Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 28 junho 2022
Atualizado em 04 julho 2022
Palavras-chave: sistema,operacional,os,windows,mac,ios,android,black,berry,fs,arquivo,diretório
Visualizações: 1981
A interface gráfica do usuário (GUI) tem uma grande importância na interação do usuário com o dispositivo. Seja por clique, toque ou digitação, essa interface irá permitir que o usuário realize as suas atividades de uma forma extremamente amigável. A expressão “interface amigável” é usada para descrever um desktop de fácil utilidade para execução das atividades, partindo do ponto de vista do cliente.
Essa interface é disponibilizada pelo sistema operacional da máquina. O sistema operacional (OS) é o responsável pelo gerenciamento de periféricos de entrada e saída, levando as instruções do usuário até os hardwares que irão processar essas informações.
O sistema operacional também oferece um sistema de arquivos. Esse sistema de arquivos é um software de gerenciamento que torna a interface do usuário ainda mais amigável.
O sistema de arquivos (FS), ou sistema de ficheiros é um software que gerencia e exibi os arquivos e diretórios na interface do dispositivo. Esses arquivos ou diretórios são armazenados na memória secundária e serão exibidos pelo FS quando solicitado pelo usuário.
A estrutura dos diretórios (hierarquia) também é gerenciado pelo FS, que endereça os dados na memória secundária de forma que fiquem disponíveis quando necessários.
Além do gerenciamento de diretórios, o FS também gerencia os arquivos. Todo arquivo armazenado possui um tamanho diferente, podendo ocupar um espaço variado na memória física.
A recuperação de arquivos excluídos também é responsabilidade do sistema de arquivos, que irá indexar ou reindexar o endereço de cada arquivo em situações como exclusão, cópia ou movimentação de arquivos.
O FS também é utilizado em acesso de máquinas remotas. Quando acessamos sites na internet, na maioria das vezes estaremos acessando os arquivos armazenados em diretórios de outros computadores em algum lugar do mundo.
Sem um sistema de arquivos, o dispositivo iria armazenar todos os arquivos em um mesmo amontoado de dados, dificultando saber qual porção desse amontoado seria cada arquivo. Isso traria grandes problemas na identificação de objetos armazenados, prejudicando a experiência do usuário de múltiplas formas.
Os livros na biblioteca são divididos por categorias e ordenados por alfabeto, isso facilita localizar o livro desejado. Nos escritórios, os documentos físicos geralmente são armazenados da mesma forma, com o intuito de manter organização e diminuir o desperdício de tempo na procura.
O sistema de arquivos na informática com o mesmo objetivo, possibilitou essa mesma organização de forma customizável e de fácil manuseamento.
O caminho é a localização única de algum diretório ou arquivo, situado em alguma parte do sistema de arquivos. Um arquivo com o mesmo nome e extensão não pode compartilhar a mesma localização com outro arquivo.
Para localizar um documento é necessário ter um diretório de referência. Esse diretório de referência pode ser o diretório raiz ou o diretório atual (diretório corrente ou current directory), onde o usuário se encontra.
Existem dois tipos de caminhos:
Caminho que utiliza o diretório raiz como referência.
No exemplo acima, o caminho absoluto do “Arquivo 2” será o seguinte:
Diretório raiz/Diretório 1/Arquivo 2
Quando usamos o diretório raiz como referência de localização de um arquivo ou diretório, nossa atual localização não irá mudar o caminho.
Utiliza a nossa localização atual para localizar um arquivo ou diretório.
Caso estejamos no “Diretório 2” e queremos localizar o “Subdiretório 3”, precisamos do seguinte caminho:
../../Diretório 1/Arquivo 2
Os dois pontos no caminho acima simbolizam um diretório atrás, nesse caso retornando ao diretório raiz.
O diretório corrente como referência de localização de um arquivo ou diretório relativo, pode afetar o nosso caminho.
O sistema de arquivos gerencia o armazenamento de arquivos na memória física e a exibição desses mesmos na interface do usuário (GUI).
Torna possível a divisão hierárquica de diretórios, trazendo uma melhor organização de arquivos e experiência para o usuário.
Disponibilizado pelo sistema operacional, o sistema de arquivos tem um papel fundamental com componentes de armazenamento, cuidando de tarefas como criação, edição, cópia e exclusão de arquivos e diretórios.
Projetos práticos
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
No passado existiam girafas com pescoço comprido e as girafas com pescoço curto. Isso resultou em um comportamento inesperado, a seleção natural. Não queremos isso no nosso algoritmo...
A ausência e a presença de energia são dois estados que podem ser usados como valores. Esses valores são respectivamente zero e um.
Fornece a plataforma necessária para a implantação de softwares remotamente, economizando tempo e diminuindo custos de infraestrutura.
Os ataques DoS e DDoS tem como objetivo tornar indisponível um serviço, seja por razões políticas ou descontentamento em relação à esse serviço.
Conjunto de técnicas de algoritmo que simulam comportamentos realísticos. Usado em jogos e em pesquisas biológicas para o estudo de comportamentos.
Pilha e fila são tipos de estrutura de dados que contribuem para um gerenciamento de dados mais inteligente e eficaz na programação