Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 07 junho 2022
Atualizado em 07 junho 2022
Palavras-chave: assinatura,digital,segurança,security,hash,chave,assimetrica,assimétrica,asymmetric
Visualizações: 1174
O avanço da tecnologia trouxe grande aperfeiçoamento para a área de segurança da informação.
Hoje podemos autenticar os usuários de forma precisa, protegendo a confidencialidade e integridade dos dados transferidos através da internet.
Esse alto nível de segurança também possibilita a transferência de dados de grande importância, como transações de dinheiro, compra de produtos e gerenciamento de contratos.
Esse tipo de dado exige a autenticidade legítima no remetente para funcionar na prática. O que torna isso possível é a assinatura digital.
A assinatura digital é uma técnica usada para autentificar a legitimidade de uma mensagem. Além disso, também comprova a integridade dos dados, prevenindo adulterações de uma mensagem durante o caminho.
É utilizada em processos que necessitam de um nível a mais de segurança. Exemplos são:
Além da segurança, a assinatura digital pode ser reconhecida como uma assinatura legal se tiver de acordo com os termos determinados por lei.
A assinatura digital é criada no dispositivo do remetente, que irá anexar essa assinatura junto com os dados. Após a anexação, esses dados serão criptografados e enviados.
O destinatário recebe os dados e descriptografa com a chave pública do remetente para verificar a assinatura.
No processo de criação de uma assinatura digital, duas técnicas são combinadas:
O hash é uma técnica de criptografação unidirecional. Dado que encriptamos uma mensagem com um hash, jamais conseguiremos desencriptar essa mensagem de volta.
A chave assimétrica utiliza a chave pública do destinatário para criptografar a mensagem a ser enviada. Quando a mensagem chegar ao seu destino, o destinatário irá descriptografar a mensagem com a chave privada.
Na assinatura digital a chave assimétrica pode funcionar um pouco diferente. Ao invés de utilizar a chave pública do destinatário, o remetente utiliza a própria chave privada para criptografação.
Usando um exemplo de criptografia com chave assimétrica, temos o gráfico abaixo:
Caso o resultado seja dois hashs diferentes, a mensagem é considerada adulterada.
A assinatura digital é utilizada para provar a legitimidade dos dados enviados, usando técnicas de hash e algoritmo de chave assimétrica.
Ela traz mais segurança, principalmente em questão de integridade, comprovando que os dados não foram adulterados por terceiros durante o trajeto.
Projetos práticos
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
A linguagem de programação orientada a objetos revolucionou o mundo da programação, sendo o tipo de linguagem mais utilizada na atualidade
Os algoritmos na ciência da computação são o principal meio para o desenvolvedor poder escrever instruções para o computador, operando a sua maneira
Responsável por tratar de assuntos envolvendo tecnologia da informação com o alto escalão para gerar valores na área de TI
Spyware é um malware, que registra as atividades do usuário, podendo monitorar tudo que o foi digitado no teclado ou clicado na tela do computador.
A digitalização é a transformação de informação analógica em dados binários, facilitando a cópia, edição e processamento desses dados.
Para um sistema realizar os requerimentos mínimos de segurança, este deve estar de acordo com os três pilares da segurança de informação(CIA).