Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 06 setembro 2022
Atualizado em 06 setembro 2022
Palavras-chave: aprendizagem,profunda,adaptativa,learning,estudo,tecnologia
Visualizações: 1527
A tecnologia tem estado bastante presente no campo de ensino nos últimos anos. Plataformas que antes só serviam para entretenimento tornaram-se meios de aprendizagem, como é o caso da plataforma youtube. Isso inovou o modo de transmitir conhecimento entre as pessoas, além de abrir portas para novas oportunidades de empreendimento.
O youtube pode ser uma excelente ferramenta de aprendizado, porém não é uma ferramenta focada apenas no ensino. Enxergando as possibilidades que podem ser alcançadas, muitas empresas começaram a investir no desenvolvimento de softwares com o aprendizado como foco principal.
Tecnologias recentes como inteligência artificial trazem muitas possibilidades para a criação de sistemas eficientes, fazendo com que a máquina aprenda a exibir o conteúdo que o usuário deve aprender. A aprendizagem adaptativa é um exemplo inovador de sistema para educadores e estudantes.
Esse conceito vem do inglês “adaptive learning”.
A aprendizagem adaptativa é um método de ensino digital que usa algoritmos para criar um sistema amigável de aprendizagem para estudantes.
Esse método de ensino atende os estudantes dentro de sua capacidade e conhecimento atuais, baseando-se nos acertos e erros do indivíduo. Conforme o estudante vai evoluindo, o algoritmo da aprendizagem adaptativa vai ajustando o nível de dificuldade automaticamente, sempre focando em manter o nível adequado.
Os modos de ensino adotados e outras funcionalidades como por exemplo ranking entre estudantes, pode variar dependendo do serviço utilizado, assim como a qualidade e precisão do algoritmo em relação ao conteúdo também podem variar. Tecnologias inovadoras como inteligência artificial também podem ser implementados para melhorar a precisão do serviço de aprendizagem.
A aprendizagem adaptativa é um serviço de inovação aberta, podendo abranger especialistas de educação, tecnologia, ciência e psicologia no seu desenvolvimento. Esse método não se limita apenas a pessoas individuais, podendo ter grupos de aprendizagem contendo pessoas de uma mesma sala de aula ou indivíduos com o mesmo propósito e também possuindo usuários com permissões superiores como professores para monitorar o ensino e controlar o conteúdo de um determinado grupo.
Serviços de aprendizagem adaptativa são apenas alternativas complementares de ensino. Atividades como debates ou aprendizagem comportamental são elementos que ainda não podem ser ensinados através de um serviço digital.
A aprendizagem adaptativa pode focar em cada estudante individualmente, ensinando o conteúdo de um modo específico voltado especialmente para o usuário.
Esses serviços podem ser adotados nas escolas, possuindo funcionalidades como monitoramento de resultados dos alunos, auxiliando professores em certos aspectos de ensino.
O modo tradicional adotado nas escolas depende muito do professor. Alguns alunos podem encontrar certas dificuldades no decorrer do conteúdo, podendo se perder no meio do caminho.
A aprendizagem adaptativa possibilita as seguintes atividades:
Serviços de aprendizagem disponibilizados hoje em dia, misturam outros métodos para estimular o ensino, como estudar enquanto joga ou implementando sistema de ranking.
A aprendizagem adaptativa é um método de ensino digital que ajusta o nível de dificuldade conforme a capacidade e conhecimento do indivíduo.
Esse método ainda está em constante evolução, uma vez que novidades no campo de tecnologia surgem, elas podem ser implementadas nesse serviço de aprendizagem.
Projetos práticos
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.
Phishing tem esse nome pois a vítima se torna só mais um peixe na rede. Ter conhecimento de phishing é o melhor jeito de evitar ser um desses peixes
A digitalização é a transformação de informação analógica em dados binários, facilitando a cópia, edição e processamento desses dados.
Documentos com especificações técnicas sobre as tecnologias da internet que são usados para a implementação de novas tecnologias e padronização.
O algoritmo é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.
Alterna as frequências de transmissão para melhorar o desempenho da comunicação entre os dispositivos, podendo atuar efetivamente em diversos ambientes.