FS Sistema de arquivos

O sistema de arquivos gerencia o armazenamento de arquivos na memória física e a exibição desses mesmos na interface do usuário (GUI).

Categoria de Tecnologia

Postado em 28 junho 2022

Atualizado em 04 julho 2022

Palavras-chave: sistema,operacional,os,windows,mac,ios,android,black,berry,fs,arquivo,diretório

Visualizações: 2082

A interface gráfica do usuário (GUI) tem uma grande importância na interação do usuário com o dispositivo. Seja por clique, toque ou digitação, essa interface irá permitir que o usuário realize as suas atividades de uma forma extremamente amigável. A expressão “interface amigável” é usada para descrever um desktop de fácil utilidade para execução das atividades, partindo do ponto de vista do cliente.

Essa interface é disponibilizada pelo sistema operacional da máquina. O sistema operacional (OS) é o responsável pelo gerenciamento de periféricos de entrada e saída, levando as instruções do usuário até os hardwares que irão processar essas informações.

O sistema operacional também oferece um sistema de arquivos. Esse sistema de arquivos é um software de gerenciamento que torna a interface do usuário ainda mais amigável.

O que é o sistema de arquivos (FS)?

O sistema de arquivos (FS), ou sistema de ficheiros é um software que gerencia e exibi os arquivos e diretórios na interface do dispositivo. Esses arquivos ou diretórios são armazenados na memória secundária e serão exibidos pelo FS quando solicitado pelo usuário.

sistema de arquivos

A estrutura dos diretórios (hierarquia) também é gerenciado pelo FS, que endereça os dados na memória secundária de forma que fiquem disponíveis quando necessários.

Além do gerenciamento de diretórios, o FS também gerencia os arquivos. Todo arquivo armazenado possui um tamanho diferente, podendo ocupar um espaço variado na memória física.

A recuperação de arquivos excluídos também é responsabilidade do sistema de arquivos, que irá indexar ou reindexar o endereço de cada arquivo em situações como exclusão, cópia ou movimentação de arquivos.

O FS também é utilizado em acesso de máquinas remotas. Quando acessamos sites na internet, na maioria das vezes estaremos acessando os arquivos armazenados em diretórios de outros computadores em algum lugar do mundo.

Como seria a interface do usuário sem um sistema de arquivos?

Sem um sistema de arquivos, o dispositivo iria armazenar todos os arquivos em um mesmo amontoado de dados, dificultando saber qual porção desse amontoado seria cada arquivo. Isso traria grandes problemas na identificação de objetos armazenados, prejudicando a experiência do usuário de múltiplas formas.

Origem do termo sistema de arquivos

Os livros na biblioteca são divididos por categorias e ordenados por alfabeto, isso facilita localizar o livro desejado. Nos escritórios, os documentos físicos geralmente são armazenados da mesma forma, com o intuito de manter organização e diminuir o desperdício de tempo na procura.

O sistema de arquivos na informática com o mesmo objetivo, possibilitou essa mesma organização de forma customizável e de fácil manuseamento.

O que é o caminho (path) no FS?

O caminho é a localização única de algum diretório ou arquivo, situado em alguma parte do sistema de arquivos. Um arquivo com o mesmo nome e extensão não pode compartilhar a mesma localização com outro arquivo.

Arquivos
Arquivo 1
Arquivos
Arquivo 1
Arquivo 2
Diretório raiz
Diretório 1
Diretório 2
Subdiretório 1
Subdiretório 2
Subdiretório 3

Para localizar um documento é necessário ter um diretório de referência. Esse diretório de referência pode ser o diretório raiz ou o diretório atual (diretório corrente ou current directory), onde o usuário se encontra.

Existem dois tipos de caminhos:

  • Caminho absoluto (absolute path)
  • Caminho relativo (relative path)

O que é o caminho absoluto (absolute path) e como funciona?

Caminho que utiliza o diretório raiz como referência.

No exemplo acima, o caminho absoluto do “Arquivo 2” será o seguinte:

Diretório raiz/Diretório 1/Arquivo 2

Quando usamos o diretório raiz como referência de localização de um arquivo ou diretório, nossa atual localização não irá mudar o caminho.

O que é o caminho relativo (relative path) e como funciona?

Utiliza a nossa localização atual para localizar um arquivo ou diretório.

Caso estejamos no “Diretório 2” e queremos localizar o “Subdiretório 3”, precisamos do seguinte caminho:

../../Diretório 1/Arquivo 2

Os dois pontos no caminho acima simbolizam um diretório atrás, nesse caso retornando ao diretório raiz.

O diretório corrente como referência de localização de um arquivo ou diretório relativo, pode afetar o nosso caminho.

Conclusão

O sistema de arquivos gerencia o armazenamento de arquivos na memória física e a exibição desses mesmos na interface do usuário (GUI).

Torna possível a divisão hierárquica de diretórios, trazendo uma melhor organização de arquivos e experiência para o usuário.

Disponibilizado pelo sistema operacional, o sistema de arquivos tem um papel fundamental com componentes de armazenamento, cuidando de tarefas como criação, edição, cópia e exclusão de arquivos e diretórios.

Projetos práticos

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Veja também

Pessoas sem um endereço não podem utilizar os correios. Dispositivos sem um endereço não podem acessar a internet.

Quando nos conectamos à internet, nós recebemos um endereço IP. O endereço IP é o nosso endereço virtual que vai servir como localização para a transferência de dados na internet

Nunca se sabe quando tem alguém nos espionando no nosso computador

Um computador conectado à internet está exposto a diversos perigos. O spyware é um deles e é esse malware responsável por roubar contas de redes sociais.

Política de privacidade

A política de privacidade tem como objetivo informar ao usuário, o objetivo e o modo de tratamento dos dados pessoais coletados.

Direitos autorais

Os direitos autorais são garantidos para qualquer obra intelectual originadas do estado de espírito do autor ainda mesmo no período de desenvolvimento.

Memória de computador

O computador possui memória primária e memória auxiliar, ambos possuem finalidades específicas como armazenamento de dados temporários ou permanentes.

Framebuffer

Conjunto de dados armazenados temporariamente na placa de vídeo em forma de matriz. Esses dados serão usados para exibir os frames na tela do monitor.