Framework no desenvolvimento de softwares

Conjunto de códigos prontos para a utilização no desenvolvimento de softwares, eliminando processos como planejamento de arquitetura de classes.

Categoria de Programação

Postado em 10 outubro 2022

Atualizado em 10 outubro 2022

Visualizações: 373



Linguagens de programação fornecem diversas formas de desenvolver um software. A programação orientada a objetos fornece habilidades de polimorfismo, encapsulamento, herança e abstração.

Porém, para o desenvolvimento de software, o tempo é um fator importantíssimo. Desenvolver softwares da estaca zero pode gerar grandes custos com planejamento, desenvolvimento e testagem. O framework de desenvolvimento de software é uma boa opção para o corte de custos com desenvolvimento.

O que é framework no desenvolvimento de aplicativos?

O framework no desenvolvimento de aplicativos é um pacote contendo código pronto para utilização. Esse código abrange classes, variáveis e funções essenciais no desenvolvimento de softwares. Exemplos dessas funcionalidades essenciais são:

  • Modelos para a implementação de algoritmos de banco de dados
  • Classes de visualização, responsáveis pela interface do usuário
  • Comandos para gerar classes semiprontas para a implementação de lógica

Frameworks são desenvolvidos para determinadas linguagens de programação, tendo uma grande influência no modo de escrita do código. Alguns frameworks possuem diferentes estruturas de classes, aplicativos que são desenvolvidos em frameworks de desenvolvimento web, adotam na maioria das vezes a arquitetura MVC (Model, view e controller).

Exemplos de frameworks famosos em cada linguagem de programação

  • Laravel (PHP)
  • ASP.NET (C#)
  • Vue.js (Javascript)
  • React.js (Javascript)
  • Django (Python)

framework no desenvolvimento de aplicativos

Vantagens em utilizar frameworks no desenvolvimento de softwares

Utilizar frameworks no desenvolvimento de softwares ajuda nos seguintes aspectos:

  • Diminuição no tempo de desenvolvimento
  • Disponibilidade de determinados pacotes de extensão desenvolvidos com o framework
  • Estrutura de código já definido, facilitando o planejamento para pessoas familiarizadas com o framework
  • Prevenção de riscos já implementado
  • Constantes atualizações para corrigir bugs

Quanto mais famoso um framework é, mais extensões disponíveis ele possui. A integração com as extensões instaladas podem ser realizadas com facilidade por programadores.

Muitos frameworks são softwares abertos para o público. Isso traz mais segurança devido ao grande número de contribuições de programadores ao redor do mundo que podem solicitar modificações no código.

Desvantagens em utilizar frameworks no desenvolvimento de aplicativos

Aplicativos desenvolvidos em framework podem se tornar dependentes. Um aplicativo dependente de um framework pode apresentar grandes problemas ao longo prazo. Exemplos desses problemas podem ser:

  • Deprecações de funcionalidades, necessitando de refatoração de código
  • Alteração de comportamento de funções
  • Não suportar novas versões da linguagem
  • Abandonamento

A adoção de frameworks no desenvolvimento de softwares deve ser discutido ainda no processo de planejamento do projeto. Desenvolver um aplicativo independente de frameworks pode ser uma boa estratégia para projetos que irão operar por longos anos. A arquitetura limpa é um bom exemplo de arquitetura para diminuir ao máximo a dependência de softwares em frameworks.

Conclusão

Frameworks são um conjunto de códigos prontos para a utilização no desenvolvimento de softwares. Esses conjuntos já possuem uma arquitetura definida, eliminando processos como planejamento de arquitetura de classes.

Veja também

O usuário malicioso joga a isca e espera a vítima pacientemente

Phishing tem esse nome pois a vítima se torna só mais um peixe na rede. Ter conhecimento de phishing é o melhor jeito de evitar ser um desses peixes

A digitalização é o jeito moderno de gerenciamento de documentos

Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.

Notação do big-O

A notação do O grande é um método de fácil implementação, usado para avaliar a eficiência de um algoritmo em relação ao tempo de processamento.

Programação orientada a objetos

A programação orientada a objetos possui um contexto bastante semelhante com a vida real, facilitando a sua implementação e interpretação.

Navegador

Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.

Open-Closed Principle

OCP é um modo de escrever algoritmo. Invés de implementar um algoritmo diretamente, damos instruções de como esse algoritmo deve ser escrito.