PPM Product Portfolio Management

Em português, gestão de portofólio de produto. É uma estratégia de análise utilizada para a distribuição de recursos para um produto ou serviço.

Categoria de Estratégia

Postado em 24 fevereiro 2022

Atualizado em 06 agosto 2022

Visualizações: 716

O análise de produtos e serviços de negócios devem ser realizados frequentemente, para conduzir o empreendedor ao sucesso.

Elaborar essa análise pode ser algo muito difícil, pois elementos decisivos podem estar faltando, não trazendo os resultados esperados.

O PPM é uma técnica de estratégia que auxilia no análise de investimentos a serem aplicados.

O que é PPM?

PPM é uma sigla para product portfolio management, em português: gestão de portfólio de projetos.

PPM é uma estratégia utilizada para analisar a distribuição de investimentos para um determinado produto ou serviço, no qual tem seus dados avaliados a partir da taxa de crescimento e participação relativa (quota) no mercado.

ppm gestão de portofólio de produto

Podemos observar no gráfico acima, 2 eixos, cada um representando uma medida. O eixo na vertical representa o crescimento no mercado. O eixo na horizontal representa a participação relativa no mercado.

Quais são as vantagens da gestão de portfólio de produtos?

Ajuda a criar um padrão de análise de quais são os projetos prioritários da empresa, conduzindo a tomada de decisões de forma mais precisa e compensadora.

Classificando os produtos e serviços auxilia na organização de investimentos, identificando desperdício de recursos e perda de oportunidade em alguns casos.

Como implementar a gestão de portfólio de produtos?

A gestão de portfólio de produtos se baseia em fatores como:

  • Consumo do produto no passado (incluindo rivais)
  • Consumo do produto no mercado atual (incluindo rivais)
  • Previsão do consumo no futuro (incluindo rivais)

Comparando os dados acima é possível obter informações como crescimento e participação no mercado.

Uma vez que esses dados são obtidos, a classificação pode ser realizada.

Como classificar os produtos na gestão de portfólio de produtos?

Se olharmos o gráfico, podemos perceber que existem 4 classificações: estrela (Star), em questionamento (Problem child), vaca leiteira (Cash cow) e abacaxi (Dog).

Cada classificação requer medidas diferentes.

Estrela (Star)

Um produto estrela se encontra na esquerda em cima, possui alta participação relativa e alto nível de crescimento no mercado. Por ter alta participação relativa no mercado, também há uma grande competição. Um produto star gera altos lucros. Devemos investir constantemente num produto star, para não perder para os rivais no mercado.

Em questionamento (Problem child)

Um produto que se encontra na direita em cima, possui baixo índice de participação relativa no mercado, portanto não gerando muito lucro. Porém possui alta taxa de crescimento no mercado, podendo no futuro virar um produto star.

Vaca leiteira (Cash cow)

Situado na esquerda em baixo, um produto classificado como vaca leiteira tem bastante participação relativa e baixo crescimento no mercado. Um produto com baixa taxa de crescimento resulta em poucos rivais. Não há muita competição e não necessita muito investimento. Graças ao alto nível de participação relativa no mercado, possui um lucro estável.

Abacaxi (Dog)

Um produto abacaxi fica situado em baixo, na direita. Tem baixa taxa de crescimento e pouca participação relativa no mercado. É necessário reavaliar os investimentos desnecessários no produto abacaxi. Esses investimentos considerados desnecessários que estarão de sobra, devem ser reaplicados em um produto star.

Blue Ocean (Oceano Azul)

Blue Ocean é uma estratégia na qual você cria uma nova área no mercado, totalmente inexplorada. Isso significa, sem nenhum rival até o momento.
Antônimo de blue ocean: Red Ocean. Red Ocean é usado para expressar um mercado infinitamente cheio de rivais, ou seja, mercado com altíssimos índices de competição.

Conclusão

PPM é usado para analisar estrategicamente a distribuição de investimentos de seu produto ou serviço. É necessário se especializar no mercado que você compete e sempre estar de olho na quota e no crescimento do mercado que você compete.