Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Programação
Postado em 10 outubro 2022
Atualizado em 10 outubro 2022
Palavras-chave: programacao,framework,laravel,vuejs,aspnet,django,arquitetura,dependecia
Visualizações: 2095
Linguagens de programação fornecem diversas formas de desenvolver um software. A programação orientada a objetos fornece habilidades de polimorfismo, encapsulamento, herança e abstração.
Porém, para o desenvolvimento de software, o tempo é um fator importantíssimo. Desenvolver softwares da estaca zero pode gerar grandes custos com planejamento, desenvolvimento e testagem. O framework de desenvolvimento de software é uma boa opção para o corte de custos com desenvolvimento.
O framework no desenvolvimento de aplicativos é um pacote contendo código pronto para utilização. Esse código abrange classes, variáveis e funções essenciais no desenvolvimento de softwares. Exemplos dessas funcionalidades essenciais são:
Frameworks são desenvolvidos para determinadas linguagens de programação, tendo uma grande influência no modo de escrita do código. Alguns frameworks possuem diferentes estruturas de classes, aplicativos que são desenvolvidos em frameworks de desenvolvimento web, adotam na maioria das vezes a arquitetura MVC (Model, view e controller).
Utilizar frameworks no desenvolvimento de softwares ajuda nos seguintes aspectos:
Quanto mais famoso um framework é, mais extensões disponíveis ele possui. A integração com as extensões instaladas podem ser realizadas com facilidade por programadores.
Muitos frameworks são softwares abertos para o público. Isso traz mais segurança devido ao grande número de contribuições de programadores ao redor do mundo que podem solicitar modificações no código.
Aplicativos desenvolvidos em framework podem se tornar dependentes. Um aplicativo dependente de um framework pode apresentar grandes problemas ao longo prazo. Exemplos desses problemas podem ser:
A adoção de frameworks no desenvolvimento de softwares deve ser discutido ainda no processo de planejamento do projeto. Desenvolver um aplicativo independente de frameworks pode ser uma boa estratégia para projetos que irão operar por longos anos. A arquitetura limpa é um bom exemplo de arquitetura para diminuir ao máximo a dependência de softwares em frameworks.
Frameworks são um conjunto de códigos prontos para a utilização no desenvolvimento de softwares. Esses conjuntos já possuem uma arquitetura definida, eliminando processos como planejamento de arquitetura de classes.
Projetos práticos
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet
A linguagem de programação orientada a objetos revolucionou o mundo da programação, sendo o tipo de linguagem mais utilizada na atualidade
A notação do O grande é um método de fácil implementação, usado para avaliar a eficiência de um algoritmo em relação ao tempo de processamento.
Pilha e fila são tipos de estrutura de dados que contribuem para um gerenciamento de dados mais inteligente e eficaz na programação
A programação orientada a objetos possui um contexto bastante semelhante com a vida real, facilitando a sua implementação e interpretação.
Eficiente quando aplicada em softwares de grande porte que necessitam de manutenção ao longo prazo. Criada em 2012 por Robert Martin.