Acessibilidade Digital

Prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.

Categoria de Estratégia

Postado em 08 setembro 2022

Atualizado em 08 setembro 2022

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A digitalização inovou e melhorou o modo de processar e transmitir informação. Hoje, grande parte da população mundial tem acesso digital e possui seu próprio computador.

O uso de computadores se tornou mais comum no final dos anos 90, contando desde essa época, a digitalização dura aproximadamente 30 anos. Portanto é bastante comum algumas pessoas terem dificuldades para adaptar-se a essa nova geração.

Com o intuito de conscientizar os desenvolvedores, a acessibilidade digital foi criada.

O que é a acessibilidade digital?

Prática adotada para tornar a usabilidade de dispositivos digitais mais eficiente para que qualquer pessoa possa ter acesso a informação digital. Aplicar a acessibilidade digital no desenvolvimento de sistemas, ajuda a aumentar o escopo do público-alvo, incluindo positivamente jovens, idosos e deficientes.

acessibilidade digital

A acessibilidade digital também é chamada de acessibilidade web, podendo ser adotada em softwares como sistemas operacionais, aplicativos e sites.

Diferença entre UI/UX e acessibilidade

Esse conceito é diferente do UI/UX que visa em apenas tornar experiência do usuário mais agradável, tendo como principal foco tornar a acessibilidade universal.

Infelizmente, muitos serviços ainda não adotam essa prática. Porém, aos poucos essa realidade está mudando.

Como melhorar a acessibilidade?

Diversas bibliotecas de aprimoramento de acessibilidade já estão disponíveis para implementação. Blogs já podem ter seu texto convertido para áudio utilizando inteligência artificial e áudios para linguagem de sinais, possibilitando acessibilidade a informação para cegos e surdos.

Opções como aumento de fonte e mapa do site contendo os principais links também tornam o site mais acessível para idosos.

Exemplos de plataformas que adotaram práticas de acessibilidade

Grandes plataformas como youtube e facebook adotaram algumas práticas de acessibilidade. No youtube é possível visualizar vídeos sem áudio e entender o conteúdo graças as legendas, que apesar de não serem perfeitas são o suficiente para o entendimento do assunto. As legendas do youtube são automatizadas por robôs, disponibilizando as legendas de modo imediato, sem a necessidade de um humano para inserção.

Por quê adotar medidas de acessibilidade?

O uso de serviços digitais facilitam a vida das pessoas. Possibilitam o pagamento de contas, aplicação de documentos, compras e o estudo. Adotar medidas de acessibilidade é incluir mais pessoas digitalmente, consequentemente aumentado o tráfego de pessoas que utilizam o serviço e contribuindo muito mais para a sociedade.

Conclusão

A acessibilidade digital é uma prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.

Hoje muitas pessoas tem acesso a dispositivos digitais, porém algumas ainda possuem dificuldades em acessar a informação.

Projetos práticos

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Integrando o PHP com Elasticsearch no desenvolvimento de um sistema de busca

Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

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