Ativação de produto

O código de ativação de softwares tem como objetivo prevenir a pirataria e revenda de produtos sem o conhecimento e autorização do autor.

Categoria de Tecnologia

Postado em 21 outubro 2022

Atualizado em 21 outubro 2022

Palavras-chave: activation,ativação,produto,software,pirataria,prevenção,autorização,revenda,criptografia,tecnologia

Visualizações: 1280



O desenvolvimento e a venda de produtos digitais tem se tornado um mercado mais atrativo para desenvolvedores e compradores. Porém, também abre brechas para a pirataria e revenda desses produtos de forma ilegal.

Uma vez que crimes de pirataria muitas vezes não podem ser controlados de modo eficiente, os desenvolvedores de software passaram a utilizar um novo método de proteção aos seus produtos, implementando a tecnologia de ativação.

O que é ativação de um produto?

A ativação de um produto ou ativação de software é um processo de licenciamento. Geralmente, a ativação acontece através de um código único que o usuário digita no computador ao executar o produto. Uma vez que o código é inserido e enviado através da internet, a solicitação de ativação do produto chega aos servidores dos desenvolvedores do produto, onde será validado. Caso não haja problemas, os servidores retornarão uma resposta de ativação, caso contrário, a ativação não será efetuada com sucesso.

A validação do código dentro dos servidores dos criadores pode envolver vários algoritmos complexos de criptografia. Quais algoritmos implementar, cabe aos responsáveis decidir. Não há uma regra clara de implementação, desde que haja integridade, disponibilidade e confidencialidade.

Métodos como registrar o endereço MAC da máquina do usuário e o código de ativação no banco de dados da empresa, para evitar a reutilização do código em máquinas diferentes é bastante utilizado. Outro método bastante frequente é gerar códigos de ativação semi-prontos no banco de dados da empresa para verificar a existência e a legitimidade do código de ativação. Assim como gerenciar o número de máquinas por código de ativação, analisando quantas máquinas estão compartilhando o mesmo código. Enfim, existem incontáveis variações de métodos adotados pelos desenvolvedores.

A ativação não acontece apenas de modo remoto, pela internet. Existem métodos de ativação offline, sem a presença de internet. Esses métodos geralmente usam CDs ou outros tipos de materiais físicos que contém o algoritmo de ativação.

ativação de produto

Pra que serve a ativação de um produto?

O principal papel da ativação de produtos é combater a pirataria. Cópia de softwares para a revenda desses produtos já foi um problema alguns anos atrás. Recentemente, as leis de direitos autorais se tornaram mais rigorosas, porém isso não previne a pirataria de produtos digitais.

O que acontece se não ativar o produto?

Um produto não ativado pode ser executado, mas não utilizado. Suas funções serão bloqueadas, impedindo a utilização não autorizada do usuário.

Existem produtos que liberam uma porção das funções do software gratuitamente, fazendo com que o usuário teste e avalie o programa antes de comprar-lo inteiramente. Outros produtos usam outras estratégias como marca da água ou exibição de constantes propagandas.

Conclusão

O código de ativação de softwares tem como objetivo prevenir a pirataria e revenda de produtos sem o conhecimento e autorização do autor.

O usuário usa um código de ativação, geralmente recebido na hora da compra do produto. Em seguida, irá solicitar a ativação do produto de modo remoto, digitando o código no computador após executar o software.

Projetos práticos

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Veja também

O DNS torna a interface do navegador mais amigável aos usuários

Antes de podermos visualizar o site, o endereço que digitamos na barra de endereço do nosso navegador passa por várias etapas, para só então podermos visualizar o site pela primeira vez...

O endereçamento de dispositivos na internet é automatizado graças ao DHCP

Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas

RPA Automação robótica de processos

Automatiza tarefas repetitivas no lugar de humanos, podendo ser integradas com os softwares e serviços que são utilizados para a realização de tarefas.

ESNI Indicação de nome de servidor criptografado

Versão criptografada do protocolo SNI. O SNI é usado para gerenciar múltiplos certificados TLS de sites em um único servidor.

Matriz de Ansoff

Matriz de Ansoff em português é uma estratégia de crescimento da empresa no mercado. Ansoff é o sobrenome de um russo-americano, Igor Ansoff.

CPU Unidade central de processamento

O CPU é considerado o cérebro do computador, responsável por tarefas como gerenciar instruções de dispositivos de entrada e fazer cálculos.