Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 04 junho 2022
Atualizado em 04 junho 2022
Visualizações: 625
Recentemente, a banda larga tem melhorado em muitos aspectos como:
A banda larga é o tipo de rede mais usada nas residências. O provedor de internet (ISP) disponibiliza um link compartilhado, sendo utilizado por múltiplos usuários.
Por mais que a banda larga seja rápida, essa velocidade pode ser afetada pelo número de usuários que estão utilizando essa rede ao mesmo tempo. Portanto, esses usuários são afetados em horários de pico, como à noite.
Essa instabilidade pode trazer grande descontentamento por parte do cliente, por não conseguir utilizar o serviço que ele paga.
No caso de empresas, essa interferência na velocidade pode ser vital. Uma empresa que depende de serviços que interagem frequentemente com a internet e necessitam de respostas rápidas, podem sofrer grandes perdas financeiras.
Uma solução para problemas como internet instável é o link dedicado.
O link dedicado é a utilização de infraestrutura exclusiva para conectar o cliente diretamente ao provedor.
Diferente de um link compartilhado, sendo utilizado na maioria das residências, o link dedicado é especializado para a transferência de dados com apenas um local sem a influência de terceiros.
A expressão link dedicado não se limita apenas à internet, podendo incluir serviços de comunicação como telefone.
No passado, o link dedicado era apenas usada por grandes instituições, como:
Porém, ultimamente o link dedicado também tem sido adotado por várias outras empresas que necessitam de mais segurança e estabilidade nas suas conexões.
Hoje, até mesmo pequenas empresas fazem armazenamento e transferência de dados importantíssimos de clientes. Utilizar uma rede pública (link compartilhado) pode trazer vários riscos à segurança e qualidade desses serviços.
O link dedicado pode ser adotado por empresas que procuram qualidade e segurança na transferência de dados.
Geralmente, empresas possuem filiais localizadas em pontos estratégicos. A troca de dados entre a empresa matriz e a filial pode ser frequente dependendo do serviço. Para manter essa troca de dados conveniente entre essas empresas é necessário estabilidade. Estabilidade é qualidade, que influencia diretamente na produtividade.
Já no caso de segurança, a utilização de um link compartilhado pode oferecer sérios riscos à segurança, mesmo com a criptografia desses dados.
Caso algum usuário malicioso esteja presente nessa mesma rede, ele poderá captar informações dessas transferências.
Geralmente, as informações transferidas são criptografadas impossibilitando a visualização dos dados na maioria dos casos. Porém o risco não deixa de existir. Nesse caso, o gerenciamento de risco deve ser levado em consideração.
O link dedicado possui bem menos riscos de interferência de terceiros pelo fato de estar conectado diretamente ao ISP.
O link dedicado traz imensa vantagem para empresas que necessitam estabilidade, velocidade e disponibilidade.
O link dedicado é simétrico. Diferente de um link compartilhado, o link dedicado possui mesma velocidade de upload e download. Segundo provedores, o upload e download podem ser feitos simultaneamente sem decadência na velocidade.
Por ser um caminho exclusivo, dedicado apenas à rede da empresa, esses dados não podem ser captados por terceiros durante a sua rota. Essa segurança é o motivo para muitas empresas importantes como bancos, para adotarem esse tipo de serviço.
O link dedicado não sofre influência de outros usuários. O link tradicional (link compartilhado), pode ser afetado pelo número de usuários utilizando essa mesma rede simultaneamente, sendo especialmente prejudicado em horários de pico, como durante a noite.
Apesar de ter várias vantagens, o link dedicado também possui as suas desvantagens, como:
No Brasil, ainda existem muitas regiões que não possuem infraestrutura para um link dedicado. Caso seja necessário o estabelecimento de um novo link dedicado em uma determinada região, muito tempo poderá ser tomado para a sua conclusão. Dependendo da ocasião, escolher outra opção invés do link dedicado pode ser mais vantajoso.
Por necessitar de meios físicos, manutenção e serviços personalizados, o link dedicado pode sair muito mais caro do que um link compartilhado.
Geralmente, o link dedicado possui um preço fixo mensal. O preço não varia com a quantidade de uso desse serviço.
A largura da banda pode ser negociada com o provedor, que provavelmente terá planos já elaborados.
Em alguns casos a infraestrutura pode não estar ainda disponível na região, dificultando a sua implementação em algumas regiões do Brasil.
Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.
Apesar dos altos custos, o link dedicado traz vantagens como estabilidade, segurança e velocidade.
É principalmente adotado por instituições financeiras como bancos ou empresas estatais que lidam com transferências de dados importantes.
Projetos práticos
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Projeto de criação de um sistema de busca usando o framework Symfony e Elasticsearch. A integração com Kibana também é feito de modo remoto com um raspberrypi.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...
A política de privacidade é obrigatória para qualquer site que utiliza dados pessoais do usuário. Porém, quais dados são esses especificamente?
A assinatura digital é utilizada para provar a legitimidade dos dados enviados, usando técnicas de hash e algoritmo de chave assimétrica.
Protocolo de transferência de mensagens projetado especialmente para a comunicação de dispositivos IoT, sendo eficiente em sistemas com recursos limitados.
O web marketing utiliza ferramentas disponíveis na internet para criar, explorar e entregar valor de serviços ou produtos através da internet.
Alterna as frequências de transmissão para melhorar o desempenho da comunicação entre os dispositivos, podendo atuar efetivamente em diversos ambientes.