Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 11 maio 2022
Atualizado em 25 julho 2022
Visualizações: 1019
RAT traduzido para o português, rato, é uma expressão que pode ser usada para definir um malware, que pode trazer muitos riscos para a vítima.
Esse malware tem características muito semelhantes com um rato convencional, pois pode se esconder sem ser percebido pelo antivírus ou pela vítima, podendo se tornar ativo apenas em horários estratégicos.
RAT é a abreviação de “Remote Access Trojan”, em português, cavalo de tróia de acesso remoto.
Assim como o próprio nome diz, esse malware pode ter acesso parcial ou total do computador da vítima. Mesmo quando possuindo acesso parcial ao computador da vítima, é questão de tempo para o agressor obter o controle total do computador, pois cujo agressor pode baixar arquivos sem a vítima perceber através da porta dos fundos (backdoor).
Uma vez que o agressor tem acesso remoto ao computador da vítima, esse agressor tem múltiplas opções de ataques:
Esse agressor já pode ter um aplicativo malware especialmente desenvolvido para esse tipo de prática instalado na máquina dele, conseguindo realizar os ataques apenas com alguns cliques.
Numa rede local de computadores de uma empresa, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça, pois uma vez que o computador infectado está conectado à essa rede local, o agressor pode proliferar esse malware infectando os outros computadores conectados.
Hoje em dia, existem aplicativos de acesso remoto disponíveis ao usuário ordinário, e só funcionam com a autorização ou configuração desse usuário. Esse tipo de acesso remoto é considerado legal e já é praticado por muitas pessoas. Porém, o RAT obtêm o acesso ao computador da vítima de forma ilegal, acessando o computador da vítima sem nenhuma permissão.
Assim como o ransomware e spyware, o RAT é um cavalo de tróia. Sua forma de infecção pode acontecer das seguintes maneiras:
Pelo fato de possuir acesso remoto ao computador da vítima, o agressor tem habilidade de baixar outros tipos de vírus nesse computador.
O RAT pode ser muito difícil de ser detectado, passando despercebido algumas vezes pelo antivírus. Nesse caso, a suspeita de um RAT só é percebida quando o computador da vítima começa a ter fenômenos estranhos, como:
Uma vez que algum computador em uma rede local é infectado, é recomendável a desconexão desse computador da rede local e da rede externa o mais rápido possível.
Para detectar o RAT, monitorar as atividades de cada computador na rede local é muito importante, sem se esquecer de monitorar o que vem de fora(rede externa).
Uma vez que o RAT é detectado, este mesmo pode ser removido normalmente. Porém, é indispensável analisar os rastros desse malware para ter certeza que nem um outro malware foi instalado sem a permissão do usuário. Para ter certeza, formatar o computador também é uma boa opção.
O RAT é um malware que tipicamente infecta o computador da vítima por um cavalo de tróia. O agressor tem acesso remoto ao controle da vítima, podendo tirar fotos da tela do computador, ou até baixar outros malwares no computador da vítima.
Uma vez detectado, não é muito difícil sua remoção. Porém, todo cuidado é pouco.
Projetos práticos
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas
Hoje em dia não é mais necessário gastar o nosso tempo com tarefas que podem se automatizadas. Os robôs estão aqui para nos ajudar...
O drive-by download infecta o computador da vítima sem a necessidade de interação. Um malware pode ser realizado sem sequer a vítima perceba.
Algoritmo que busca o caminho com o menor custo entre dois pontos. É usado em jogos e aplicativos de navegação para calcular a menor distância possível.
A gestão de riscos visa em analisar e avaliar riscos que podem acontecer durante o projeto. Esses riscos nem sempre são uma coisa negativa.
CSR é a sigla para responsabilidade social corporativa. Essa expressão descreve práticas que contribuem para o bem da sociedade.