui 2 eixos:
O mercado é a escolha do ambiente. Dependendo do contexto do produto e empresa, o ambiente pode ter diferentes alternativas. Existem produtos que atingem apenas uma pequena porcentagem geográfica, enquanto outros podem chegar a ter alcance mundial.
O produto ou serviço será o alvo de avaliação, podendo ser desde um produto sem forma física (software) até um produto com forma física, como alimentos, computadores e materiais de construção.
A matriz possui 2 eixos e 4 opções de gestão. A ordem dessas opções por risco é:
Entrar em um mercado existente com um produto ou serviço já existente.
Dependendo do mercado, pode ser uma boa estratégia, caso a empresa tenha bons vínculos naquele mercado.
A entrada no mercado tem como objetivo obter novos clientes de rivais. Existem várias formas de obter clientes de rivais, como:
Entrar com um produto existente da empresa e um novo mercado, em outras palavras, expansão.
Procurar novos públicos-alvos. Isso pode ser feito, por exemplo, investindo num mercado do exterior.
Exemplos de empresas que expandiram seus produtos no mercado exterior são a IKEA, APPLE, SONY entre outras famosas empresas estrangeiras.
Entrar em um mercado que a empresa já atua com um produto novo.
Produto que evolui com o tempo, podendo ser desde um produto com novas funcionalidades até produtos totalmente inovadores.
Um bom exemplo é o Iphone que lança uma nova versão do aparelho periodicamente.
Investir em um novo produto em um mercado que a empresa não atua. Essa é a opção que possui mais dificuldade para ter sucesso.
Apresenta grandes riscos pela imprevisibilidade, porém pode trazer bons resultados se tiver sucesso.
A matriz de Ansoff é um método estratégico utilizado para o investimento de uma empresa em um novo produto ou serviço, com o intuito de crescer no mercado.
Por ser um método bastante simples e efetivo, é bastante famoso entre os empreendedores, também servindo de base para outros métodos mais recentes.
Projetos práticos
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet
Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.
A notação do O grande é um método de fácil implementação, usado para avaliar a eficiência de um algoritmo em relação ao tempo de processamento.
Interface de pergunta e resposta que interage com o usuário. Pode implementar métodos de inteligência artificial para melhorar a qualidade das respostas.
Subcampo da inteligência artificial inspirado no sistema de neurônios de seres inteligentes como o dos humanos, permitindo com que as máquinas aprendam.
Conjunto de dados armazenados temporariamente na placa de vídeo em forma de matriz. Esses dados serão usados para exibir os frames na tela do monitor.