Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 22 janeiro 2024
Atualizado em 22 janeiro 2024
Palavras-chave: aws,amazon,iam,identidade,acesso,gerenciamento,nuvem,cloud
Visualizações: 1656
Atualmente, a AWS (Amazon Web Services) é a plataforma de nuvem mais utilizada mundialmente. Esse plataforma fornece uma grande quantidade de recursos que podem ser utilizados sob demanda ou como instâncias reservadas.
Pelo fato da AWS poder ser acessada por múltiplos usuários de uma empresa ou grupo de desenvolvedores, ela precisa ser administrada estrategicamente para que não cause problemas como acesso indevido de outros usuários em relação a recursos específicos. O IAM (Identity and Access Management) é o recurso responsável pelo gerenciamento de usuários. É essencial para projetos que tem múltiplos programadores trabalhando na nuvem em uma mesma conta.
IAM é um acrônimo para Gerenciamento de Identidade e Acesso. Esse recurso permite adicionar, editar ou remover permissões de usuários em relação a outros recursos da AWS. Por exemplo, podemos permitir que o usuário A possa apenas visualizar uma lista de usuários, mas ele não poderá adicionar ou editar usuários dessa lista. Para o usuário A ter permissão para adicionar ou editar usuários, ele precisa que tais permissões sejam atribuídas a ele. O usuário que poderá atribuir permissões para esse usuário A é o usuário raiz (root user) ou um usuário com permissões elevadas (como um usuário administrador).
Com excessão do usuário raiz, todos os usuários são IAM users. Os IAM Users são usuários que podem ser adicionados posteriormente e são vinculados ao usuário raiz que possui a conta da AWS.
Assim como o usuário raiz, o IAM user também precisa de credenciais como nome de usuário e senha. Entretanto, esse usuário precisa do ID da conta do usuário raiz para poder acessar o recurso IAM. Os IAM users possuem relação com com a conta do usuário raiz, por isso devem ser criados pelo próprio usuário raiz (a menos que o usuário raiz crie um usuário IAM com permissão para criar outros usuários IAM). O limite de usuários IAM que podem ser criados para uma conta na AWS é de até 5000.
Não é possível criar usuários IAM vinculados a outros usuários IAM (sub-usuários IAM). Todos os usuários serão criados a partir da conta do usuário raiz. Por exemplo, mesmo se um usuário IAM com permissão para criar outros usuários criar um, esse novo usuário será do domínio do usuário raiz.
No IAM, o gerenciamento de permissões é realizado usando três elementos:
Nas políticas são definidos as permissões. As permissões de ler, escrever, editar e apagar permissões de um determinado recurso ou recursos são realizados nas políticas. Para as políticas terem efeito sobre um usuário ou recurso, elas devem ser selecionadas e atribuídas pelo usuário raiz ou usuário com permissões de administrador. A atribuição de políticas pode ser realizada em grupos de usuários ou em funções.
As funções são atribuídas diretamente em um recurso ou usuário. Uma função pode ser usada quando precisamos que um recurso ou usuário tenha permissão temporária sobre outro recurso. Um exemplo de função é permitir que o EC2 acesse outro recurso como o S3.
Invés de atribuir políticas diretamente ao usuário, inseri o usuário dentro de um grupo com as políticas já definidas. Exemplos de grupos podem ser desenvolvedores, administradores ou testadores. Agiliza o trabalho de atribuição de permissões, pois necessita apenas uma ação: adicionar usuário em um determinado grupo.
Não é possível adicionar um usuário a múltiplos grupos. Porém, podemos adicionar políticas diretamente a um usuário, contornando esse problema.
Sim, é possível acessar o IAM através de um SDK do AWS disponível para diversas linguagens de programação. A AWS também permite acesso pelo terminal.
O IAM é um serviço disponibilizado pela AWS para gerenciamento de usuários em uma única conta. O gerenciamento é feito através de grupos de usuários, funções e políticas. As permissões podem ser atribuídas em usuários e recursos. Assim como usuários precisam de permissões para acessar determinados recursos, recursos também precisam de permissão para acessar outros recursos.
Projetos práticos
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Convertendo imagens para ascii art usando o valor da intensidade das cores cinzentas.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Um computador conectado à internet está exposto a diversos perigos. O spyware é um deles e é esse malware responsável por roubar contas de redes sociais.
A nuvem pode ser uma boa alternativa de substituição da memória atual. Além de fazer a cópia de segurança dos dados, pode ser acessível de qualquer lugar.
Computador virtual. Fornece infraestrutura de computação básica distribuída em vários locais, oferecendo mais flexibilidade e escalabilidade.
Usado como identificador em uma rede local. Possui 48bits e mais de 280 trilhões de variações que podem ser atribuídas aos dispositivos.
Foca principalmente em projetos com potencial e projetos que despertam o interesse de investidores, não sendo necessariamente focado na carência.
Fornece a plataforma necessária para a implantação de softwares remotamente, economizando tempo e diminuindo custos de infraestrutura.