Economia compartilhada

A economia compartilhada é uma mentalidade de compartilhar recursos através de plataformas na internet com o intuito de receber um lucro extra.

Categoria de Estratégia

Postado em 27 agosto 2022

Atualizado em 27 agosto 2022

Visualizações: 276



A globalização permitiu o turismo crescer em vários países. Não só o turismo para o exterior, mas também turismo dentro de um país.

A tecnologia sem dúvidas tem mudado o modo de fazer negócios, além de ter revolucionado a vida de quase todas as pessoas. Hoje, muitas pessoas podem ter uma renda extra sem estar trabalhando para uma empresa, mas individualmente.

Esses fatores estimularam grandes empresas a inovar no mercado tecnológico, apostando na economia compartilhada.

O que é a economia compartilhada?

Esse termo vem do inglês “sharing economy”. Economia compartilhada é um termo usado para descrever o compartilhamento de recursos com terceiros de várias formas. Esses recursos podem ser ativos como residências, carros, motos ou simples objetos como roupas e acessórios.

A economia compartilhada visa em aproveitar de uma forma mais efetiva os ativos de uma pessoa com intuito de obter lucro e disponibilizar serviços mais em conta para a sociedade.

Plataformas disponíveis para smartphone são as grandes pioneiras desse conceito, permitindo fazer todo o negócio no aplicativo de um modo bastante desburocratizado.

Quais são os exemplos de economia compartilhada?

Exemplos de grandes plataformas de economia compartilhada são:

  • Uber
  • Airbnb

Uber

Plataforma usada para fazer entrega de comida. Bastante conhecida no Brasil e no mundo.

Airbnb

Usada para alugar residências ou apartamentos para outras pessoas. Uma das plataformas pioneiras da economia compartilhada.

Porém, a lista não se limita apenas aos dois objetos acima, contendo muitas outras plataformas ainda não muito conhecidas no Brasil, exemplos são:

  • Spacer
  • The Volte
  • eBay

Spacer

Serviço para alugar espaço para estacionar carro ou armazenar objetos. Infelizmente, apenas disponível na Austrália.

The Volte

Economia compartilhada de roupas e acessórios. Apenas disponível na Austrália.

eBay

Serviço de compra e venda de produtos. Disponível em quase todo o mundo.

economia compartilhada

Por que a economia compartilhada deu tão certo?

Cidadãos que possuem uma residência que quase não é utilizada podem se beneficiar desse serviço, uma vez que podem obter lucro ao disponibilizar para pessoas que necessitam de uma residência temporariamente.

Outro ativo que gera bastante custos para as pessoas é o carro, que com o passar do tempo vai perdendo o seu valor mesmo quando não utilizado com muita frequência. Desse modo, trabalhar como “taxista” nas horas extras ou até compartilhar o carro com terceiros pode ser uma opção para aproveitar melhor esse recurso obtendo um lucro extra.

Quais são as vantagens da economia compartilhada?

Plataformas de economia compartilhada permitem aos usuários começarem um negócio sem burocracia, podendo trabalhar ou compartilhar seus bens quando bem entender.

Além disso, clientes preferem esses serviços por serem mais viáveis e baratos, uma vez que a taxa do serviço é menor do que o modo tradicional.

Outra grande vantagem de plataformas de economia compartilhada é a desmonetização, atraindo os olhos de outros setores tecnológicos como a Fintech.

Conclusão

A economia compartilhada é uma mentalidade de compartilhar recursos através de plataformas na internet com o intuito de receber um lucro extra.

Pessoas que procuram por esses serviços também são beneficiadas por taxas mais baixas do que serviços tradicionais.