Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Estratégia
Postado em 12 setembro 2022
Atualizado em 12 setembro 2022
Palavras-chave: erp,planejamento,sistema,gerenciamento,gestao,recursos,estrategia
Visualizações: 1898
Após a implementação de computadores nos escritórios de trabalho, o desempenho dos funcionários tem mostrado uma significativa melhora em relação aos processos que antes eram totalmente manuais.
Conforme a tecnologia avança, mais processos podem ser automatizados. Isso faz com que funcionários tenham mais tempo para se aprofundar e discutir tomadas de decisões importantes para um negócio e extinguir horas extras por grande quantidade de trabalho.
A automatização de tarefas e gerenciamento em tempo real são funções que revolucionaram o modo de planejar os recursos de uma empresa. Hoje, existe o ERP que é um sistema estratégico e extremamente importante para negócios que buscam por eficiência.
ERP é a sigla para “Enterprise Resource Planning”, em português, planejamento de recursos empresariais.
Também chamado de sistema integrado de gestão empresarial, o ERP é um software que possibilita o gerenciamento de todos os recursos da empresa em um só sistema. Esses recursos geralmente são capital, pessoas, coisas e informações.
Exemplos de gerenciamento de capital são:
O ERP automatiza cálculos de processos financeiros, trazendo mais transparência e precisão nos resultados comparado ao trabalho manual.
Dependendo da integração do sistema ERP utilizado, os cálculos podem ser realizados em tempo real, trazendo resultados atualizados com rapidez.
O gerenciamento de pessoas se refere ao gerenciamento de recursos humanos, como:
Além de automatizar os processos, facilita o gerenciamento e a comunicação entre funcionários, atendendo reclamações de funcionários em uma única plataforma, melhorando a satisfação dos funcionários em relação aos seus descontentamentos.
O sistema ERP agiliza o processo de administração de compras, vendas e estoque de produtos. Exemplos de módulos que podem ser implementados no ERP para o gerenciamento de coisas são:
O monitoramento em tempo real diminui os custos e gastos desnecessários com estoque de produtos. Esse fator também possibilita uma resposta mais rápida da empresa em relação ao fluxo de produtos.
Informações como o número de compras e vendas no passado que possam servir de estratégia para o futuro são constantemente gravadas no banco de dados do sistema ERP.
Toda e qualquer informação pode ser compartilhada através dos departamentos com a devida segurança do software. Tecnologias como a nuvem são adotadas por sistemas famosos de ERP, oferecendo acesso e envio de dados com extrema rapidez.
O sistema ERP possui diversos módulos que atendem diferentes tipos de necessidades de empresas. Conforme a empresa necessite de determinados módulos, ela pode baixar e utilizar sem maiores problemas.
O módulo é alguma nova funcionalidade que pode ser implementada no sistema ERP da empresa. Exemplos de módulos são:
Conhecimento de programação é necessário para a integração de sistemas com o ERP, em algumas empresas já existem especialistas em ERP.
Existem três tipos de softwares ERP:
O ERP local consiste na criação do sistema dentro da empresa, ou seja, a empresa será responsável pelo desenvolvimento do seu próprio sistema ERP, incluindo a infraestrutura.
A ERP local pode ter grandes custos iniciais, porém podem ser vantajosos ao longo prazo, além de oferecer mais flexibilidade do que um sistema ERP já pronto.
Portanto, o ERP local permite um controle total da empresa que a desenvolveu.
Geralmente, o ERP na nuvem é adquirido com inscrições online. O ERP na nuvem é um serviço SaaS, portanto sendo um software pronto para o uso.
Sua grande vantagem é o corte dos custos iniciais e os custos de manutenção ao longo prazo.
O ERP na nuvem pode não atender completamente as necessidades da empresa, uma vez que cada lógica de negócio é diferente.
O ERP híbrido é a combinação do ERP na nuvem e ERP local. Bastante vantajoso devido a sua flexibilidade e velocidade de desenvolvimento, uma vez que grande parte do sistema necessário já é proporcionado pela nuvem.
O sistema híbrido varia de acordo com as necessidades da empresa.
O ERP é um sistema de gerenciamento de recursos de uma empresa, como recursos humanos, capital, informação e produtos.
Vários processos podem ser automatizados com o ERP, cortando custos, melhorando a qualidade do trabalho dos funcionários e melhorando a eficiência do gerenciamento de recursos.
Projetos práticos
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
A linguagem de programação orientada a objetos revolucionou o mundo da programação, sendo o tipo de linguagem mais utilizada na atualidade
Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.
O sistema de numeração binário é composto por apenas dois algarismos, 0 (zero) e 1 (um). Na computação, cada número binário é chamado de bit.
Técnica de sistemas computacionais que dividi tarefas em estágios e executa de forma simultânea, diminuindo o tempo total de processamento.
O SGSI é um conjunto de políticas e normas estabelecidas pela empresa para proteger a segurança da informação empresarial, evitando riscos.
Prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.