Linguagem de programação

A linguagem de programação é um conjunto de instruções que possuem um padrão de escritas, sendo um intermediário entre o programador humano e a máquina.

Categoria de Tecnologia

Postado em 14 agosto 2022

Atualizado em 14 agosto 2022

Palavras-chave: programacao,algoritmo,maquina,tecnologia,informacao

Visualizações: 6318



A linguagem binária foi considerada a linguagem ideal para computadores, uma vez que dispositivos digitais interpretam a presença de sinais elétricos como 1 e a ausência de sinais elétricos como 0 em um circuito.

Mesmo sendo a linguagem ideal para programar máquinas, a linguagem binária não é uma linguagem amigável aos humanos. Por essa razão, medidas tiveram que ter sido tomadas com o intuito de tornar a escrita e interpretação mais conveniente para programadores.

Desde então, as primeiras linguagens de programação começaram a surgir em torno de 1950.

O que é a linguagem de programação?

A linguagem de programação é um conjunto de instruções que possuem um padrão de escritas. Essas instruções, quando implementadas em um dispositivo digital, são responsáveis pelo funcionamento do mesmo, tornando possível a operação do dispositivo baseando-se nessas escritas.

Essas escritas recebem o nome de código fonte. O código fonte é um conjunto de instruções escritas por um ou mais programadores.

A máquina ou dispositivo digital não são capazes de interpretar a linguagem de programação, por isso instruções escritas em uma linguagem de programação precisam ser compiladas para então serem interpretadas para a linguagem da máquina.

linguagem de programação

O que significa o termo compilação?

A linguagem binária, ou linguagem da máquina são constituídos apenas por números 0 e 1. Um computador não é capaz de entender qualquer outra linguagem além da linguagem binária.

Por isso, instruções escritas em linguagens de programação, precisam ser traduzidas para a linguagem da máquina.

Esse processo de tradução da linguagem de programação para a linguagem binária é chamado de compilação.

Hoje, existem dois tipos de linguagem de programação:

  • Linguagem compilada
  • Linguagem interpretada

O que é a linguagem compilada?

A linguagem compilada é uma linguagem que necessita um passo adicional antes da sua execução. O nome desse passo adicional é “build”.

No processo de build, o código fonte será traduzido diretamente pela máquina, em sequência podendo ser executado pelo processador.

Quais são as vantagens da linguagem compilada?

  • Mais velocidade e eficiência devido a possibilidade de execução pelo processador
  • Mais acessibilidade em relação ao hardware, oferecendo mais acesso as habilidades nativas da máquina

Exemplos de linguagens de programação compilada

  • Linguagem C, C++ e C#
  • Java
  • Go
  • Objective-C

O que é a linguagem interpretada?

A linguagem interpretada não precisa passar pelo processo de “build” antes de ser executada.

A linguagem interpretada é traduzida por um interpretador que pode ser então interpretada e executada pela máquina.

Quais são as vantagens da linguagem interpretada?

  • Independência da máquina compiladora, podendo ser executado em outras plataformas com mais facilidade
  • Menos complexidade do que a linguagem compilada

Exemplos de linguagens de programação interpretada

  • PHP
  • Javascript
  • Perl
  • Lua
  • Python

A linguagem interpretada não precisa ser compilada?

A linguagem interpretada também é compilada. A grande diferença é que o código fonte vai ser compilado e executado pelo interpretador.

Pelo fato do interpretador compilar e executar o código fonte, o código alvo não é gerado.

O que é o código alvo?

O código alvo é o código de máquina gerado através do processo de compilação. O processo de compilação transforma o código fonte em código binário, portanto o código alvo é escrito na linguagem de numeração binária.

Por que os termos linguagem interpretada e linguagem compilada não são aplicáveis na prática?

Hoje, linguagens consideradas compiladas já possuem interpretadores. Tornando esses conceitos um pouco confusos em vários casos.

Além disso, a linguagem interpretada também possui um código alvo compilado, porém não é extraído.

Afinal, qual é a diferença entre linguagem compilada e interpretada?

A linguagem compilada pode ser executada apenas com o código alvo, sem o código fonte.

A linguagem interpretada precisa do código fonte para ser executada.

Quais são as vantagens da linguagem de programação?

A linguagem de programação tem como principal objetivo servir de interface de comunicação entre o humano e a máquina, com o objetivo de tornar a linguagem de máquina mais amigável ao desenvolvedor. Outras vantagens são:

  • Fácil entendimento humano, favorecendo o desenvolvedor humano, dando mais velocidade e eficiência no desenvolvimento de programas
  • Possibilita a utilização de regras semânticas e sintáticas semelhantes a linguagem humana
  • Reutilização de métodos, evitando tarefas repetitivas aos programadores

Conclusão

A linguagem de programação é um intermediário entre o programador humano e a máquina. Além de ser bastante amigável ao entendimento humano, a linguagem de programação permite a reutilização de instruções, dispensando tarefas repetitivas, aumentando a produtividade dos programadores.

Hoje, existem diversas linguagens de programação disponíveis para o uso, possuindo papéis específicos que podem ser vantajosos em alguns casos e desvantajosos em outros.

Projetos práticos

Tutorial de programação do jogo da serpente em javascript

Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.

Integrando Laravel com o protocolo MQTT para comunicação entre dispositivos

Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.

Criando o esqueleto de um jogo de tiro 2D visto de cima usando P5.js

Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript

Criando artes de texto usando imagens

Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.

Criando um sistema de integração contínua (CI/CD)

Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.

Veja também

O DNS torna a interface do navegador mais amigável aos usuários

Antes de podermos visualizar o site, o endereço que digitamos na barra de endereço do nosso navegador passa por várias etapas, para só então podermos visualizar o site pela primeira vez...

Os robôs estão aprendendo por conta própria?

Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...

Princípio da responsabilidade única - Single Responsibility Principle

Princípio que diz que um módulo só deve mudar por um único motivo. Esse motivo pode ser o conteúdo de um módulo ou os atores que dependem dele.

Navegador

Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.

POJO e Java Bean

Expressões utilizadas na linguagem Java para descrever classes simples que contém atributos, getters e setters de um objeto.

Algoritmo

O algoritmo é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.