Economia compartilhada

A economia compartilhada é uma mentalidade de compartilhar recursos através de plataformas na internet com o intuito de receber um lucro extra.

Categoria de Estratégia

Postado em 27 agosto 2022

Atualizado em 27 agosto 2022

Palavras-chave: economia,compartilhada,estrategia,uber,airbnb,lucro,plataforma,management

Visualizações: 1030



A globalização permitiu o turismo crescer em vários países. Não só o turismo para o exterior, mas também turismo dentro de um país.

A tecnologia sem dúvidas tem mudado o modo de fazer negócios, além de ter revolucionado a vida de quase todas as pessoas. Hoje, muitas pessoas podem ter uma renda extra sem estar trabalhando para uma empresa, mas individualmente.

Esses fatores estimularam grandes empresas a inovar no mercado tecnológico, apostando na economia compartilhada.

O que é a economia compartilhada?

Esse termo vem do inglês “sharing economy”. Economia compartilhada é um termo usado para descrever o compartilhamento de recursos com terceiros de várias formas. Esses recursos podem ser ativos como residências, carros, motos ou simples objetos como roupas e acessórios.

A economia compartilhada visa em aproveitar de uma forma mais efetiva os ativos de uma pessoa com intuito de obter lucro e disponibilizar serviços mais em conta para a sociedade.

Plataformas disponíveis para smartphone são as grandes pioneiras desse conceito, permitindo fazer todo o negócio no aplicativo de um modo bastante desburocratizado.

Quais são os exemplos de economia compartilhada?

Exemplos de grandes plataformas de economia compartilhada são:

  • Uber
  • Airbnb

Uber

Plataforma usada para fazer entrega de comida. Bastante conhecida no Brasil e no mundo.

Airbnb

Usada para alugar residências ou apartamentos para outras pessoas. Uma das plataformas pioneiras da economia compartilhada.

Porém, a lista não se limita apenas aos dois objetos acima, contendo muitas outras plataformas ainda não muito conhecidas no Brasil, exemplos são:

  • Spacer
  • The Volte
  • eBay

Spacer

Serviço para alugar espaço para estacionar carro ou armazenar objetos. Infelizmente, apenas disponível na Austrália.

The Volte

Economia compartilhada de roupas e acessórios. Apenas disponível na Austrália.

eBay

Serviço de compra e venda de produtos. Disponível em quase todo o mundo.

economia compartilhada

Por que a economia compartilhada deu tão certo?

Cidadãos que possuem uma residência que quase não é utilizada podem se beneficiar desse serviço, uma vez que podem obter lucro ao disponibilizar para pessoas que necessitam de uma residência temporariamente.

Outro ativo que gera bastante custos para as pessoas é o carro, que com o passar do tempo vai perdendo o seu valor mesmo quando não utilizado com muita frequência. Desse modo, trabalhar como “taxista” nas horas extras ou até compartilhar o carro com terceiros pode ser uma opção para aproveitar melhor esse recurso obtendo um lucro extra.

Quais são as vantagens da economia compartilhada?

Plataformas de economia compartilhada permitem aos usuários começarem um negócio sem burocracia, podendo trabalhar ou compartilhar seus bens quando bem entender.

Além disso, clientes preferem esses serviços por serem mais viáveis e baratos, uma vez que a taxa do serviço é menor do que o modo tradicional.

Outra grande vantagem de plataformas de economia compartilhada é a desmonetização, atraindo os olhos de outros setores tecnológicos como a Fintech.

Conclusão

A economia compartilhada é uma mentalidade de compartilhar recursos através de plataformas na internet com o intuito de receber um lucro extra.

Pessoas que procuram por esses serviços também são beneficiadas por taxas mais baixas do que serviços tradicionais.

Projetos práticos

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Veja também

Os computadores usam a numeração binária para a manipulação de dados em circuitos elétricos

A ausência e a presença de energia são dois estados que podem ser usados como valores. Esses valores são respectivamente zero e um.

Qual é o papel das grandes empresas além de fornecer seu serviços?

Poluição do ar, solo e água ainda é um grande problema para ser resolvido ainda em vários países. Há estudos que comprovam que os países mais poluentes podem causar câncer...

CRM Customer Relationship Management

O sistema de gestão de relacionamento com o cliente oferece ferramentas que melhoram a busca de informação, tomada de decisões e acompanhamento do cliente.

Tríade CIA

Para um sistema realizar os requerimentos mínimos de segurança, este deve estar de acordo com os três pilares da segurança de informação(CIA).

Push e pull marketing

Estratégia que usa dois métodos opostos que se combinados de modo balanceado podem atrair clientes e vender produtos e serviços com mais efetividade.

Design thinking

Design thinking é um método bastante flexível que procura atender os desejos humanos com o intuito de inovar ou solucionar problemas.