Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Programação
Postado em 27 setembro 2022
Atualizado em 27 setembro 2022
Visualizações: 408
A programação orientada a objetos revolucionou o modo de programação. Esse modo de escrita trouxe muito mais flexibilidade em relação ao manuseio das variáveis de diversas formas, como escopo, acessibilidade e controle.
Porém, isso não seria possível sem a presença das classes, essenciais em linguagens de programação recentes.
Classes são estruturas abstratas que contém funções e variáveis. As funções dentro da classe vão definir o seu comportamento e a sua forma de utilização. As variáveis vão armazenar determinados valores durante o tempo de execução. O conjunto das funções e variáveis dentro de uma classe é chamado de encapsulamento.
Uma classe pode estender outra classe, herdando suas funções e variáveis. Assim como também pode sobrepor funções já existentes da classe parente para atender as suas necessidades (polimorfismo).
Classes podem ser planejadas antes mesmo de sua implementação. Isso facilita o seu entendimento.
O conteúdo dentro das funções não precisa ser necessariamente escrito no planejamento acima, uma vez que o conteúdo pode ser alterado com frequência, além de não ser tão relevante desde que execute as suas funções corretamente.
Na programação, o esboço acima pode ser implementado da seguinte maneira:
class ClasseParente {
public $variavel1;
public $variavel2;
public function funcao1 {
// ...
}
public function funcao2 {
// ...
}
}
class ClasseDerivada {
// variavel2 é sobreposta
public $variavel2;
public $variavel3;
// funcao2 é sobreposta
public function funcao2 {
// ...
}
}
Exemplo de classe usando PHP
Cada linguagem de programação possui determinadas características na implementação de classes. Exemplos de funcionalidades bastante comuns são:
Em alguns casos, atributos (variáveis de uma determinada classe) podem ter seu acesso externo limitado por questões de segurança.
public class Carro {
private $cor = "preto";
}
$carro = new Carro();
// (Erro ao acessar atributo privado)
// PHP Fatal error: Uncaught Error: Cannot access private property Carro::$cor
echo $carro->cor;
No algoritmo acima, a cor do carro não pode ser acessada externamente. Ao invés de acessar diretamente, usa-se uma função pública.
public class Carro {
private $cor = "preto";
public function obterCor() {
return $this->cor;
}
}
$carro = new Carro();
// preto
echo $carro->cor;
Usando essa prática de acesso limitado que é bastante comum na programação, pode-se ter um melhor controle de quais variáveis podem ser acessadas e quais valores podem ser retornados.
A abstração de classes é usado em ocasiões onde sabe-se a existência de funções importa, independente do seu conteúdo.
abstract class Carro {
abstract function acelerar();
abstract function frear();
}
A classe abstrata escrita acima, exigi que a classe que estende o carro deve implementar as duas funções.
class Fusquinha extends Carro {
private $velocidade = 0;
public function acelerar() {
$this->velocidade += 1;
}
public function frear() {
$this->velocidade -= 1;
}
}
Como mostrado acima, a classe que estende o carro deve implementar o conteúdo das funções.
A classe é um conjunto de variáveis e funções que podem ser encapsuladas em uma única unidade de instância. É um elemento essencial na programação orientada a objetos e tem um papel importantíssimo no planejamento do algoritmo.
Muitos serviços já utilizam a autenticação biométrica integrada com a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, além de melhorar a segurança.
Hoje em dia não é mais necessário gastar o nosso tempo com tarefas que podem se automatizadas. Os robôs estão aqui para nos ajudar...
A notação do O grande é um método de fácil implementação, usado para avaliar a eficiência de um algoritmo em relação ao tempo de processamento.
A digitalização é a transformação de informação analógica em dados binários, facilitando a cópia, edição e processamento desses dados.
Protocolo que atua sobre o protocolo HTTP para múltiplas transferências de dados com uma única conexão com o intuito enviar e receber dados em tempo real.
O código aberto é disponível para a visualização, modificação e utilização, podendo ser utilizado por terceiros para fins comerciais.