Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 06 setembro 2022
Atualizado em 06 setembro 2022
Palavras-chave: aprendizagem,profunda,adaptativa,learning,estudo,tecnologia
Visualizações: 1333
A tecnologia tem estado bastante presente no campo de ensino nos últimos anos. Plataformas que antes só serviam para entretenimento tornaram-se meios de aprendizagem, como é o caso da plataforma youtube. Isso inovou o modo de transmitir conhecimento entre as pessoas, além de abrir portas para novas oportunidades de empreendimento.
O youtube pode ser uma excelente ferramenta de aprendizado, porém não é uma ferramenta focada apenas no ensino. Enxergando as possibilidades que podem ser alcançadas, muitas empresas começaram a investir no desenvolvimento de softwares com o aprendizado como foco principal.
Tecnologias recentes como inteligência artificial trazem muitas possibilidades para a criação de sistemas eficientes, fazendo com que a máquina aprenda a exibir o conteúdo que o usuário deve aprender. A aprendizagem adaptativa é um exemplo inovador de sistema para educadores e estudantes.
Esse conceito vem do inglês “adaptive learning”.
A aprendizagem adaptativa é um método de ensino digital que usa algoritmos para criar um sistema amigável de aprendizagem para estudantes.
Esse método de ensino atende os estudantes dentro de sua capacidade e conhecimento atuais, baseando-se nos acertos e erros do indivíduo. Conforme o estudante vai evoluindo, o algoritmo da aprendizagem adaptativa vai ajustando o nível de dificuldade automaticamente, sempre focando em manter o nível adequado.
Os modos de ensino adotados e outras funcionalidades como por exemplo ranking entre estudantes, pode variar dependendo do serviço utilizado, assim como a qualidade e precisão do algoritmo em relação ao conteúdo também podem variar. Tecnologias inovadoras como inteligência artificial também podem ser implementados para melhorar a precisão do serviço de aprendizagem.
A aprendizagem adaptativa é um serviço de inovação aberta, podendo abranger especialistas de educação, tecnologia, ciência e psicologia no seu desenvolvimento. Esse método não se limita apenas a pessoas individuais, podendo ter grupos de aprendizagem contendo pessoas de uma mesma sala de aula ou indivíduos com o mesmo propósito e também possuindo usuários com permissões superiores como professores para monitorar o ensino e controlar o conteúdo de um determinado grupo.
Serviços de aprendizagem adaptativa são apenas alternativas complementares de ensino. Atividades como debates ou aprendizagem comportamental são elementos que ainda não podem ser ensinados através de um serviço digital.
A aprendizagem adaptativa pode focar em cada estudante individualmente, ensinando o conteúdo de um modo específico voltado especialmente para o usuário.
Esses serviços podem ser adotados nas escolas, possuindo funcionalidades como monitoramento de resultados dos alunos, auxiliando professores em certos aspectos de ensino.
O modo tradicional adotado nas escolas depende muito do professor. Alguns alunos podem encontrar certas dificuldades no decorrer do conteúdo, podendo se perder no meio do caminho.
A aprendizagem adaptativa possibilita as seguintes atividades:
Serviços de aprendizagem disponibilizados hoje em dia, misturam outros métodos para estimular o ensino, como estudar enquanto joga ou implementando sistema de ranking.
A aprendizagem adaptativa é um método de ensino digital que ajusta o nível de dificuldade conforme a capacidade e conhecimento do indivíduo.
Esse método ainda está em constante evolução, uma vez que novidades no campo de tecnologia surgem, elas podem ser implementadas nesse serviço de aprendizagem.
Projetos práticos
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Esperávamos horas para baixar apenas alguns megabytes. Nessas horas, quando o telefone tocava nós fazíamos de tudo para não atender o telefone. Mas infelizmente nem sempre dava certo....
Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas
Alterna as frequências de transmissão para melhorar o desempenho da comunicação entre os dispositivos, podendo atuar efetivamente em diversos ambientes.
A programação orientada a objetos possui um contexto bastante semelhante com a vida real, facilitando a sua implementação e interpretação.
O CPU é considerado o cérebro do computador, responsável por tarefas como gerenciar instruções de dispositivos de entrada e fazer cálculos.
A autenticação biométrica é o uso de tecnologias que conseguem captar traços e comportamentos únicos de indivíduos para a autenticação.