DMZ Zona desmilitarizada

A zona desmilitarizada é uma área isolada que fica situada entre a rede pública e interna com o objetivo de sofrer ataques para proteger a rede interna.

Categoria de Tecnologia

Postado em 10 junho 2022

Atualizado em 10 junho 2022

Palavras-chave: dmz,zona,área,area,perímetro,perimetro,desmilitarizada,rede,interna,externa,pública,segurança,security

Visualizações: 1217



Mesmo quando a segurança de uma rede interna aparenta ser impenetrável, por mais que as probabilidades sejam baixas, ainda há chances de existirem vulnerabilidades que podem resultar em ataques cibernéticos.

Rede externa
Firewall
Rede Interna

O que protege uma rede interna de uma rede externa é o firewall. Os pacotes de dados que entram pela rede externa serão examinados pelo firewall, que avaliará a segurança desses dados.

Entretanto, empresas que possuem servidores de email, sites e banco de dados na mesma rede, estão mais propensos a ataques cibernéticos.

Quando botamos servidores de site com acesso externo e banco de dados na mesma rede interna, estamos oferecendo acesso direto à nossa rede interna através do site. Nesse caso, o usuário malicioso pode se aproveitar de alguma vulnerabilidade do site para invadir a rede interna.

Para evitar esse tipo de problema, o site é colocado em uma zona desmilitarizada, que muitas vezes é abreviado para DMZ.

O que é DMZ?

DMZ, ou rede de perímetro, fica entre a rede externa e a rede interna. A rede externa é considerada perigosa, pois ela representa a internet pública. A rede interna é geralmente uma rede segura e protegida. Portanto, a rede de perímetro fica entre a zona perigosa e a zona segura.

rede de perímetro

A zona desmilitarizada fica situada do lado de fora do firewall, podendo ser acessada externamente sem nenhuma proteção. No caso da imagem acima, o “site acessível externamente” fica situado na DMZ.

Por que usar uma zona desmilitarizada?

Colocar servidores contendo dados importantes com serviços que podem ser acessados externamente na mesma rede podem trazer grandes perigos para a rede interna, pois eles podem conter vulnerabilidades que possibilitam ataques cibernéticos.

Invés de botar servidores em uma mesma rede, colocamos alguns desses servidores do lado de fora. Exemplos de serviços que podem ser colocados do lado de fora do firewall são:

  • Servidores Web
  • Servidores FTP
  • Servidores de email
  • Servidores DNS

Vantagens de DMZ

Quando colocamos esses serviços na zona desmilitarizada, conseguimos aumentar a segurança da rede interna, pois mesmo quando algum desses servidores sofre algum ataque, o usuário malicioso dificilmente terá acesso ao outro lado do firewall.

DMZ pode ser considerada uma armadilha que exige algum sacrifício em troca de segurança. A idéia inicial é criar uma zona insegura propositalmente para sofrer ataques no lugar da rede interna. Geralmente, a rede de perímetro é bem preparada para sofrer ataques externos, reportando e bloqueando esses ataques quando necessário.

Desvantagens de DMZ

Em troca de segurança, a zona desmilitarizada coloca em risco servidores que ficam situados na parte externa da rede.

Firewall duplo com DMZ

A zona desmilitarizada não precisa estar totalmente exposta a rede externa, podendo possuir um firewall exclusivo.

zona desmilitarizada

Com isso, mesmo a rede de perímetro pode ter uma certa segurança em relação a rede externa e continuar sendo acessada pelos usuários da rede pública.

Conclusão

A zona desmilitarizada é uma área isolada que fica situada entre a rede pública e a rede interna com o objetivo de sofrer ataques para proteger a rede interna.

Ela não necessariamente precisa estar totalmente exposta à internet pública, podendo conter um firewall exclusivo para proteção.

Projetos práticos

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Veja também

Antigamente, as linguagens de programação não tinham um modo tão flexível de escrever como hoje

A linguagem de programação orientada a objetos revolucionou o mundo da programação, sendo o tipo de linguagem mais utilizada na atualidade

Todo empreendedor deve estar consciente que cada funcionário é um humano, portanto deve reconhecer as tentações em alguns cenários

Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa

Máscara de sub-rede (subnet mask)

Responsável por identificar cada valor dentro de um endereço IP, como endereço da rede, endereço de sub-rede e endereço da máquina hospedeira.

Algoritmo de chave assimétrica

O algoritmo de chave assimétrica, ou algoritmo de chave pública, utiliza uma chave pública para encriptação e uma chave privada para a desencriptação.

Hub, Switch e Roteador

Se destacam o hub, switch e o roteador como dispositivos que possibilitam o estabelecimento de uma rede local. Cada dispositivo possui suas vantagens.

Autenticação Biométrica

A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.