DMZ Zona desmilitarizada

A zona desmilitarizada é uma área isolada que fica situada entre a rede pública e interna com o objetivo de sofrer ataques para proteger a rede interna.

Categoria de Tecnologia

Postado em 10 junho 2022

Atualizado em 10 junho 2022

Palavras-chave: dmz,zona,área,area,perímetro,perimetro,desmilitarizada,rede,interna,externa,pública,segurança,security

Visualizações: 1442



Mesmo quando a segurança de uma rede interna aparenta ser impenetrável, por mais que as probabilidades sejam baixas, ainda há chances de existirem vulnerabilidades que podem resultar em ataques cibernéticos.

Rede externa
Firewall
Rede Interna

O que protege uma rede interna de uma rede externa é o firewall. Os pacotes de dados que entram pela rede externa serão examinados pelo firewall, que avaliará a segurança desses dados.

Entretanto, empresas que possuem servidores de email, sites e banco de dados na mesma rede, estão mais propensos a ataques cibernéticos.

Quando botamos servidores de site com acesso externo e banco de dados na mesma rede interna, estamos oferecendo acesso direto à nossa rede interna através do site. Nesse caso, o usuário malicioso pode se aproveitar de alguma vulnerabilidade do site para invadir a rede interna.

Para evitar esse tipo de problema, o site é colocado em uma zona desmilitarizada, que muitas vezes é abreviado para DMZ.

O que é DMZ?

DMZ, ou rede de perímetro, fica entre a rede externa e a rede interna. A rede externa é considerada perigosa, pois ela representa a internet pública. A rede interna é geralmente uma rede segura e protegida. Portanto, a rede de perímetro fica entre a zona perigosa e a zona segura.

rede de perímetro

A zona desmilitarizada fica situada do lado de fora do firewall, podendo ser acessada externamente sem nenhuma proteção. No caso da imagem acima, o “site acessível externamente” fica situado na DMZ.

Por que usar uma zona desmilitarizada?

Colocar servidores contendo dados importantes com serviços que podem ser acessados externamente na mesma rede podem trazer grandes perigos para a rede interna, pois eles podem conter vulnerabilidades que possibilitam ataques cibernéticos.

Invés de botar servidores em uma mesma rede, colocamos alguns desses servidores do lado de fora. Exemplos de serviços que podem ser colocados do lado de fora do firewall são:

  • Servidores Web
  • Servidores FTP
  • Servidores de email
  • Servidores DNS

Vantagens de DMZ

Quando colocamos esses serviços na zona desmilitarizada, conseguimos aumentar a segurança da rede interna, pois mesmo quando algum desses servidores sofre algum ataque, o usuário malicioso dificilmente terá acesso ao outro lado do firewall.

DMZ pode ser considerada uma armadilha que exige algum sacrifício em troca de segurança. A idéia inicial é criar uma zona insegura propositalmente para sofrer ataques no lugar da rede interna. Geralmente, a rede de perímetro é bem preparada para sofrer ataques externos, reportando e bloqueando esses ataques quando necessário.

Desvantagens de DMZ

Em troca de segurança, a zona desmilitarizada coloca em risco servidores que ficam situados na parte externa da rede.

Firewall duplo com DMZ

A zona desmilitarizada não precisa estar totalmente exposta a rede externa, podendo possuir um firewall exclusivo.

zona desmilitarizada

Com isso, mesmo a rede de perímetro pode ter uma certa segurança em relação a rede externa e continuar sendo acessada pelos usuários da rede pública.

Conclusão

A zona desmilitarizada é uma área isolada que fica situada entre a rede pública e a rede interna com o objetivo de sofrer ataques para proteger a rede interna.

Ela não necessariamente precisa estar totalmente exposta à internet pública, podendo conter um firewall exclusivo para proteção.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Veja também

A internet é uma terra sem lei. O que vai proteger a nossa rede interna da internet é o firewall

Uma rede interna sem um firewall é como se fosse uma casa com a porta destrancada. Um indivíduo com más intenções pode se aproveitar para a invadir quando menos esperamos.

Os robôs estão aprendendo por conta própria?

Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...

Spyware

Spyware é um malware, que registra as atividades do usuário, podendo monitorar tudo que o foi digitado no teclado ou clicado na tela do computador.

Assinatura Digital

A assinatura digital é utilizada para provar a legitimidade dos dados enviados, usando técnicas de hash e algoritmo de chave assimétrica.

Governança de TI

Responsável por tratar de assuntos envolvendo tecnologia da informação com o alto escalão para gerar valores na área de TI

Controle Interno

Controle interno é um conjunto de regras de trabalho para melhorar elementos ligados ao controle interno de uma empresa: compliance, relatório e operação