Princípio de segregação de interfaces - Interface Segregation Principle

Os clientes não devem ser forçados a importar métodos que eles não usam. Os métodos devem ser segregados de modo abstrato em interfaces.

Categoria de Programação

Postado em 27 abril 2022

Atualizado em 06 junho 2023

Palavras-chave: isp,interface,segregation,principle,princípio,segregação,solid

Visualizações: 1617

É bastante comum declarar vários métodos em uma mesma classe quando esses métodos possuem algum tema em comum. Essa prática tem seus altos e baixos. Separar as classes por tema pode facilitar a localização das funções. Porém, juntar vários métodos em uma única classe viola o princípio de responsabilidade única. Segundo Robert Martin, autor da arquitetura limpa, o princípio da responsabilidade única foi de autoria de Tom DeMarco, que dizia que uma classe deve fazer apenas uma coisa e bem feita. Isso não significa que uma classe só deve ter uma função. O verdadeiro problema é quando uma classe realiza várias atividades como criação de lista de dados, registro de novos dados, atualização de dados existentes e assim por diante.

Um dos principais objetivos do princípio da responsabilidade única é diminuir o acoplamento entre classes. Diminuir o acoplamento entre classes, significa ter mais flexibilidade na manutenção de um software. Mais flexibilidade traz maior produtividade e menos custos de manutenção. Enfim, o acoplamento estratégico entre classes pode livrar os desenvolvedores de desastres ao longo prazo.

Uma boa estratégia é evitar que as classes fiquem “gordas”. Robert Martin diz que classes que fazem mais do que o necessário são classes gordas. O princípio de segregação de interfaces evita que as classes fiquem gordas.

O que é o princípio de segregação de interfaces (ISP)?

O princípio de segregação de interfaces (Single Responsibility Principle) é o quarto princípio SOLID. Esse princípio diz que um cliente não deve depender de métodos que ele não usa. O cliente se refere a uma classe ou a um módulo. Quando importamos uma classe para usar um método, estamos importando todos os outros métodos dessa classe.

exemplo de classe gorda princípio de segregação de interfaces

No exemplo acima, a classe ZZ importa as classes A e B para usar os métodos A e B. Ao importar a classe B, a classe ZZ também importa os métodos C, D e E automaticamente. Querendo ou não, agora a classe ZZ também depende dos métodos que ela não usa. Isso quer dizer que se um erro ou excessão acontecer nos métodos C, D ou E, a classe ZZ terá o seu funcionamento afetado. Além da redundância, agora a classe ZZ tem que estar preocupada com o funcionamento de métodos que ela não usa.

O princípio de segregação de interfaces é uma solução para evitar a importação de métodos desnecessários usando abstração. Invés de usar os métodos diretamente de uma classe concreta (classe não abstrata), a classe utilizadora usa métodos pré-definidos em interfaces.

exemplo de como aplicar o princípio de segregação de interfaces isp

Agora a classe ZZ irá importar apenas os métodos que ela usa. Outra grande vantagem é que agora os detalhes dependem de abstrações. Assim, estamos obedecendo ao ISP e a regra das dependências.

Como aplicar o princípio de segregação de interfaces (ISP)?

O uso de interfaces na classe utilizadora podem ser realizados sem a presença dos detalhes. Os detalhes podem ser implementados posteriormente, após a definição das abstrações e da classe utilizadora.

interface InterfaceA {
    void methodA();
}

interface InterfaceB {
    void methodB();
}

A interfaceA e a interfaceB são abstrações. As abstrações podem ser usados como o tipo de parâmetro na classe utilizadora.

class ClasseZZ {
    InterfaceA interfaceA;
    InterfaceB interfaceB;
	
	public ZZ(InterfaceA interfaceA, InterfaceB interfaceB) {
		this.interfaceA = interfaceA;
		this.interfaceB = interfaceB;
	}
	
	public void doA() {
		this.interfaceA.methodA();
	}
	
	public void doB() {
		this.interfaceB.methodB();
	}
}

Se olharmos as dependências no diagrama da imagem acima, a classe ZZ usa as abstrações e os detalhes implementam as abstrações. Uma abstração precisa ser implementada para poder ser instanciada. Esse é o papel dos detalhes.

class ClasseA implements InterfaceA {
	public void methodA() {
		// Escreve os detalhes
	}
}

Uma vez que as abstrações, os detalhes e a classe utilizadora foram definidos, podemos instanciar essas classes para execução.

