Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Tecnologia
Postado em 22 junho 2022
Atualizado em 22 junho 2022
Palavras-chave: computador,dispositivos,hardwares,componentes,cpu,unidade,controle,aritmética,lógica,memória,entrada,saída
Visualizações: 16443
O computador é um sistema com vários componentes que realizam atividades específicas. Alguns desses componentes podem ser dependentes de outros para o seu funcionamento.
A importância de cada componente pode ser definido pelo nível de dependência que outros dispositivos tem em relação a esse componente. O CPU é um grande exemplo disso, pois ele gerencia instruções e faz cálculos necessários para operação de outros componentes. Por isso, um computador sem CPU não é considerado um computador.
Para facilitar o entendimento de como um computador opera internamente é recomendável saber quais são os principais hardwares que são considerados indispensáveis para constituir o computador. Por isso, os cinco dispositivos mais importantes foram selecionados por especialistas.
Os cinco principais componentes em um computador são:
Se descrevermos a função de modo resumido de cada um desses componentes respectivamente, obtemos a lista abaixo:
Dispositivos de entrada servem como intermediários de interação entre o usuário e o computador. Esses dispositivos recebem instruções do usuário para a realização de comandos. Exemplos dessas instruções são:
Para tornar possível a entrada, periféricos de entrada são necessários. Exemplos desses periféricos são:
Essas instruções serão armazenadas na memória, sendo executadas em seguida.
Se dividirmos a memória em 2 grandes categorias, teremos a lista abaixo:
A memória primária é diretamente conectada ao CPU. A memória RAM é um exemplo de memória primária.
Pelo fato de estar diretamente ligada ao CPU, dados armazenados na memória primária podem ser obtidos com mais rapidez, agilizando processos.
Geralmente, na memória primária são armazenadas instruções que são utilizadas com mais frequência.
Uma desvantagem da memória primária é a volatilidade (perda dos dados armazenados) com o corte do fluxo de energia (desligamento do computador).
Na memória auxiliar são armazenados dados que não são acessados com tanta frequência, demorando mais tempo para o acesso comparado com a memória primária.
Exemplos de memória auxiliar:
Porém, possui muito mais espaço de armazenamento comparado com a memória primária. Além disso, armazena dados de forma permanente e é independente da presença de energia.
Fica situada dentro do CPU. É responsável pelo gerenciamento de instruções de cada componente.
A unidade de controle é bem parecida com o cérebro humano, responsável pelo funcionamento sincronizado do corpo.
Também situada no CPU. Tem como papel realizar cálculos de adição, subtração, divisão e multiplicação. Além disso, também executa cálculos de lógica booleana.
Interpreta os dados binários e exibe de modo amigável para o usuário.
Exemplos de dispositivos de saída são:
Os 5 principais componentes do computador são a unidade de controle, unidade aritmética e lógica, memória, dispositivo de entrada e dispositivo de saída.
Todos esses dispositivos são dependentes da unidade de controle (CU) que gerencia as instruções, a memória armazena dados e a unidade aritmética e lógica (ALU) é responsável por realizar cálculos. Os dispositivos de entrada e saída servem como intermediários entre o usuário e o computador.
Projetos práticos
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Fazendo a integração contínua de Jenkins, Sonatype Nexus, Sonatype, JUnit e Gradle para automatizar processos repetitivos. Prática bastante usada em tecnologias de DevOps.
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.
Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.
Expressões como gastar tempo e investir tempo andam lado a lado. Quando algo investido não tem o retorno esperado isso se torna uma perde de tempo...
Phishing tem esse nome pois a vítima se torna só mais um peixe na rede. Ter conhecimento de phishing é o melhor jeito de evitar ser um desses peixes
Sinais elétricos pulsantes emitidos por um oscilador que são convertidos em ondas quadradas responsáveis por sincronizar os componentes de um sistema.
Mini-computador fixado a um circuito elétrico integrado com outros componentes essenciais, como memória, componente de entrada e saída
Conjunto de dados armazenados temporariamente na placa de vídeo em forma de matriz. Esses dados serão usados para exibir os frames na tela do monitor.
O computador possui memória primária e memória auxiliar, ambos possuem finalidades específicas como armazenamento de dados temporários ou permanentes.