Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Esse site utiliza cookies
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com as nossas políticas de privacidade.
Categoria de Estratégia
Postado em 11 setembro 2022
Atualizado em 11 setembro 2022
Palavras-chave: estrategia,financiamento,coletivo,crowdfunding,money,investimento,projeto
Visualizações: 1102
A internet permitiu que plataformas filantrópicas fossem criadas para ajudar as pessoas de alguma forma. Doações feitas através de mídias sociais para pessoas necessitadas é algo bastante comum. Hoje, aplicativos de fintech, como o pix utilizado no Brasil, além de facilitar o processo de doação, possibilitou a integração de sistemas, automatizando processos.
Sem dúvidas, a digitalização de moedas e o pagamento online revolucionaram o modo de fazer negócio, podendo conectar pessoas com interesse em comum para alcançar objetivos ou pelo menos para permitir que cada pessoa possa contribuir com algum projeto de alguma forma.
O financiamento coletivo é um exemplo disso, tendo bastante destaque recentemente e tendo ajudado várias pessoas com projetos inovadores.
Financiamento coletivo é um termo que vem do inglês “crowdfunding”.
O financiamento coletivo é a arrecadação de capital para algum propósito. Se expressado de um modo mais simples, esse termo também pode ser chamado de vaquinha.
Esse método surgiu em 2006 no exterior, chegando no Brasil 4 anos depois. Antes do crowdfunding, outras formas de obtenção de capital para combater problemas sociais já era realizado, através de emissoras de televisão ou em caixinhas físicas de doação que podem ser encontradas em certos mercados.
O propósito do financiamento coletivo é atingir uma meta de capital para que um projeto possa ser financiado. Geralmente, projetos que mostram um grande potencial são os mais bem financiados, uma vez que podem despertar um grande interesse por parte dos contribuintes.
O financiamento coletivo é realizado na internet, usando plataformas de crowdfunding onde qualquer pessoa pode ter acesso e direito de doar, contribuir ou investir no projeto de interesse.
Os projetos de financiamento coletivo podem ter sua ajuda financeira apenas uma vez ou múltiplas vezes, algumas vezes essa ajuda também pode ser mensal.
Os tipos de projeto variam e se limitam aos tipos que a plataforma disponibiliza. Alguns exemplos de tipos de projetos são:
É bastante comum ter projetos que levantam mais do que 30.000 reais em plataformas famosas como a catarse, a plataforma mais famosa do Brasil.
Cada projeto tem uma meta de capital a ser obtida. Caso a capital necessária não seja obtida até o prazo determinado, o dinheiro arrecadado volta para os seus donos.
Alguns projetos também disponibilizam recompensas criativas para os seus contribuintes, como brindes, objetos raros e versões especiais do produto, atraindo ainda mais investidores.
Apesar de disponibilizar brindes não ser algo obrigatório nesse conceito, muitas pessoas adotam essa prática para se destacar entre os concorrentes.
O financiamento coletivo foca principalmente em projetos com potencial e que despertam o interesse de investidores. A capital arrecadada é devolvida para os seus donos caso a meta limite não seja alcançada.
Plataformas de financiamento coletivo já ultrapassam milhões de reais em obtenção de capital para auxílio de projetos, realizando sonhos de muitas pessoas.
Projetos práticos
Usando lógicas matemáticas como trigonometria para criar e calcular o esqueleto de um jogo de tiro 2D em javascript
Simulação dos gráficos do segundo turno das eleições presidenciais, utilizando python e ferramentas de análise de dados, pandas e jupyter.
Projeto de comunicação entre dois dispositivos ESP8266 e Raspberrypi4. Laravel irá funcionar como servidor e receptor de dados de temperatura e umidade coletados com o DHT11.
Programando o clássico jogo da serpente usando o framework p5.js. Tutorial indicado para iniciantes da programação que querem aprender os conceitos básico da área criando jogos.
Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.
Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa
A quantidade de programadores só tende a aumentar com o tempo. Porém, muitos programadores ainda não conhecem os três pilares de segurança da informação.
Fintech é o uso da tecnologia para criar soluções inovadoras no mercado financeiro, facilitando a vida das pessoas em movimentar dinheiro virtualmente.
Política e filosofia que tem como objetivo aceitar pessoas de diferentes etnias, comportamentos e características como funcionário.
A gestão de riscos visa em analisar e avaliar riscos que podem acontecer durante o projeto. Esses riscos nem sempre são uma coisa negativa.
A inovação aberta é um termo abrangente de cooperação entre diferentes áreas especializadas para a formulação de produtos ou serviços inovadores.