Beacon

Bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. Beacon tem como função enviar informações e orientações para dispositivos próximos.

Categoria de Tecnologia

Postado em 29 março 2022

Atualizado em 04 janeiro 2023

Palavras-chave: beacon,farol,ble,bluetooth,low,energy,baixo,alcance,gps,onda,radio,local,locais,fechado,iot,internet,thing

Visualizações: 1241

O aumento de pessoas que possuem um dispositivo digital com suporte para bluetooth criou novas oportunidades de fazer negócio.

Em meio a tantos negócios torna-se difícil se destacar entre os competidores. Porém, com técnicas inovadoras voltadas para dispositivos como o smartphone, podemos melhorar o desempenho de tarefas trazendo resultados positivos para um negócio.

O beacon foi uma dessas soluções de inovações para resolver tarefas, principalmente após smartphones terem revolucionado o ramo de computadores portáteis.

A expressão “beacon” vem do inglês, significando “farol” em português. A primeira aparição do beacon foi em 2013, lançada pela empresa apple. Por isso, ainda sendo uma grande novidade.

O que é beacon?

Beacon é um pequeno dispositivo que transmite dados por ondas de rádio entre 30 e 50 metros. Porém, dependendo da efetividade do dispositivo e do ambiente a distância de alcance pode chegar até uma distância de 100 metros.

O beacon é um dispositivo independente que pode ser instalado em qualquer local, como paredes e prateleiras. Além disso, é fácil de adquirir, podendo ser utilizado por estabelecimentos comerciais ou áreas públicas, para fornecer informações ou orientações para os usuários.

O beacon é bastante confundido com o GPS (Global Positioning System). Porém as duas tecnologias são bastante diferentes. O GPS recebe sinais de rádio enviadas por satélite, tornando possível calcular a localização atual de um dispositivo. Como o próprio nome diz, a tecnologia de GPS pode localizar um dispositivo em qualquer lugar do mundo.

Em relação a isso, o beacon é utilizado para comunicações entre dispositivos por distâncias curtas, geralmente sendo utilizado em ambientes internos como dentro de edifícios.

Em uma comunicação de dispositivos, o transmissor é o beacon e o receptor é o dispositivo pessoal com suporte para bluetooth, como o smartphone.

beacon dispositivo

Quando um dispositivo receptor entra na área de alcance do beacon, este dispositivo pode receber vários tipos de informações, como promoções, notificações e avisos.

Como o beacon funciona?

Beacon utiliza o sucessor do bluetooth tradicional, o BLE. Essa tecnologia ajuda a poupar a bateria do dispositivo beacon, podendo fazer sua bateria durar até 2 anos.

A transmissão é feito por ondas de rádio que procuram dispositivos para se conectar, podendo chegar a ter um alcance de no máximo 100 metros. Porém, na maioria das vezes o alcance é menos do que 50 metros.

Um dispositivo receptor precisa estar com o bluetooth ativado para poder receber os sinais transmitidos pelo beacon. Além disso, receptor também precisa ter um aplicativo específico instalado para poder obter e visualizar as informações enviadas pelo beacon.

Seu uso é bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. A idéia é a mesma com o dispositivo beacon que tem como função fornecer informações ou orientações para o usuário.

Utilização do beacon no nosso dia a dia

O beacon tem a capacidade de transmissão de dados em lugares fechados, como locais subterrâneos ou até dentro de algum edifício. Sua comunicação eficaz traz muitos benefícios, podendo ser aplicado em mercados, lojas, hospitais e armazéns.

Infelizmente no Brasil o beacon ainda não é muito usado, mas alguns exemplos concretos que já existem no exterior são:

  • Notificação de que o ônibus está chegando
  • Notificação de promoção de roupa quando o cliente está passando perto da loja
  • Notificação de que seu cachorro fugiu de casa, caso ele esteja equipado com um beacon

Qual é a origem e situação atual do beacon?

O dispositivo de beacon foi inventado em 2013 pelo estadunidense Nick Crocker. Seu objetivo original era ajudar os consumidores a encontrar produtos em estabelecimentos comerciais e fornecer conteúdo customizado, baseando-se na localização do dispositivo do usuário.

A tecnologia beacon é amplamente utilizada nos Estados Unidos, onde foi inventada e em outros países da América do Norte e da Europa.

Conclusão

Beacon ainda é um produto em questionamento em alguns países, sendo uma aposta para alguns investidores e inovadores.

Sua implementação não é difícil, uma vez que vários dispositivos beacons são fáceis de configurar e já podem ser adquiridos em comércios eletrônicos.

Projetos práticos

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Veja também

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

Os bancos estão sendo substituídos pelos robôs em transações online

As criptomoedas mudaram totalmente o modo das pessoas pensarem. Usar robôs para autentificar transações online, custa muito menos comparado com os bancos em relação às taxas...

BLE Bluetooth Low Energy

BLE é uma sigla para Bluetooth Low Energy, é um Bluetooth com baixo consumo de energia.Nos referimos ao bluetooth antes do BLE como bluetooth clássico.

Pacote de dados

Unidades contendo informação de um arquivo que é enviado de um nó para o outro através da internet. Quando juntadas formam um arquivo.

Tipos de serviços de servidor

Práticas como hospedagem de sites ou negócios online necessitam de servidores conectados à internet para permitir o acesso externo ao conteúdo.

Endereço MAC

Usado como identificador em uma rede local. Possui 48bits e mais de 280 trilhões de variações que podem ser atribuídas aos dispositivos.