Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 18 abril 2022
Atualizado em 22 julho 2022
Palavras-chave: protocol,model,ios,network,internet,transmissão,pacote
Visualizações: 3273
Graças ao protocolo, ou “protocol” em inglês, o computador pode se comunicar com outro computador por meios.
Os humanos podem se comunicar de diferentes formas para expressar um mesmo significado, porém o computador não é tão bom em se comunicar como os humanos.
Para tornar possível a comunicação entre dois ou mais computadores, é necessário um modo de comunicação mais estruturado.
O protocolo tem como objetivo tornar essa comunicação entre computadores possível.
Protocolo é um conjunto de regras a serem seguidas para tornar possível a comunicação entre dois dispositivos ou computadores.
Se os protocolos não existissem, a internet seria muito diferente do que ela é hoje.
Os idiomas são um grande exemplo. Há um imenso número de idiomas falados em todo o mundo hoje.
Se um brasileiro falasse em português com um japonês, a comunicação entre esses dois seria inútil, pois o japonês não entende e nem fala português.
Para o brasileiro conseguir se comunicar com o japonês, só há duas opções:
Se o protocolo não fosse universal, cada engenheiro teria que inventar seu próprio protocolo. Isso geraria um grande número de protocolos que não poderiam se comunicar entre si com um alcance poderoso. Nesse caso poderia-se até imaginar a necessidade da criação de aplicativos para “traduzir” protocolos.
Mas felizmente, os protocolos de comunicação usados pelo computador são universais, ou seja, os computadores podem se comunicar entre si sem tradutores.
Os computadores se comunicam usando protocolos. Entre todos esses protocolos, grandes exemplos são:
Os protocolos aqui listados são só uma pequena porção do que existe lá fora.
A camada “aplicativo” é só a primeira etapa para o computador de fato conseguir se comunicar.
O modelo OSI (Modelo de interconexão de sistemas abertos) explica as camadas e protocolos de forma detalhada de forma abstrata.
Para um computador realizar a comunicação até o fim, ele deve passar por várias outras camadas e protocolos.
Os protocolos na informática tornam possível a comunicação entre computadores para enviar ou receber dados.
O protocolo é como uma linguagem universal, com o intuito de unificar regras para o funcionamento entre dispositivos de fábricas diferentes.
Projetos práticos
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
No passado existiam girafas com pescoço comprido e as girafas com pescoço curto. Isso resultou em um comportamento inesperado, a seleção natural. Não queremos isso no nosso algoritmo...
Muitos serviços já utilizam a autenticação biométrica integrada com a inteligência artificial para melhorar a experiência do usuário, além de melhorar a segurança.
Camada da internet onde sistemas de busca convencionais não conseguem acessar por diversos motivos, deixando de indexar o conteúdo.
O DHCP é um protocolo que automatiza o processo de atribuição de informações que são necessárias para um dispositivo poder se conectar à internet.
Se destacam o hub, switch e o roteador como dispositivos que possibilitam o estabelecimento de uma rede local. Cada dispositivo possui suas vantagens.
Edge Computing em português significa, computação de borda. É um modelo de computação usado para melhorar a eficácia no processamento e envio de dados.