Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 27 junho 2022
Atualizado em 27 junho 2022
Palavras-chave: sistema,operacional,os,windows,mac,ios,android,black,berry
Visualizações: 1917
Todo máquina digital que utilizamos diariamente, como computador, smartphone e televisão, possuem vários componentes, chamados de hardware.
Diferente de um software, o hardware é todo componente físico que podemos tocar, como processador, placa mãe e monitor.
Grande parte desses hardwares possuem configurações complexas, necessitando de um nível altíssimo de profissionalidade para serem compreendidos e integrados. Esse alto nível de complexidade poderia afastar facilmente usuários e programadores de software.
Para evitar esse tipo de problema, softwares que gerenciam hardwares foram desenvolvidos. Esses softwares são usados como intermediários entre o usuário e os hardwares, sendo chamado de sistema operacional, ou simplesmente OS.
O sistema operacional atua entre o usuário e a máquina, gerenciando uma imensidade de tarefas, como:
Em outras palavras, tudo que podemos ver no nosso GUI é possível graças ao sistema operacional.
Sigla para interface gráfica do usuário. Usado para descrever a interface gráfica que interage com o usuário, como ícones, textos e outros indicadores gráficos.
O sistema operacional gerencia quais aplicativos em execução devem receber mais relevância, assegurando mais memória para sua utilização, melhorando o empenho geral e a distribuição de memória.
O nível de relevância de cada aplicativo vai depender das instruções que damos através dos dispositivos de entrada, como mouse e teclado.
O sistema operacional é essencial para o funcionamento de um dispostivo como nós conhecemos hoje em dia. É mais aceitável refazer a pergunta de outra forma.
Um computador sem um OS instalado, funciona. Porém, seria algo bem diferente do que conhecemos hoje. Pois, não poderíamos usar nossos dispositivos de entrada e saída e nem executar arquivos, uma vez que não teríamos um GUI.
Visto que o OS é a base para o funcionamento de softwares, logo é possível afirmar que um dispostivo sem esse sistema operacional pré-instalado não possui muita utilidade pensando do ponto de vista de um comprador.
Quando o assunto é sobre computadores, os sistemas operacionais mais populares são:
Em smartphones, temos:
Com o aumento da digitalização, outros dispositivos como televisões, videogames, aparelhos de música(iPod) e relógios(smartwatch) também possuem seu próprio sistema operacional.
Todo sistema operacional instalado em um dispositivo multifuncional tem como objetivo criar uma interface amigável ao usuário, permitindo atividades como:
O sistema operacional também permite uma série de APIs de integração para que desenvolvedores de software possam desenvolver aplicativos usando funcionalidades e recursos disponibilizados.
O sistema operacional atua como intermediador entre o usuário e o computador, responsável por tarefas como funcionalidade de dispositivos de entrada e saída e distribuição de memória entre aplicativos em execução.
Dispositivos multifuncionais, como computadores e smartphones são convenientes graças ao OS que já vem pré-instalado.
O sistema operacional é um software essencial para muitos dispositivos, uma vez que todo programador de softwares utiliza esse OS como base para o desenvolvimento de aplicativos.
Projetos práticos
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
A engenharia social é a forma mais fácil de roubar os dados da vítima, principalmente aqueles que não estão antenados..
Esperávamos horas para baixar apenas alguns megabytes. Nessas horas, quando o telefone tocava nós fazíamos de tudo para não atender o telefone. Mas infelizmente nem sempre dava certo....
O código deve estar aberto para extensões e fechado para modificações. Podemos mudar o comportamento de uma classe adicionando mais código.
LPWA é a abreviação de Low Power Wide Area. LPWA é um modo de comunicação wireless entre dispositivos. É principalmente utilizado em dispositivos IoT.
Interface de pergunta e resposta que interage com o usuário. Pode implementar métodos de inteligência artificial para melhorar a qualidade das respostas.
Prática que visa em incluir todas as pessoas digitalmente, incluindo idosos e deficientes, para que possam ter acesso a informação.