ClasseA classeA = new ClasseA();
ClasseB classeB = new ClasseB();
ClasseZZ classeZZ = new ClasseZZ(classeA, classeB);
classeZZ.doA();

A classe B também implementa métodos que a classe ZZ não usa. Porém, pelo fato da classe ZZ ter definido uma interface contendo apenas os métodos necessários no construtor, ela não importa os outros métodos implementados na classe B. Assim, estamos de acordo com o princípio de segregação de interfaces.

Como dividir as interfaces usando o princípio de segregação de interfaces (ISP)?

A divisão de interfaces no ISP depende do contexto do software. O ideal é que cada interface não fique nem muito volumosa e nem muito escassa. Interfaces volumosas (contendo vários métodos) obrigam o cliente (classe utilizadora) a implementar métodos que ela não precisa. Interfaces escassas geram excesso de granularidade. Há quem diga que podemos dividir as interfaces por utilizador, porém esse tipo de segregação não é muito interessante.

Robert Martin recomenda segregar as interfaces por grupos de clientes. Os clientes que usam as mesmas interfaces pertencem ao mesmo grupo. Assim, as interfaces são criadas para cada grupo em vez de cada cliente.

exemplo de como dividir as interfaces no princípio de segregação de interfaces isp

No exemplo acima, os clientes são divididos em grupos (cada grupo é uma cor). Se necessário, um cliente também pode usar múltiplas interfaces.

Como substituir as interfaces existentes na manutenção?

O ideal seria substituir a interface atual pela nova. Porém, há casos que o impacto dessa mudança é muito grande. Um bom truque é fazer uma conversão dinâmica (cast) dentro do cliente que usa a interface e manter a interface existente. Assim, as novas interfaces podem ser usadas imediatamente.

Conclusão

O princípio de segregação de interfaces diz que uma classe não deve ser muito gorda, pois isso forçaria clientes (classes utilizadoras) a importar métodos desnecessários. As interfaces devem ser específicas para que os clientes importem apenas métodos que eles utilizam.

Projetos práticos

Desenvolvendo um jogo de quebra blocos em javascript

Programando um jogo clássico de arcade usando javascript e p5.js. O usuário deve quebrar os blocos utilizando uma bola ao mesmo tempo que evita que a bola saia pela parte inferior da tela

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Usando dados fornecidos pelo TSE para simular o gráfico das eleições presidenciais de 2022

Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Caixa eletrônico usando arquitetura limpa

Usando JavaFX e arquitetura limpa para criar um aplicativo de caixa eletrônico extremamente simples.

Veja também

Os robôs estão aprendendo por conta própria?

Já não é mais novidade saber que os robôs não precisam mais da orientação de um humano para aprender. Além disso, os robôs já superam os humanos em muitas áreas...

O endereçamento de dispositivos na internet é automatizado graças ao DHCP

Antigamente o endereçamento de dispositivos era feito manualmente, porém isso traz muitas dificuldades em questão de administração. O DHCP resolve esses problemas

Hub, Switch e Roteador

Se destacam o hub, switch e o roteador como dispositivos que possibilitam o estabelecimento de uma rede local. Cada dispositivo possui suas vantagens.

Princípio aberto fechado - Open-Closed Principle

O código deve estar aberto para extensões e fechado para modificações. Podemos mudar o comportamento de uma classe adicionando mais código.

Os 5 principais componentes do computador

Os 5 principais componentes do computador são a unidade de controle, unidade aritmética e lógica, memória, dispositivo de entrada e dispositivo de saída.

Endereço MAC

Usado como identificador em uma rede local. Possui 48bits e mais de 280 trilhões de variações que podem ser atribuídas aos dispositivos.