Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Management
Postado em 12 junho 2022
Atualizado em 12 junho 2022
Palavras-chave: pdca,management,admin,plan,check,act,do,planejar,planejamento,checagem,checar,agir,fazer,realizar,agir,ação,action
Visualizações: 1241
Toda empresa ou pessoa tem um objetivo a ser alcançado. Com uma meta estabelecida, o planejamento torna-se mais coerente, aumentando as chances do objetivo ser atingido.
Um objetivo inclui variáveis que precisam ser levadas em consideração, como:
Porém, cada caso tem diferentes tipos de elementos que podem influenciar no resultado final. Por isso, a etapa de planejamento pode acontecer múltiplas vezes até acharmos a melhor solução para chegarmos ao nosso objetivo.
O tempo necessário é uma variável importantíssima para qualquer indivíduo que não é imortal, pois o tempo é linear e impossível de ser retrocedido. O melhor que se pode fazer é encontrar um modo mais eficiente para alcançar a meta final de modo mais rápido.
É muito comum acabar desorganizado em relação ao planejamento e ajuste de métodos necessários para alcançar uma meta, pois temos que recomeçar do planejamento, múltiplas vezes.
Felizmente, existe uma técnica chamada “ciclo PDCA” que ajuda a manter-nos organizados e focados no nosso objetivo.
PDCA é um ciclo contínuo de 4 etapas que ajuda o empreendedor ou cidadão a chegar mais perto de algum objetivo específico estabelecido.
O ciclo PDCA pode ser aplicado em várias ocasiões, como metas pessoais de pequeno, médio e grande porte. Uma meta de grande porte pode ser dividida em metas de pequeno ou médio porte e possuir certos níveis de prioridade. Porém, uma meta não precisa ser dependente da outra em alguns casos.
PDCA é uma sigla para plan (planejamento), action (fazer), check (checagem) e act (agir).
Etapa inicial onde um plano é elaborado baseando-se nos dados passados, situação atual e elementos externos que podem influenciar no resultado.
Agir conforme o planejado para se preparar ou se aproximar do objetivo final.
A frequência e período de checagem variam de acordo com o planejamento. Nessa etapa são feitas verificações para avaliar se houve progresso ou declínio das atividades praticadas.
Etapa final de um ciclo infinito. Se a obtenção de resultados positivos foram confirmados, esses métodos serão padronizados pela empresa ou cidadão. Independente de sucesso ou falha, o ciclo deve ser reiniciado.
É uma técnica bastante utilizada internacionalmente por empresas para melhorar a qualidade de trabalho e produtividade.
Porém, não se limita apenas a empresas, podendo ser utilizada para cumprir metas pessoais, como:
O PDCA é um ciclo infinito de 4 etapas. Esse ciclo sempre deve obedecer à ordem dessas etapas para ter um bom funcionamento:
Suponhamos que Vitor irá correr uma maratona anual de 10 quilômetros pela segunda vez em sua vida.
Ano passado, Vitor abandonou a corrida devido ao despreparo físico e ao calor excessivo.
Com 6 meses até a maratona, Vitor quer pelo menos completar a maratona esse ano.
Alguns elementos importantes que se destacam no contexto acima são:
O período de cada ciclo PDCA será de 1 mês.
A etapa de ação durará 1 mês. É importante anotar diariamente os detalhes de cada corrida. O preparo físico deve ser enfatizado nesses detalhes, pois foi o motivo principal de abandono na maratona do ano passado.
Após 1 mês passar, os dados serão analisados.
Vitor chegou a conclusão que pode correr mais longe, porém ficou preocupado com a dor no joelho.
Vitor reiniciou o ciclo e alterou o planejamento:
Vendo o exemplo da maratona acima, chegamos a conclusão que Vitor conseguiu manter o ritmo por pelo menos 1 mês. Isso é uma grande vantagem do ciclo PDCA, pois um objetivo nos motiva a correr atrás daquilo que precisamos. Quando não temos uma meta estabelecida, acabamos negligenciando muitas atividades que nos ajudam a concluir a nossa meta.
Outra grande vantagem desse ciclo é a capacidade de enxergar o que não conseguíamos enxergar antes. Correndo 5 quilômetros por 1 mês, Vitor percebeu que pode correr um pouco mais longe. Na vida real, esse ritmo contínuo nos ajuda a enxergar novas capacidades ao nosso favor.
O ciclo PDCA foca em manter o ritmo contínuo de melhorias usando processos para alcançar algum objetivo estabelecido.
Se bem implementado pode trazer maior produtividade e sucesso para uma empresa.
PDCA também pode ser usada para alcançar objetivos pessoais, como ficar rico, comprar uma casa ou comprar um carro.
Projetos práticos
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Existe muitos programadores que escrevem algoritmos mal planejados. Essa falta de planejamento dificulta a manutenção do aplicativo e aumenta a probabilidade de novos bugs.
Um computador conectado à internet está exposto a diversos perigos. O spyware é um deles e é esse malware responsável por roubar contas de redes sociais.
Política e filosofia que tem como objetivo aceitar pessoas de diferentes etnias, comportamentos e características como funcionário.
Conjunto de algoritmos e técnicas que permitem que a máquina aprenda baseando-se em dados para realizar tarefas específicas.
O computador possui memória primária e memória auxiliar, ambos possuem finalidades específicas como armazenamento de dados temporários ou permanentes.
O risco reputacional é o risco que qualquer empresa pode sofrer por motivos como atos imorais, decadência de produto ou reputação inadequada