Computação forense

Ciência que restaura, coleta, analisa e apresenta informações digitais que podem servir como prova de um crime que utiliza um dispositivo digital.

Categoria de Tecnologia

Postado em 11 junho 2022

Atualizado em 11 junho 2022

Palavras-chave: crime,tribunal,justiça,law,forensic,forense,computação,perícia,digital,informação

Visualizações: 745



O acesso aos meios digitais, trouxe grande conveniência para os consumidores. A alta capacidade de comunicação, velocidade da divulgação de notícias e a distribuição de conteúdos educacionais são grandes exemplos disso.

Hoje, vivemos em um era digital. Chegamos ao ponto que não podemos mais viver sem dispositivos eletrônicos. Eles são o nosso meio de comunicação, informação e divulgação.

Porém, infelizmente essa conveniência pode trazer efeitos negativos se mal utilizada. Muitos crimes utilizam meios digitais como meio ou base de ataque. Criminosos se aproveitam da internet para divulgar seus crimes ou se informar como realizar uma delinquência.

A internet possibilita acesso à materiais de como cometer infrações sem deixar rastros, divulgar material ilegal de modo anônimo e ataques DDoS com objetivo de derrubar sites públicos.

Entretanto, a justiça também usou as vantagens da digitalização ao seu favor, utilizando a ciência da computação para examinar rastros de criminosos e ataques cibernéticos. O nome dessa ciência é computação forense, ou forense computacional.

O que é computação forense?

Computação forense é a utilização da ciência de computação de modo legal para restaurar, coletar e examinar evidências de atos criminosos para serem apresentados nos tribunais. Também conhecido como perícia forense, essa ciência visa em juntar qualquer evidência digital de software ou hardware que possam ser utilizadas contra ou a favor de um cidadão que responde na justiça.

Os processos da forense computacional vão muito além de apenas pesquisar históricos de conversas em aplicativos de mensagem instantâneas, fotos postadas em redes sociais e histórico de navegação em um navegador.

Por mais que o infrator apague qualquer rastro de seus crimes, é possível recuperar ou restaurar essas provas utilizando técnicas específicas de computação. A computação forense também pode identificar informações adulteradas com o intuito de esconder ou manipular provas, verificando a veracidade desses dados.

Aparelhos investigados pela forense computacional

Pelo fato do computador ser composto por vários componentes para poder funcionar, o foco principal das investigações serão hardwares que possuem capacidade de armazenamento de dados. Exemplos específicos de hardwares que podem servir de base para coleta de provas digitais são:

  • Disquete
  • CD-ROM
  • DVD
  • USB
  • Memória RAM
  • Memória SSD
  • Memória HDD

A maioria dos sistemas operacionais e sistemas de arquivos não apagam completamente dados que foram excluídos, possibilitando a recuperação dessas informações utilizando softwares de computação forense ou através de técnicas como esculpimento de arquivos.

computação forense

Investigações em outros dispositivos de armazenamento

As investigações não se limitam apenas a um hardware. Vários hardwares podem ter seus dados analisados caso haja a autorização dos proprietários.

Aplicativos que podem servir como prova em crimes

Vestígios do crime em aplicativos de comunicação usados diariamente por muitos cidadãos também é alvo investigação.

A utilização de redes sociais, aplicativos de mensagem instantânea podem servir como meio para realização de infrações. Exemplos dessas infrações são:

  • Divulgação de pornografia infantil
  • Divulgação de conteúdo violento contendo assassinato ou estupro
  • Realização de fraudes
  • Disseminação de malwares

Mesmo quando o delinquente apaga o histórico no dispositivo pessoal, as chances dos rastros desses dados continuar existindo em servidores é alta. Esses dados podem conter informações decisivas para comprovar o crime que o infrator cometeu. Exemplos dessas informações são:

Conclusão

A computação forense é a ciência que restaura, coleta, analisa e apresenta informações digitais que podem servir como prova de um crime que utiliza um dispositivo digital como meio ou objetivo de um crime.

O uso de técnicas específicas utilizadas por essa ciência pode restaurar dados que foram excluídos ou adulterados pelo delinquente, analisados judicialmente e usados para ajudar a comprovar a inocência ou culpa de um criminoso no tribunal.

Projetos práticos

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Veja também

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

O endereçamento de dispositivos na internet é automatizado graças ao DHCP

Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas

Digitalização

A digitalização é a transformação de informação analógica em dados binários, facilitando a cópia, edição e processamento desses dados.

Computação em nuvem

Computação em nuvem oferece serviços através da internet que possibilitam hospedagem de sites, armazenamento de arquivos, compartilhamento de dados, etc.

Blockchain Parte2

PoW atua como um intermediário não-humano entre os negociadores de criptomoedas. Em média, uma transação em bitcoin dura 10 minutos.

Assinatura Digital

A assinatura digital é utilizada para provar a legitimidade dos dados enviados, usando técnicas de hash e algoritmo de chave assimétrica.