Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 03 abril 2022
Atualizado em 14 julho 2022
Palavras-chave: cloud,computing,computação,nuvem,saas,iaas,paas,infraestrutura,servidor
Visualizações: 1586
A internet revolucionou o modo de gerenciar infraestrutura e software. Hoje, muitas empresas optam por alugar infraestutura virtualmente para implantar seus sistemas e fazer a divulgação para clientes.
Empresas que disponibilizam infraestrutura virtualmente, necessitaram de um centro de processamento de dados poderosa para atender a demanda dos clientes.
Isso trouxe melhoras para o setor tecnológico, sendo criada uma nova expressão para descrever esses centros de processamento de dados simplesmente para computação em nuvem.
Computação em nuvem, vem do inglês “Cloud Computing”.
Computação em nuvem é um serviço que disponibiliza servidores para o uso virtual, fazendo com que o cliente não precise de uma infraestrutura física local.
Por ser um serviço sob demanda, o utilizador só paga o que utiliza.
Tradicionalmente para fazer coisas como hospedagem de site, é necessário fazer a compra de vários materiais como computadores, cabos e gabinetes, gerando grandes custos iniciais.
O mantimento desses materiais também necessita espaço, ventilação (para evitar o superaquecimento) e técnicos especializados na área o que gera grandes gastos mensais com manutenção.
Gastos de manutenção como contratação de técnicos especializados na área e troca de materiais devido ao desgaste também devem ser levados em conta.
No fim das contas, os custos para obter e manter toda essa infraestrutura é muito alto, tendo vários prejuízos no início.
A computação em nuvem permite muitas possibilidades, como hospedagem de sites, armazenamento de arquivos e compartilhamento de dados.
Por ter disponibilidade sob demanda, só o necessário é fornecido cortando gastos desnecessários.
Em outras palavras, é possível alugar a infraestrutura necessária de acordo com os requerimentos usando a computação em nuvem. Isso traz grandes vantagens, como:
A computação em nuvem possui vários tipos de serviços, os principais são:
Hoje em dia é notável a migração de muitas empresas para a computação em nuvem. Arcar com todos os gastos de infraestrutura não é uma tarefa fácil, além de trazer muitas dores de cabeça.
A popularidade da computação em nuvem só tende a crescer. Os serviços disponíveis em nuvem recentemente e extremamente grande.
Projetos práticos
Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.
Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.
Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).
Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Phishing tem esse nome pois a vítima se torna só mais um peixe na rede. Ter conhecimento de phishing é o melhor jeito de evitar ser um desses peixes
Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...
Fornece a plataforma necessária para a implantação de softwares remotamente, economizando tempo e diminuindo custos de infraestrutura.
A virtualização é a criação de um ou mais ambientes virtuais em uma mesma máquina física, com o intuito de cumprir o mesmo papel de um computador físico.
Computador virtual. Fornece infraestrutura de computação básica distribuída em vários locais, oferecendo mais flexibilidade e escalabilidade.
Versão criptografada do protocolo SNI. O SNI é usado para gerenciar múltiplos certificados TLS de sites em um único servidor.