O aumento de pessoas que possuem um dispositivo digital com suporte para bluetooth criou novas oportunidades de fazer negócio.
Em meio a tantos negócios torna-se difícil se destacar entre os competidores. Porém, com técnicas inovadoras voltadas para dispositivos como o smartphone, podemos melhorar o desempenho de tarefas trazendo resultados positivos para um negócio.
O beacon foi uma dessas soluções de inovações para resolver tarefas, principalmente após smartphones terem revolucionado o ramo de computadores portáteis.
A expressão “beacon” vem do inglês, significando “farol” em português. A primeira aparição do beacon foi em 2013, lançada pela empresa apple. Por isso, ainda sendo uma grande novidade.
O que é beacon?
Beacon é um pequeno dispositivo que transmite dados por ondas de rádio entre 30 e 50 metros. Porém, dependendo da efetividade do dispositivo e do ambiente a distância de alcance pode chegar até uma distância de 100 metros.
O beacon é um dispositivo independente que pode ser instalado em qualquer local, como paredes e prateleiras. Além disso, é fácil de adquirir, podendo ser utilizado por estabelecimentos comerciais ou áreas públicas, para fornecer informações ou orientações para os usuários.
O beacon é bastante confundido com o GPS (Global Positioning System). Porém as duas tecnologias são bastante diferentes. O GPS recebe sinais de rádio enviadas por satélite, tornando possível calcular a localização atual de um dispositivo. Como o próprio nome diz, a tecnologia de GPS pode localizar um dispositivo em qualquer lugar do mundo.
Em relação a isso, o beacon é utilizado para comunicações entre dispositivos por distâncias curtas, geralmente sendo utilizado em ambientes internos como dentro de edifícios.
Em uma comunicação de dispositivos, o transmissor é o beacon e o receptor é o dispositivo pessoal com suporte para bluetooth, como o smartphone.
Quando um dispositivo receptor entra na área de alcance do beacon, este dispositivo pode receber vários tipos de informações, como promoções, notificações e avisos.
Como o beacon funciona?
Beacon utiliza o sucessor do bluetooth tradicional, o BLE. Essa tecnologia ajuda a poupar a bateria do dispositivo beacon, podendo fazer sua bateria durar até 2 anos.
A transmissão é feito por ondas de rádio que procuram dispositivos para se conectar, podendo chegar a ter um alcance de no máximo 100 metros. Porém, na maioria das vezes o alcance é menos do que 50 metros.
Um dispositivo receptor precisa estar com o bluetooth ativado para poder receber os sinais transmitidos pelo beacon. Além disso, receptor também precisa ter um aplicativo específico instalado para poder obter e visualizar as informações enviadas pelo beacon.
Seu uso é bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. A idéia é a mesma com o dispositivo beacon que tem como função fornecer informações ou orientações para o usuário.
Utilização do beacon no nosso dia a dia
O beacon tem a capacidade de transmissão de dados em lugares fechados, como locais subterrâneos ou até dentro de algum edifício. Sua comunicação eficaz traz muitos benefícios, podendo ser aplicado em mercados, lojas, hospitais e armazéns.
Infelizmente no Brasil o beacon ainda não é muito usado, mas alguns exemplos concretos que já existem no exterior são:
- Notificação de que o ônibus está chegando
- Notificação de promoção de roupa quando o cliente está passando perto da loja
- Notificação de que seu cachorro fugiu de casa, caso ele esteja equipado com um beacon
Qual é a origem e situação atual do beacon?
O dispositivo de beacon foi inventado em 2013 pelo estadunidense Nick Crocker. Seu objetivo original era ajudar os consumidores a encontrar produtos em estabelecimentos comerciais e fornecer conteúdo customizado, baseando-se na localização do dispositivo do usuário.
A tecnologia beacon é amplamente utilizada nos Estados Unidos, onde foi inventada e em outros países da América do Norte e da Europa.
Conclusão
Beacon ainda é um produto em questionamento em alguns países, sendo uma aposta para alguns investidores e inovadores.
Sua implementação não é difícil, uma vez que vários dispositivos beacons são fáceis de configurar e já podem ser adquiridos em comércios eletrônicos.