HR Tech

HR Tech é um software que auxilia na gestão de pessoas, tornando-se possível o gerenciamento centralizado na área de recursos humanos.

Categoria de Management

Postado em 13 abril 2022

Atualizado em 04 agosto 2022

Palavras-chave: gerenciamento,management,gestao,software,ai

Visualizações: 828

A digitalização de processos trouxe mais conveniência ao trabalho manual, facilitando o armazenamento e gerenciamento de informações.

A área de tecnologia da informação tem mostrado constante crescimento em relação a aspectos como performance, trazendo novidades frequentemente.

Hoje, muitos setores podem se aproveitar de tecnologias modernas, como inteligência artificial e internet das coisas.

Essas novas tecnologias podem ser integradas com dispositivos digitais, automatizando e agilizando processos que hoje ainda são realizados por humanos. HR Tech é um exemplo dessas tecnologias.

O que é a HR Tech?

HR Tech vem do inglês “Human Resources Technology”, em português: tecnologia de recursos humanos.

HR Tech é um software que auxilia na gestão de pessoas, utilizando tecnologias de análise estatístico, automação de processos usando inteligência artificial e armazenamento de informações em nuvem.

O HR Tech não foi criado para substituir o responsável pelo cargo, mas sim auxiliar de forma efetiva trazendo vantagens como exatidão de informação, identificação de padrões em tarefas e buscas relativamente rápidas dentro de dados extremamente grandes.

hr_tech

HR Tech permite gerenciamento centralizado

Uma vez que esse software é utilizado, torna-se possível o gerenciamento centralizado da área de recursos humanos. Um gerenciamento centralizado é importantíssimo para manter a ordem e a segurança dos dados pessoais de funcionários. Tarefas como gerenciamento de salários, análise de desempenho dos funcionários e recrutamento de novas pessoas podem ser realizados com muito mais facilidade.

Uma vez que essas tarefas podem ser analisadas com mais precisão usando gráficos e estatísticas, a efetividade e produtividade do gestor de pessoas pode aumentar consideravelmente.

Digitalização de documentos

Para gestores humanos que trabalham em grandes empresas com um grande número de funcionários, torna-se uma grande dor de cabeça gerenciar com documentos em papel.

O HR Tech possibilita a digitalização dos documentos, tornando a administração e o acesso à esses dados muito mais conveniente.

Automatização de tarefas repetitivas

O cálculo de salários de funcionários feito mensalmente no Brasil, consome muito tempo mesmo tendo uma parcela de processos automatizados. Ainda, algum desses processos podem ser manuais, abrindo brechas para erros humanos.

Com o uso de HR Tech, todo esse processo pode ser automatizado, calculando o salário de funcionários baseando-se no horário integral e horas extras trabalhadas, apenas clicando um botão.

Inteligência artificial

Com o uso de inteligência artificial, tarefas como recrutamento de pessoas torna-se menos árduo para o gestor, pois a máquina irá pré-selecionar os candidatos mais qualificados, deixando a última decisão para o gestor.

A inteligência artificial possui campos de aprendizado da máquina que pode identificar padrões em dados e tarefas, detectando comportamentos estranhos, muitas vezes sendo um erro humano ou irregularidade.

Conclusão

O HR Tech não serve para substituir o gestor de pessoas, mas sim auxiliar.

A automatização de tarefas repetitivas, possibilita o gestor a tomar melhores decisões, pois o mesmo terá mais tempo para se dedicar às tarefas mais importantes da área.

Projetos práticos

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

Estar antenado pode te salvar de cair em algum golpe

A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..

Todo empreendedor deve estar consciente que cada funcionário é um humano, portanto deve reconhecer as tentações em alguns cenários

Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa

CRM Customer Relationship Management

O sistema de gestão de relacionamento com o cliente oferece ferramentas que melhoram a busca de informação, tomada de decisões e acompanhamento do cliente.

A primeira aparição do grande canhão chinês no ataque ao Github

O canhão chinês foi usado pela primeira vez em 2015 para realizar um ataque DDoS em duas contas do Github que pertenciam a um grupo antigovernamental.

Ransomware

Malware programado especialmente para praticar golpes através da internet. O golpe é iniciado quando usuário executa esse programa malicioso

DB Banco de dados

Um banco de dados é um conjunto de tabelas com dados armazenados de uma forma estruturada, possibilitando a gestão de dados de uma forma organizada.