FS Sistema de arquivos

O sistema de arquivos gerencia o armazenamento de arquivos na memória física e a exibição desses mesmos na interface do usuário (GUI).

Categoria de Tecnologia

Postado em 28 junho 2022

Atualizado em 04 julho 2022

Palavras-chave: sistema,operacional,os,windows,mac,ios,android,black,berry,fs,arquivo,diretório

Visualizações: 1494

A interface gráfica do usuário (GUI) tem uma grande importância na interação do usuário com o dispositivo. Seja por clique, toque ou digitação, essa interface irá permitir que o usuário realize as suas atividades de uma forma extremamente amigável. A expressão “interface amigável” é usada para descrever um desktop de fácil utilidade para execução das atividades, partindo do ponto de vista do cliente.

Essa interface é disponibilizada pelo sistema operacional da máquina. O sistema operacional (OS) é o responsável pelo gerenciamento de periféricos de entrada e saída, levando as instruções do usuário até os hardwares que irão processar essas informações.

O sistema operacional também oferece um sistema de arquivos. Esse sistema de arquivos é um software de gerenciamento que torna a interface do usuário ainda mais amigável.

O que é o sistema de arquivos (FS)?

O sistema de arquivos (FS), ou sistema de ficheiros é um software que gerencia e exibi os arquivos e diretórios na interface do dispositivo. Esses arquivos ou diretórios são armazenados na memória secundária e serão exibidos pelo FS quando solicitado pelo usuário.

sistema de arquivos

A estrutura dos diretórios (hierarquia) também é gerenciado pelo FS, que endereça os dados na memória secundária de forma que fiquem disponíveis quando necessários.

Além do gerenciamento de diretórios, o FS também gerencia os arquivos. Todo arquivo armazenado possui um tamanho diferente, podendo ocupar um espaço variado na memória física.

A recuperação de arquivos excluídos também é responsabilidade do sistema de arquivos, que irá indexar ou reindexar o endereço de cada arquivo em situações como exclusão, cópia ou movimentação de arquivos.

O FS também é utilizado em acesso de máquinas remotas. Quando acessamos sites na internet, na maioria das vezes estaremos acessando os arquivos armazenados em diretórios de outros computadores em algum lugar do mundo.

Como seria a interface do usuário sem um sistema de arquivos?

Sem um sistema de arquivos, o dispositivo iria armazenar todos os arquivos em um mesmo amontoado de dados, dificultando saber qual porção desse amontoado seria cada arquivo. Isso traria grandes problemas na identificação de objetos armazenados, prejudicando a experiência do usuário de múltiplas formas.

Origem do termo sistema de arquivos

Os livros na biblioteca são divididos por categorias e ordenados por alfabeto, isso facilita localizar o livro desejado. Nos escritórios, os documentos físicos geralmente são armazenados da mesma forma, com o intuito de manter organização e diminuir o desperdício de tempo na procura.

O sistema de arquivos na informática com o mesmo objetivo, possibilitou essa mesma organização de forma customizável e de fácil manuseamento.

O que é o caminho (path) no FS?

O caminho é a localização única de algum diretório ou arquivo, situado em alguma parte do sistema de arquivos. Um arquivo com o mesmo nome e extensão não pode compartilhar a mesma localização com outro arquivo.

Arquivos
Arquivo 1
Arquivos
Arquivo 1
Arquivo 2
Diretório raiz
Diretório 1
Diretório 2
Subdiretório 1
Subdiretório 2
Subdiretório 3

Para localizar um documento é necessário ter um diretório de referência. Esse diretório de referência pode ser o diretório raiz ou o diretório atual (diretório corrente ou current directory), onde o usuário se encontra.

Existem dois tipos de caminhos:

  • Caminho absoluto (absolute path)
  • Caminho relativo (relative path)

O que é o caminho absoluto (absolute path) e como funciona?

Caminho que utiliza o diretório raiz como referência.

No exemplo acima, o caminho absoluto do “Arquivo 2” será o seguinte:

Diretório raiz/Diretório 1/Arquivo 2

Quando usamos o diretório raiz como referência de localização de um arquivo ou diretório, nossa atual localização não irá mudar o caminho.

O que é o caminho relativo (relative path) e como funciona?

Utiliza a nossa localização atual para localizar um arquivo ou diretório.

Caso estejamos no “Diretório 2” e queremos localizar o “Subdiretório 3”, precisamos do seguinte caminho:

../../Diretório 1/Arquivo 2

Os dois pontos no caminho acima simbolizam um diretório atrás, nesse caso retornando ao diretório raiz.

O diretório corrente como referência de localização de um arquivo ou diretório relativo, pode afetar o nosso caminho.

Conclusão

O sistema de arquivos gerencia o armazenamento de arquivos na memória física e a exibição desses mesmos na interface do usuário (GUI).

Torna possível a divisão hierárquica de diretórios, trazendo uma melhor organização de arquivos e experiência para o usuário.

Disponibilizado pelo sistema operacional, o sistema de arquivos tem um papel fundamental com componentes de armazenamento, cuidando de tarefas como criação, edição, cópia e exclusão de arquivos e diretórios.

Projetos práticos

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Veja também

Afinal, vale a pena gastar tempo com web marketing?

Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...

A maioria dos sistemas atuais usam a nuvem para o armazenamento e o acesso de dados

A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.

Inteligência Artificial

Inteligência artificial é a criação de máquinas que podem pensar, aprender, sentir ou tomar decisões conforme o ambiente ao seu redor.

DoS e DDoS

Os ataques DoS e DDoS tem como objetivo tornar indisponível um serviço, seja por razões políticas ou descontentamento em relação à esse serviço.

Diversidade nas empresas

Política e filosofia que tem como objetivo aceitar pessoas de diferentes etnias, comportamentos e características como funcionário.

Biometria em sistemas

Pode melhorar a segurança de um sistema em alguns aspectos, porém a principal vantagem é o melhoramento da experiência do usuário.