Link dedicado

Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.

Categoria de Tecnologia

Postado em 04 junho 2022

Atualizado em 04 junho 2022

Palavras-chave: internet,rede,link,leased,line,security,isp

Visualizações: 1306



Recentemente, a banda larga tem melhorado em muitos aspectos como:

  • Velocidade
  • Qualidade
  • Segurança

A banda larga é o tipo de rede mais usada nas residências. O provedor de internet (ISP) disponibiliza um link compartilhado, sendo utilizado por múltiplos usuários.

Caminho
ISP
Roteador ISP
Residência 1
Residência 2
Residência 3

Por mais que a banda larga seja rápida, essa velocidade pode ser afetada pelo número de usuários que estão utilizando essa rede ao mesmo tempo. Portanto, esses usuários são afetados em horários de pico, como à noite.
Essa instabilidade pode trazer grande descontentamento por parte do cliente, por não conseguir utilizar o serviço que ele paga.

No caso de empresas, essa interferência na velocidade pode ser vital. Uma empresa que depende de serviços que interagem frequentemente com a internet e necessitam de respostas rápidas, podem sofrer grandes perdas financeiras.

Uma solução para problemas como internet instável é o link dedicado.

O link dedicado é a utilização de infraestrutura exclusiva para conectar o cliente diretamente ao provedor.

link dedicado

Diferente de um link compartilhado, sendo utilizado na maioria das residências, o link dedicado é especializado para a transferência de dados com apenas um local sem a influência de terceiros.

A expressão link dedicado não se limita apenas à internet, podendo incluir serviços de comunicação como telefone.

No passado, o link dedicado era apenas usada por grandes instituições, como:

  • Governos
  • Bancos
  • Grandes empresas

Porém, ultimamente o link dedicado também tem sido adotado por várias outras empresas que necessitam de mais segurança e estabilidade nas suas conexões.

Hoje, até mesmo pequenas empresas fazem armazenamento e transferência de dados importantíssimos de clientes. Utilizar uma rede pública (link compartilhado) pode trazer vários riscos à segurança e qualidade desses serviços.

O link dedicado pode ser adotado por empresas que procuram qualidade e segurança na transferência de dados.

Qualidade

Geralmente, empresas possuem filiais localizadas em pontos estratégicos. A troca de dados entre a empresa matriz e a filial pode ser frequente dependendo do serviço. Para manter essa troca de dados conveniente entre essas empresas é necessário estabilidade. Estabilidade é qualidade, que influencia diretamente na produtividade.

Segurança

Já no caso de segurança, a utilização de um link compartilhado pode oferecer sérios riscos à segurança, mesmo com a criptografia desses dados.

Caso algum usuário malicioso esteja presente nessa mesma rede, ele poderá captar informações dessas transferências.

Geralmente, as informações transferidas são criptografadas impossibilitando a visualização dos dados na maioria dos casos. Porém o risco não deixa de existir. Nesse caso, o gerenciamento de risco deve ser levado em consideração.

O link dedicado possui bem menos riscos de interferência de terceiros pelo fato de estar conectado diretamente ao ISP.

O link dedicado traz imensa vantagem para empresas que necessitam estabilidade, velocidade e disponibilidade.

Velocidade simétrica

O link dedicado é simétrico. Diferente de um link compartilhado, o link dedicado possui mesma velocidade de upload e download. Segundo provedores, o upload e download podem ser feitos simultaneamente sem decadência na velocidade.

Segurança

Por ser um caminho exclusivo, dedicado apenas à rede da empresa, esses dados não podem ser captados por terceiros durante a sua rota. Essa segurança é o motivo para muitas empresas importantes como bancos, para adotarem esse tipo de serviço.

Disponibilidade

O link dedicado não sofre influência de outros usuários. O link tradicional (link compartilhado), pode ser afetado pelo número de usuários utilizando essa mesma rede simultaneamente, sendo especialmente prejudicado em horários de pico, como durante a noite.

Desvantagens

Apesar de ter várias vantagens, o link dedicado também possui as suas desvantagens, como:

  • Altos custos
  • Construção de infraestrutura em alguns casos
  • Dificuldade de estabelecimento de links dedicados entre filiais

No Brasil, ainda existem muitas regiões que não possuem infraestrutura para um link dedicado. Caso seja necessário o estabelecimento de um novo link dedicado em uma determinada região, muito tempo poderá ser tomado para a sua conclusão. Dependendo da ocasião, escolher outra opção invés do link dedicado pode ser mais vantajoso.

Por necessitar de meios físicos, manutenção e serviços personalizados, o link dedicado pode sair muito mais caro do que um link compartilhado.

Geralmente, o link dedicado possui um preço fixo mensal. O preço não varia com a quantidade de uso desse serviço.

A largura da banda pode ser negociada com o provedor, que provavelmente terá planos já elaborados.

Em alguns casos a infraestrutura pode não estar ainda disponível na região, dificultando a sua implementação em algumas regiões do Brasil.

Conclusão

Link dedicado é um caminho físico exclusivo que liga a empresa com o provedor diretamente, possibilitando a transferência de dados e o acesso à internet.

Apesar dos altos custos, o link dedicado traz vantagens como estabilidade, segurança e velocidade.

É principalmente adotado por instituições financeiras como bancos ou empresas estatais que lidam com transferências de dados importantes.

Projetos práticos

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Veja também

A comunicação entre dispositivos existe graças aos protocolos

Alguns desses protocolos é o HTTP que usamos em nossos navegadores. Sem esses protocolos teríamos alguns problemas na comunicação de dispositivos através da internet.

A manutenção de softwares é o maior pesadelo de um programador quando o código parece um campo minado

Existe muitos programadores que escrevem algoritmos mal planejados. Essa falta de planejamento dificulta a manutenção do aplicativo e aumenta a probabilidade de novos bugs.

Websockets

Protocolo que atua sobre o protocolo HTTP para múltiplas transferências de dados com uma única conexão com o intuito enviar e receber dados em tempo real.

Beacon

Bastante parecido com um farol que serve como sinalização para navios. Beacon tem como função enviar informações e orientações para dispositivos próximos.

RAT Remote Access Trojan

O RAT é um malware que tipicamente infecta o computador da vítima por um cavalo de tróia. Uma vez detectado, não é muito difícil sua remoção.

Busca linear

A busca linear é um algoritmo de força bruta não muito eficiente, mas com grande simplicidade, sendo utilizada regularmente por programadores.