Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 14 agosto 2022
Atualizado em 14 agosto 2022
Palavras-chave: programacao,algoritmo,maquina,tecnologia,informacao
Visualizações: 7506
A linguagem binária foi considerada a linguagem ideal para computadores, uma vez que dispositivos digitais interpretam a presença de sinais elétricos como 1 e a ausência de sinais elétricos como 0 em um circuito.
Mesmo sendo a linguagem ideal para programar máquinas, a linguagem binária não é uma linguagem amigável aos humanos. Por essa razão, medidas tiveram que ter sido tomadas com o intuito de tornar a escrita e interpretação mais conveniente para programadores.
Desde então, as primeiras linguagens de programação começaram a surgir em torno de 1950.
A linguagem de programação é um conjunto de instruções que possuem um padrão de escritas. Essas instruções, quando implementadas em um dispositivo digital, são responsáveis pelo funcionamento do mesmo, tornando possível a operação do dispositivo baseando-se nessas escritas.
Essas escritas recebem o nome de código fonte. O código fonte é um conjunto de instruções escritas por um ou mais programadores.
A máquina ou dispositivo digital não são capazes de interpretar a linguagem de programação, por isso instruções escritas em uma linguagem de programação precisam ser compiladas para então serem interpretadas para a linguagem da máquina.
A linguagem binária, ou linguagem da máquina são constituídos apenas por números 0 e 1. Um computador não é capaz de entender qualquer outra linguagem além da linguagem binária.
Por isso, instruções escritas em linguagens de programação, precisam ser traduzidas para a linguagem da máquina.
Esse processo de tradução da linguagem de programação para a linguagem binária é chamado de compilação.
Hoje, existem dois tipos de linguagem de programação:
A linguagem compilada é uma linguagem que necessita um passo adicional antes da sua execução. O nome desse passo adicional é “build”.
No processo de build, o código fonte será traduzido diretamente pela máquina, em sequência podendo ser executado pelo processador.
A linguagem interpretada não precisa passar pelo processo de “build” antes de ser executada.
A linguagem interpretada é traduzida por um interpretador que pode ser então interpretada e executada pela máquina.
A linguagem interpretada também é compilada. A grande diferença é que o código fonte vai ser compilado e executado pelo interpretador.
Pelo fato do interpretador compilar e executar o código fonte, o código alvo não é gerado.
O código alvo é o código de máquina gerado através do processo de compilação. O processo de compilação transforma o código fonte em código binário, portanto o código alvo é escrito na linguagem de numeração binária.
Hoje, linguagens consideradas compiladas já possuem interpretadores. Tornando esses conceitos um pouco confusos em vários casos.
Além disso, a linguagem interpretada também possui um código alvo compilado, porém não é extraído.
A linguagem compilada pode ser executada apenas com o código alvo, sem o código fonte.
A linguagem interpretada precisa do código fonte para ser executada.
A linguagem de programação tem como principal objetivo servir de interface de comunicação entre o humano e a máquina, com o objetivo de tornar a linguagem de máquina mais amigável ao desenvolvedor. Outras vantagens são:
A linguagem de programação é um intermediário entre o programador humano e a máquina. Além de ser bastante amigável ao entendimento humano, a linguagem de programação permite a reutilização de instruções, dispensando tarefas repetitivas, aumentando a produtividade dos programadores.
Hoje, existem diversas linguagens de programação disponíveis para o uso, possuindo papéis específicos que podem ser vantajosos em alguns casos e desvantajosos em outros.
Projetos práticos
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
A ausência e a presença de energia são dois estados que podem ser usados como valores. Esses valores são respectivamente zero e um.
Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas
Técnica de algoritmo que faz o agente vagar pelo ambiente virtual sem um destino definido. Esse comportamento pertence ao steering behaviors.
Aplicativo que adquiri e converte o conteúdo de outros servidores para a exibição de páginas na internet através de protocolos de comunicação, como o HTTP.
O armazenamento de imagens é realizado com o sistema de numeração binária. A imagem é composta por um conjunto de pixels e cada pixel representa uma cor.
Princípio que diz que um módulo só deve mudar por um único motivo. Esse motivo pode ser o conteúdo de um módulo ou os atores que dependem dele.