Ransomware

Malware programado especialmente para praticar golpes através da internet. O golpe é iniciado quando usuário executa esse programa malicioso

Categoria de Tecnologia

Postado em 09 maio 2022

Atualizado em 09 maio 2022

Palavras-chave: security,segurança,malware,malicioso,aplicativo,software,vírus,virus

Visualizações: 1251



A evolução da internet trouxe muitas melhorias para a vida das pessoas em vários aspectos. Graças à todos os benefícios da internet, o crescimento do número de usuários só tende a crescer.

Grandes empresas já não utilizam mais os documentos em papel. Digitalizar arquivos já se tornou um padrão em muitos lugares.

Porém, o aumento da popularidade da internet também chama a atenção de usuários maliciosos, golpistas que tentam se aproveitar de leigos que apenas estão tentando se adaptar à essa nova geração.

O ransomware é uma dessas “ferramentas”, utilizada para o mal.

O que é o ransomware?

Ransomware é um malware, programado especialmente para praticar golpes através da internet. Uma vez que o usuário executa esse programa malicioso, o golpe é iniciado.

Genericamente, o ransomware pode se comportar de duas diferentes formas quando executado:

  1. Bloqueia o computador do usuário, impossibilitando o uso da máquina
  2. Criptografa os documentos do usuário, tornando esses documentos inexecutáveis sem a chave para descriptografar

Após um dos fenômenos acima acontecer, uma janela com um relógio contando o tempo irá aparecer na tela do computador. Nessa janela estará escrito mensagens como:

Seu computador foi hackeado. Pague a quantia de dinheiro abaixo em 1 hora para desbloquear…

O ransomware irá solicitar uma quantia de dinheiro que deve ser paga pelo usuário infectado. Porém, mesmo pagando essa quantia de dinheiro, as chances do computador voltar ao normal são baixíssimas. Portanto, não pagar é a melhor opção.

ransomware

Como acontece a infecção do ransomware?

O ransomware pode se infiltrar no computador da vítima de diversas formas:

  • Através de e-mails. Geralmente spams.
  • Escondido em softwares modificados, que foram baixados através da internet.
  • Links enganosos em páginas da internet.

Para passar despercebido o golpista também pode modificar uma porção de algum software, adicionando algoritmos que baixam o ransomware de forma oculta(background), muitas vezes passando despercebido pelo usuário.

Impacto que o ransomware pode causar

Recentemente, os ransomwares tem direcionado seu alvo para grandes empresas que possuem dados importantíssimos. Empresas de grandes marcas já tiveram grandes prejuízos com o ransomware, seja pagando a quantia de dinheiro ou perdendo o acesso aos documentos que foram criptografados.

Pelo fato do pagamento ser feito em criptomoedas, é muito difícil encontrar o autor dos ataques. Isso encoraja muitas pessoas a praticar esse ato.

O que fazer quando infectado pelo ransomware?

Antes de tudo, a primeira coisa a fazer quando infectado por um programa malicioso é desconectar o computador ou dispositivo da internet. Uma vez que o computador ou dispositivo é desconectado da internet, não há mais preocupações de uma interferência externa.

Após desconectar o computador da internet, é recomendável se informar para tomar a melhor decisão.

Existem vários tipos de ransomwares. Alguns podem ser resolvidos apenas desinstalando o aplicativo malicioso. Porém, no caso de ransomwares que criptografam documentos, as chances de recuperação desses documentos é baixíssima, mesmo se eliminarmos o aplicativo malicioso. Por isso, a prevenção é muito importante.

Como prevenir o ransomware?

Alguns modos de prevenção do ransomware são:

  • Baixar um antivírus de confiança
  • Não clicar em anúncios suspeitos
  • Apenas baixar arquivos de sites confiáveis
  • Não abrir e-mails de remetentes desconhecidos
  • Não executar arquivos suspeitos
  • Fazer backups constantes de documentos contendo dados importantes

Assim como a internet, o ransomware está em constante evolução. Cada vez mais variações desse malware são desenvolvidos, tentando de algum modo infectar os usuários. Se informar também é uma prevenção.

Conclusão

Na internet, todo cuidado é pouco. O ransomware pode ser baixado na nossa máquina sem mesmo nós percebermos.

Além de baixar o antivírus, o backup de dados importantes também devem ser feitos frequentemente para prevenir grandes perdas.

Dependendo do tipo do ransomware, jamais podemos ter nossos dados de volta.

Projetos práticos

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Veja também

A digitalização é o jeito moderno de gerenciamento de documentos

Digitalizar documentos facilita o gerenciamento, aumenta a disponibilidade e economiza tempo, consequentemente trazendo muitos outros benefícios.

A biometria digital é uma grande promessa ao futuro da tecnologia

Muitos serviços já utilizam a autenticação biométrica integrada com a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, além de melhorar a segurança.

Algoritmo de chave simétrica

O algoritmo de criptografia simétrica utiliza a mesma chave para encriptar e desincriptar dados enviados através da internet.

Biometria em sistemas

Pode melhorar a segurança de um sistema em alguns aspectos, porém a principal vantagem é o melhoramento da experiência do usuário.

Phishing

Phishing é uma técnica maliciosa de clonagem de sites. O usuário digita seus dados sensíveis no site clonado e tem seus dados roubados.

Modelo cascata

Modelo tradicional de desenvolvimento de software, cada etapa do projeto deve seguir a ordem dos processos sem retroceder para as etapas anteriores.