Drive-by download

O drive-by download infecta o computador da vítima sem a necessidade de interação. Um malware pode ser realizado sem sequer a vítima perceba.

Categoria de Tecnologia

Postado em 18 maio 2022

Atualizado em 18 maio 2022

Visualizações: 657



Os ataques cibernéticos tem prejudicado muitas instituições ao redor do mundo. Além dos ataques de engenharia social que são muito frequentes, falhas de segurança em sistemas também são um grande problema.

Sites que funcionam perfeitamente podem sofrer adulterações com o objetivo de prejudicar os usuários. Uma vez que um site possui brechas que possibilitam a adulteração, é possível realizar o download de arquivos maliciosos no computador do usuário. Essa técnica é chamada de drive-by download.

Drive-by download mais a fundo

A técnica de drive-by download permite o download de malwares no computador da vítima sem a autorização da mesma. Em outras palavras, a infecção também pode acontecer apenas visualizando o site.

Diferente de muitos outros tipos de infecções, o drive-by download não necessita da interação do usuário com o site, como cliques em links fraudulentos ou download de cavalos de tróia. O download pode acontecer em segundo plano sem mesmo a vítima perceber que foi infectada.

O arquivo malicioso que será baixado pode variar com o objetivo do agressor. O objetivo pode ser simplesmente realizar o drive-by download. Porém, no pior dos casos, o drive-by download pode ser o primeiro passo para uma tentativa de instalar um RAT no computador da vítima e ter acesso total a máquina.

Outro modo de infectar o computador da vítima pode ser com pop-ups enganosos, com mensagens como:

Seu computador foi infectado, baixe o nosso antivírus para remover

Nesse caso, o antivírus é o próprio vírus. Mesmo se a vítima clicar no botão “cancelar” o vírus pode ser baixado no computador da vítima.

Como o drive-by download funciona?

O agressor redireciona a vítima para o servidor malicioso. Ali, o agressor força a vítima a fazer o download dos malwares, com ou sem a permissão da vítima.
drive-by download
A imagem acima é uma das formas que podem ser utilizadas para realizar o ato malicioso. As formas de contagio podem variar entre:

  • Adulteração de sites legítimos para redirecionar usuários à página do agressor
  • Distribuição de emails contendo links que redirecionam o usuário para o servidor malicioso (phishing)
  • Propagandas enganosas em sites legítimos que redirecionam a vítima para o servidor do agressor

Em geral, os ataque de drive-by download podem acontecer em 4 etapas:

Link malicioso
Usuário clica no link do email
Usuário é redirecionado para servidor malicioso
Malware é baixado no computador da vítima

O número de vítimas vai depender do tráfico do site. Sites famosos que possuem vulnerabilidades podem virar alvo desse tipo de ataque.

Prevenção contra drive-by download

O conjunto de cuidados do usuário que navega da internet podem prevenir esse tipo de infecção.

  • Ter um bom antivírus instalado pode bloquear redirecionamentos e downloads suspeitos
  • Estar atento aos emails contendo links suspeitos e evitar o acesso à sites suspeitos
  • Usar ferramentas que bloqueiam propagandas

Conclusão

O drive-by download infecta o computador da vítima sem a necessidade de interação. Um malware pode ser realizado sem sequer a vítima perceba.

O drive-by download explora vulnerabilidade em aplicativos ou sites, redirecionando o usuário ao servidor malicioso, forçando o download de arquivos maliciosos.

Mais sobre Segurança