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Categoria de Programação
Postado em 16 agosto 2022
Atualizado em 16 agosto 2022
Palavras-chave: programacao,programming,tecnologia,object,orientes,language
Visualizações: 1772
As linguagens de programação estão em constante desenvolvimento. Conforme a versão aumenta, novas funcionalidades vão sendo adicionadas e outras funcionalidades vão sendo depreciadas, com o intuito de trazer mais conveniência aos programadores.
Cerca de 50 anos atrás, as linguagens de programação eram bastante simples e não possuíam tantas possibilidades como hoje. Por exemplo, a programação procedural era um modo bastante utilizado. Onde as funções eram definidas no topo do documento e os processos de invocação dos métodos envolvendo variáveis globais eram escritos na parte de baixo do documento.
Essas práticas não eram muito satisfatórias em alguns casos, por isso a linguagem orientada a objetos teve grande sucesso quando publicada.
Muitas vezes abreviada como “OOP”, a programação orientada a objetos vem do inglês: Object-oriented programming.
A linguagem orientada a objetos é um modo de escrita centrada no uso de objetos para programação. Esses objetos podem representar qualquer coisa, dependendo do contexto do programa que está em desenvolvimento.
Por exemplo, se um programa voltado à feiras e legumes está sendo desenvolvido, é bastante comum a nomeação de objetos com nomes como “fruta”, “legume”, “vendedor” e “cliente”.
A OOP possibilitou uma escrita mais relacionada com a vida real, dando mais facilidade na interpretação do contexto de um programa. Isso permitiu que um código mais atrelado com a lógica na vida real pudesse ser implementado.
Além disso, outras novidades também foram adicionadas:
A herança permite um objeto estender outro objeto, herdando variáveis e métodos da classe parente.
No exemplo acima, o carro e o ônibus herdam o comportamento da classe parente, que é correr.
class Veiculo {
public function correr(): void {
//correr
}
}
class Carro extends Veiculo {
// Não há necessidade de redeclarar o método herdado
}
Encapsulamento é uma expressão utilizada para descrever a habilidade de um objeto em possuir métodos e variáveis em uma só unidade.
Além disso, o acesso a variáveis e métodos podem ser restritos, impossibilitando o acesso externo.
class Cachorro {
// Variáveis privadas não podem ser alteradas externamente (encapsulamento)
private $velocidadeMaxima = 30;
private $velocidadeAtual = 0;
private $aceleracao = 5;
public function correr(): void {
while($this->velocidadeAtual <= $this->velocidadeMaxima) {
$this->velocidadeAtual += $this->aceleracao;
}
}
}
Polimorfismo é a habilidade de um objeto que possui um parente mudar o seu comportamento, ou seja, sobrescrever métodos ou variáveis herdadas do objeto parente.
No exemplo acima, era declarado que qualquer animal vive na selva. Porém, nos objetos que estendem a classe “Animal”, esse comportamento foi substituído.
class Animal {
public function comportamento(): string {
return "vive na selva";
}
}
class Pato extends Animal {
// Polimorfismo
public function comportamento(): string {
return "anda sobre as águas";
}
}
Obriga a classe derivada a implementar comportamentos que ainda não foram implementados na classe base.
No exemplo acima, a bicicleta sozinha não possui nenhuma função. Porém, quando a classe derivada herda a classe parente a implementação é feita, no caso acima “andar de bicicleta”.
abstract class Ciclista {
abstract public function andarDeBicicleta();
}
class Amador extends Ciclista {
// A classe Amador é obrigada a implementar o método abaixo
public function andarDeBicicleta() {
// implementação
}
}
A programação orientada a objetos possui um contexto bastante semelhante com a vida real, facilitando a sua implementação e interpretação.
Além disso, novidades como polimorfismo, abstração, encapsulamento e herança inovaram o modo de desenvolver programas.
Projetos práticos
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
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Ao ser aplicado permite que os detalhes passem a depender de abstrações, respeitando a direção da regra de dependências.
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