Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Management
Postado em 14 junho 2022
Atualizado em 14 junho 2022
Palavras-chave: sgsi,isms,sistema,gestão,segurança,informação,framework,management,normas,política
Visualizações: 1098
É inevitável o uso de meios digitais para acelerar os processos de uma empresa. Os dispositivos que utilizamos para concluir o nosso trabalho, acumula dados importantes, seja na nuvem ou no servidor interno.
Conforme os anos passam, esses dados vão se acumulando e ganhando mais valor. Em muitos casos, softwares utilizados pelos funcionários ou clientes irão se tornar dependentes desses dados.
Esses dados fazem parte dos ativos de informação. O valor dos ativos de informação possui um risco relativo. O gerenciamento desses ativos torna-se cada vez mais complexo conforme o valor e a quantidade de dados cresce, abrindo margens para vulnerabilidades em sistemas e processos internos de uma empresa.
Como forma de minimizar riscos de segurança relacionados a tecnologia de informação, estabelecemos políticas, medidas e controles para operar, monitorar e analisar esses riscos.
Essa política é chamada de ISMS (Information Security Management System). No Brasil, identificado como SGSI.
Sistema de gestão de segurança da informação (SGSI) é um sistema organizacional que visa em tratar riscos em uma empresa com o objetivo de proteger a disponibilidade, integridade e confidencialidade de dados e processos internos de uma empresa.
Para o SGSI de uma empresa estar de acordo com as diretrizes compostas nacionalmente, a ABNT criou um framework de padronização que visa em mitigar riscos em relação à área de tecnologia, a ISO 27001.
Um framework no contexto de gerenciamento, é um conjunto de abordagens preestabelecidas que otimizam processos específicos, como agilização de etapas de elaboração de regras internas. Em outras palavras, é um manual com regras prontas para o uso.
Ao aplicarmos o SGSI em nossa empresa obtemos benefícios como:
Uma vez que a empresa possui um manual de regras de segurança estabelecido, os funcionários podem usar isso como base de tomada de decisões em caso de incertezas ou discrepâncias.
Com a gestão de riscos em dia, uma empresa toma conhecimento dos riscos que está sujeita, estando preparada caso algum desses riscos venham a acontecer na prática.
Sem uma lista de regras estabelecida, cada funcionário terá um tipo diferente de abordagem em relação a algum processo ou risco.
Deixar o funcionário tomar decisões sem um manual base, pode trazer sérias consequências, no pior dos casos resultando em um acidente de trabalho.
Ao unificar os processos e as tomadas de decisão, forçamos os funcionários a obedecer um manual de instruções, mantendo o controle e a segurança.
Ao elaborar um sistema de gestão de segurança de informação, precisamos estar por dentro de cada detalhe do assunto e ter um profissional experiente na área.
Sistemas de gestão mal elaborados podem carecer de especificidades de informações em algumas questões, trazendo resultados negativos.
Felizmente, quando temos um framework preestabelecido como o ISO 27001 não precisamos nos preocupar com esses detalhes. Esse conjunto de princípios traz vantagens como:
As políticas a serem adotadas na gestão de segurança da informação não precisam ser elaboradas do zero. Essas políticas podem estender a política imposta pelo modelo ISO 27001, para atender as conformidades da empresa.
O modelo ISO 27001 foi criado por uma corporação reconhecida internacionalmente, pelo seu alto nível de confiança. Esses padrões estabelecidos são testados e aprovados pelos por profissionais de elite.
Com a obtenção do certificado ISO 27001 é possível comprometimento com a segurança da informação, aumentando a confiança por parte de funcionários e clientes.
O SGSI é um conjunto de políticas e normas estabelecidas pela empresa para proteger a segurança da informação empresarial, evitando riscos desde inadvertência de funcionários até ataques cibernéticos.
Ao usar normas de padronização, como ISO 27001 como base, a empresa obtém mais confiança por parte dos funcionários e clientes.
Projetos práticos
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
A linguagem de programação orientada a objetos revolucionou o mundo da programação, sendo o tipo de linguagem mais utilizada na atualidade
No passado existiam girafas com pescoço comprido e as girafas com pescoço curto. Isso resultou em um comportamento inesperado, a seleção natural. Não queremos isso no nosso algoritmo...
O algoritmo de chave assimétrica, ou algoritmo de chave pública, utiliza uma chave pública para encriptação e uma chave privada para a desencriptação.
O risco reputacional é o risco que qualquer empresa pode sofrer por motivos como atos imorais, decadência de produto ou reputação inadequada
Ciência que restaura, coleta, analisa e apresenta informações digitais que podem servir como prova de um crime que utiliza um dispositivo digital.
Usando variáveis como MTBF e MTTR, pode-se obter a porcentagem da disponibilidade de um sistema, seja linear ou paralelo.