Governança de TI

Responsável por tratar de assuntos envolvendo tecnologia da informação com o alto escalão para gerar valores na área de TI

Categoria de Estratégia

Postado em 25 fevereiro 2022

Atualizado em 07 agosto 2022

Palavras-chave: governança,ti,gestor,gestão,escandalo,planejamento,segurança

Visualizações: 1300

A digitalização trouxe um grande número de oportunidades para as empresas. A informação tecnológica é um setor essencial para a otimização de processos, trazendo mais lucros de retorno.

Porém, a informática não é algo fácil de ser entendido e gerenciado. Hardwares e softwares precisam de um certo nível de conhecimento para serem implementados de forma segura e efetiva.

Além disso, manutenção e monitoramento devem ser realizados e avaliados. A avaliação final deve ser feita por um indivíduo especialista em tecnologia e lógica do negócio.

Por essa razão, posições importantes para tomada de decisões na área de tecnologia foram criadas. O nome dado à essa nova estrutura de funcionários é governança de TI.

Antes de tudo, o que é governança?

Conceito bastante conhecido na política estadual, onde políticos apresentam idéias, avaliam projetos e discutem a direção que uma determinada sociedade deve tomar.

Porém, a expressão “governança” não é utilizado apenas na política estadual. Essa expressão também é utilizada em empresas, onde o alto escalão monitora, avalia e toma decisões que a empresa deve avançar. Nesse caso, a expressão “governança corporativa” é adotada.

O que é a governança corporativa?

A governança corporativa é um sistema que visa direcionar a empresa para um caminho de acordo com os interesses de outros grupos além do alto escalão da empresa.

Esses grupos são instituições externas, como órgãos de fiscalização, sócios e conselho de administração. Esses grupos auxiliam o alto escalão de uma empresa na tomada de decisões, monitoramento e incentivo, tendo uma grande influência corporativa. Assim, concluindo-se que a diretoria de grandes empresas não tomam decisões por si só.

O que é a governança de TI?

A governança de TI é um grupo especializado que trabalha em conjunto com o alto escalão de uma empresa, focando-se na área de tecnologia da informação na tomada de decisões e elaboração de diretrizes para servirem de base no gerenciamento da área de TI.

Qual é o objetivo da governança de TI?

O principal objetivo da governança de TI é sugerir soluções para a empresa na área de tecnologia de modo que isso gere um valor ao longo prazo.

A área de negócios não é especializada na área de TI, muitas vezes não tomando a melhor decisão em questão dos investimentos na área de tecnologia.

O papel da governança de TI é tampar essa brecha, sugerindo soluções que podem ser inovadoras para a empresa, desenvolvendo proatividade e concepções que a área de negócios jamais poderia pensar.

Origem da governança de TI

Governança de TI, ou em inglês IT Governance, foi criado em 1993, porém ganhou mais força inclusive em países como Japão em meados de 2000.

Ganhou grande atenção após escândalos envolvendo grandes empresas. Diretores do alto escalão eram incapazes de tomar as decisões certas na área de TI.

Quais são as vantagens de adotar a governança de TI na empresa?

A governança da TI é um parceiro estratégico dentro da empresa. Além de contribuir com elementos como transparência, equidade e responsabilidade corporativa, a governança de TI também pode auxiliar a empresa em outros aspectos, como:

  • adotando práticas internas e externas para proteger a segurança dos dados internos
  • melhorando a eficiência do trabalho usando tecnologias que agilizam tarefas
  • adaptando-se ao crescimento da área de tecnologia no mundo
  • trazendo inovação e soluções para empresa, gerando valores

Ter especialistas da área no alto escalão de uma empresa para tomada de decisões e elaboração de diretrizes é essencial para empresas que pretendem continuar inovando na área de tecnologia.

Como exatamente se aplica a governança de TI em uma empresa?

Hoje, existem diversos tipos de frameworks (espécie de manual de instruções) de implementação da governança de TI.

Alguns desses são:

  • ISO 20000
  • ITIL
  • COBIT

O modo de estabelecimento de diretrizes, cargos hierárquicos e normas na área de TI vai depender da situação atual da empresa. Cada empresa possui um contexto único, portanto a implementação dessa política de governança de TI vai variar de empresa para empresa.

Diferença entre governança e gestão de TI

Baseando-se em frameworks como COBIT, gerenciamento e governança de TI devem ser separados.

governança de ti

A governança é responsável por decidir as decisões baseando-se nas estratégias da empresa. Uma vez que normas e práticas são definidas dentro da governança de TI, essas informações serão passados para a gestão.

A gestão irá planejar, construir, executar e monitorar as atividades na área de tecnologia de informação, respeitando as normas e práticas passadas da governança para a gestão.

Além de elaborar normas e práticas, a governança irá monitorar e avaliar os resultados da gestão de TI, com o intuito de melhorar os resultados e os investimentos.

Conclusão

Governança de TI e gestão de TI devem ser divididos, mas conectados. Segundo frameworks como COBIT, essa prática traz melhor controle em relação a tomada de decisões devido a divisão de trabalhos.

Cada empresa possui um contexto diferente, por isso não existe um modo de implementação pronto para o uso na governança de TI.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Veja também

Ainda nos primórdios da internet discada, o maior medo de um usuário era o telefone tocar...

Esperávamos horas para baixar apenas alguns megabytes. Nessas horas, quando o telefone tocava nós fazíamos de tudo para não atender o telefone. Mas infelizmente nem sempre dava certo....

Todo empreendedor deve estar consciente que cada funcionário é um humano, portanto deve reconhecer as tentações em alguns cenários

Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa

Endereço MAC

Usado como identificador em uma rede local. Possui 48bits e mais de 280 trilhões de variações que podem ser atribuídas aos dispositivos.

Política de privacidade

A política de privacidade tem como objetivo informar ao usuário, o objetivo e o modo de tratamento dos dados pessoais coletados.

Computação forense

Ciência que restaura, coleta, analisa e apresenta informações digitais que podem servir como prova de um crime que utiliza um dispositivo digital.

Os 5 principais componentes do computador

Os 5 principais componentes do computador são a unidade de controle, unidade aritmética e lógica, memória, dispositivo de entrada e dispositivo de saída.