Beacon

Bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. Beacon tem como função enviar informações e orientações para dispositivos próximos.

Categoria de Tecnologia

Postado em 29 março 2022

Atualizado em 04 janeiro 2023

Palavras-chave: beacon,farol,ble,bluetooth,low,energy,baixo,alcance,gps,onda,radio,local,locais,fechado,iot,internet,thing

Visualizações: 1919

O aumento de pessoas que possuem um dispositivo digital com suporte para bluetooth criou novas oportunidades de fazer negócio.

Em meio a tantos negócios torna-se difícil se destacar entre os competidores. Porém, com técnicas inovadoras voltadas para dispositivos como o smartphone, podemos melhorar o desempenho de tarefas trazendo resultados positivos para um negócio.

O beacon foi uma dessas soluções de inovações para resolver tarefas, principalmente após smartphones terem revolucionado o ramo de computadores portáteis.

A expressão “beacon” vem do inglês, significando “farol” em português. A primeira aparição do beacon foi em 2013, lançada pela empresa apple. Por isso, ainda sendo uma grande novidade.

O que é beacon?

Beacon é um pequeno dispositivo que transmite dados por ondas de rádio entre 30 e 50 metros. Porém, dependendo da efetividade do dispositivo e do ambiente a distância de alcance pode chegar até uma distância de 100 metros.

O beacon é um dispositivo independente que pode ser instalado em qualquer local, como paredes e prateleiras. Além disso, é fácil de adquirir, podendo ser utilizado por estabelecimentos comerciais ou áreas públicas, para fornecer informações ou orientações para os usuários.

O beacon é bastante confundido com o GPS (Global Positioning System). Porém as duas tecnologias são bastante diferentes. O GPS recebe sinais de rádio enviadas por satélite, tornando possível calcular a localização atual de um dispositivo. Como o próprio nome diz, a tecnologia de GPS pode localizar um dispositivo em qualquer lugar do mundo.

Em relação a isso, o beacon é utilizado para comunicações entre dispositivos por distâncias curtas, geralmente sendo utilizado em ambientes internos como dentro de edifícios.

Em uma comunicação de dispositivos, o transmissor é o beacon e o receptor é o dispositivo pessoal com suporte para bluetooth, como o smartphone.

beacon dispositivo

Quando um dispositivo receptor entra na área de alcance do beacon, este dispositivo pode receber vários tipos de informações, como promoções, notificações e avisos.

Como o beacon funciona?

Beacon utiliza o sucessor do bluetooth tradicional, o BLE. Essa tecnologia ajuda a poupar a bateria do dispositivo beacon, podendo fazer sua bateria durar até 2 anos.

A transmissão é feito por ondas de rádio que procuram dispositivos para se conectar, podendo chegar a ter um alcance de no máximo 100 metros. Porém, na maioria das vezes o alcance é menos do que 50 metros.

Um dispositivo receptor precisa estar com o bluetooth ativado para poder receber os sinais transmitidos pelo beacon. Além disso, receptor também precisa ter um aplicativo específico instalado para poder obter e visualizar as informações enviadas pelo beacon.

Seu uso é bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. A idéia é a mesma com o dispositivo beacon que tem como função fornecer informações ou orientações para o usuário.

Utilização do beacon no nosso dia a dia

O beacon tem a capacidade de transmissão de dados em lugares fechados, como locais subterrâneos ou até dentro de algum edifício. Sua comunicação eficaz traz muitos benefícios, podendo ser aplicado em mercados, lojas, hospitais e armazéns.

Infelizmente no Brasil o beacon ainda não é muito usado, mas alguns exemplos concretos que já existem no exterior são:

  • Notificação de que o ônibus está chegando
  • Notificação de promoção de roupa quando o cliente está passando perto da loja
  • Notificação de que seu cachorro fugiu de casa, caso ele esteja equipado com um beacon

Qual é a origem e situação atual do beacon?

O dispositivo de beacon foi inventado em 2013 pelo estadunidense Nick Crocker. Seu objetivo original era ajudar os consumidores a encontrar produtos em estabelecimentos comerciais e fornecer conteúdo customizado, baseando-se na localização do dispositivo do usuário.

A tecnologia beacon é amplamente utilizada nos Estados Unidos, onde foi inventada e em outros países da América do Norte e da Europa.

Conclusão

Beacon ainda é um produto em questionamento em alguns países, sendo uma aposta para alguns investidores e inovadores.

Sua implementação não é difícil, uma vez que vários dispositivos beacons são fáceis de configurar e já podem ser adquiridos em comércios eletrônicos.

Projetos práticos

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Veja também

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

Pessoas sem um endereço não podem utilizar os correios. Dispositivos sem um endereço não podem acessar a internet.

Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet

Websockets

Protocolo que atua sobre o protocolo HTTP para múltiplas transferências de dados com uma única conexão com o intuito enviar e receber dados em tempo real.

Princípio aberto fechado - Open-Closed Principle

O código deve estar aberto para extensões e fechado para modificações. Podemos mudar o comportamento de uma classe adicionando mais código.

Link dedicado

Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.

Aquisição verde

Seus objetivos são bem parecidos com os do CSR (Responsabilidade social corporativa), que visam em contribuir com a sociedade de alguma forma.