Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Management
Postado em 19 outubro 2022
Atualizado em 19 outubro 2022
Palavras-chave: copyrights,direitos,autorais,management,software,algoritmo
Visualizações: 968
Com o aumento de pessoas usando mídias de informação, a proteção dos direitos autorais se tornou mais rígida em muitas plataformas.
Obter lucro através de obras protegidas é considerado crime. Muitas pessoas podem estar cometendo crimes sem mesmo estarem cientes disso.
No mundo da programação os direitos autorais também estão presentes e devem ser compreendidos por desenvolvedores para que não haja mal-entendidos entre o cliente e o desenvolvedor.
Os direitos autorais são um segmento do patrimônio intelectual e diferente de patentes e marcas, são provenientes do intelecto do criador.
Nem todo o tipo de obra é sujeito aos direitos autorais. Como diz o artigo sétimo da lei dos direitos autorais: as obras que advém do estado de espírito, criadas por qualquer meio ou fixadas em qualquer tipo de suporte, seja essa obra tangível ou intangível. Isso é, os direitos autorais são protegidos e garantidos ao criador do conteúdo mesmo em casos de obras que foram criadas com ferramentas de outros indivíduos, desde que o dono da ferramenta não deixe claro os direitos autorais nos termos de uso ou em outro local visível aos utilizadores da ferramenta. Os direitos autorais também não se limitam apenas a materiais físicos, mas também a materiais que são intocáveis, como por exemplo programas de computador. Exemplos de obras que possuem direitos autorais são:
O direito autoral já se torna presente uma vez que a obra é criada, portanto sendo facultativo e não obrigatório.
Porém, recomenda-se fazer o registro dos direitos autorais para obter-se uma evidência tangível do autor de uma obra. O registro autoral garante mais segurança jurídica e evita atritos futuros com a certificação pública em casos de infração de direitos autorais.
Obras não precisam ser necessariamente publicadas para ter seus direitos autorais garantidos. Projetos ainda em andamento podem ter seu registro efetuada como obra inédita.
Não é garantido direito autoral para processos, fatos e idéias. Segundo a lei dos direitos autorais, uma obra precisa estar fixada em algum meio ou mídia tangível que possa comprovar a existência desse mesmo. Outros exemplos de situações que não tem seu direito autoral protegido são:
Os direitos autorais do autor de uma obra, duram de 50 a 70 anos após o seu falecimento. Uma vez que o prazo dos direitos autorais de uma obra chega ao fim, ela passa a ser do domínio público. Ou seja, essa obra pode ser utilizada por terceiros sem a autorização do autor.
Um programa de computador pode ser exemplificado como um CD de música. A pessoa que obteve o CD de forma legal poderá ouvir as músicas e manter-lo para o uso próprio. Porém, essa pessoa não tem permissão para emprestar o CD e muito menos disponibilizar na internet.
Porém, obter idéias (inspiração) das músicas desse CD e gravar outro no próprio nome não é crime, desde que não seja totalmente copiado.
O programa de computador funciona da mesma forma. Seu uso só é permitido por pessoas que obtiveram a licença. Um software não pode ser emprestado ou vendido sem a autorização do autor para terceiros.
Programas de computador ainda em fase de desenvolvimento também serão protegidos pelos direitos autorais mesmo sem o registro do autor. Um software terá seus direitos autorais protegidos por 50 anos.
Entretanto, idéias de aplicativos, algoritmos, soluções e linguagens de programação não estão sujeitos aos direitos autorais, podendo ser reutilizados por terceiros sem maiores problemas.
Os direitos autorais são garantidos para qualquer obra intelectual originadas do estado de espírito do autor ainda mesmo no período de desenvolvimento.
Essa lei se aplica para vários tipos de obras como programas de computador, artigos científicos, músicas, filmes e obras literárias.
Projetos práticos
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
A linguagem de programação orientada a objetos revolucionou o mundo da programação, sendo o tipo de linguagem mais utilizada na atualidade
Existe muitos programadores que escrevem algoritmos mal planejados. Essa falta de planejamento dificulta a manutenção do aplicativo e aumenta a probabilidade de novos bugs.
O SGSI é um conjunto de políticas e normas estabelecidas pela empresa para proteger a segurança da informação empresarial, evitando riscos.
A política de privacidade tem como objetivo informar ao usuário, o objetivo e o modo de tratamento dos dados pessoais coletados.
O sistema de gestão de relacionamento com o cliente oferece ferramentas que melhoram a busca de informação, tomada de decisões e acompanhamento do cliente.
Algoritmo que busca o caminho com o menor custo entre dois pontos. É usado em jogos e aplicativos de navegação para calcular a menor distância possível.