PERT Técnica de avaliação e revisão de programa

O PERT é um método composto por linhas e nós conectados entre si com o intuito de representar a dependência entre as atividades.

Categoria de Management

Postado em 15 novembro 2022

Atualizado em 15 novembro 2022

Palavras-chave: pert,tecnica,avaliacao,revisao,programa,atividade,gerenciamento,calculo,formula

Visualizações: 1372



O gerenciamento de um projeto pode ser um grande problema quando não sabe-se ao certo quanto tempo cada atividade pode necessitar.

Felizmente, existem diversos métodos de management disponibilizados na internet para o auxilio do gerenciamento, o PERT é um desses métodos.

O que é PERT?

PERT é a sigla para “Program Evaluation and Review Technique”, em português pode ser traduzido para técnica de avaliação e revisão de programa.

Esse método é composto por linhas e nós conectados entre si com o intuito de representar a dependência entre as atividades. A dependência entre atividades acontece quando uma atividade só pode ser iniciada após a finalização de outra atividade. Além disso, as atividades podem ser executadas de modo paralelo.

exemplo de pert simples sobre café da manhã

Por que utilizar o PERT?

Um grande número de atividades pode trazer grandes problemas e imprevistos para um gestor. Além do tempo médio que uma atividade pode necessitar, outros fatores também devem ser levados em consideração, como tempo otimizado e tempo pessimista.

O início e o fim de cada atividade impacta no tempo total de um projeto, pois muitas atividades só podem ser iniciadas após a conclusão de outras tarefas.

Usando o método PERT é possível encontrar fatores decisivos desde a tomada de decisões até o orçamento de um projeto. Entre alguns desses fatores estão:

  • Tempo otimizado
  • Tempo médio
  • Caminho crítico

Usando o método PERT obtêm-se um gráfico que facilita a interpretação das atividades e evita o desperdício de tempo devido a imprevistos que podem vir a acontecer durante o projeto.

O que é o caminho crítico no PERT?

O caminho crítico é o caminho com tempo de maior duração, consequentemente sendo o valor que representa o tempo mínimo necessário para finalizar o processo inteiro.

Como montar um gráfico PERT?

Antes de desenhar o gráfico PERT, cria-se uma tabela com as atividades e suas dependências. A tabela pode ser montada como mostra no exemplo a seguir:

Atividade Dependência
A -
B -
C A
D B
E C, D

A tabela acima mostra que as atividades A e B não possuem dependências, pois podem ser iniciadas a qualquer momento sem nenhuma condição. A atividade C só pode ser iniciada após a atividade A ser concluída, assim como a atividade D só pode ser iniciada após a atividade B está finalizada. A última atividade E, depende das atividades C e D para poder ser iniciada.

Uma vez que temos as dependências, podemos criar o gráfico PERT:

A
B
C
D
E
1
2
3
4
6

Como calcular o tempo estimado de um projeto com PERT?

O tempo de estimativa é calculado a partir de três elementos:

  • Tempo otimizado (to)
  • Tempo médio ™
  • Tempo pessimista (tp)

Mais uma vez, criamos uma tabela contendo os três elementos acima:

Atividade Dependência to tm tp
A - 2 4 12
B - 3 4 5
C A 1 2 3
D B 2 3 4
E C, D 1 4 7

A unidade do elemento tempo é arbitrária, podendo ser segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, etc…

Fórmula para calcular o tempo estimado

O método PERT possui uma fórmula para calcular a estimativa de tempo de duração de cada atividade.
te=to+(4tm)+tp6 te = \dfrac{to + (4 * tm) + tp}{6}
O símbolo te representa o tempo estimado. Ao usarmos a fórmula acima, temos os seguintes resultados:

Atividade to tm tp te
A 2 4 12 5
B 3 4 5 4
C 1 2 3 2
D 2 3 4 3
E 1 4 7 4

Exemplo de cálculo de estimativa com a atividade A

te=to+(4tm)+tp6te=2+(44)+126te=2+(16)+126te=306te=5 \begin{alignedat}{2} te = \dfrac{to + (4 * tm) + tp}{6} \\ te = \dfrac{2 + (4 * 4) + 12}{6} \\ te = \dfrac{2 + (16) + 12}{6} \\ te = \dfrac{30}{6} \\ te = 5 \end{alignedat}

Fórmula para calcular a variante

Também é possível calcular a variante de cada atividade usando a fórmula abaixo:
variante=[tpto6]2 variante = {\begin{bmatrix} \dfrac{tp -to}{6} \end{bmatrix}^2}

A variante é o tempo que o tempo de estimativa pode variar.

Atividade to tp variante
A 2 12 259\dfrac{25}{9}
B 3 5 19\dfrac{1}{9}
C 1 3 19\dfrac{1}{9}
D 2 4 19\dfrac{1}{9}
E 1 7 1

Exemplo de cálculo de variante com a atividade A

variante=[tpto6]2variante=[1226]2variante=[106]2variante=[53]2variante=259 \begin{alignedat}{2} variante = {\begin{bmatrix} \dfrac{tp -to}{6} \end{bmatrix}^2}\\ variante = {\begin{bmatrix} \dfrac{12 -2}{6} \end{bmatrix}^2}\\ variante = {\begin{bmatrix} \dfrac{10}{6} \end{bmatrix}^2}\\ variante = {\begin{bmatrix} \dfrac{5}{3} \end{bmatrix}^2}\\ variante = \dfrac{25}{9} \end{alignedat}

Encontrando o caminho crítico no PERT

O caminho crítico é o caminho com mais duração. O projeto só é finalizado quando o caminho crítico é concluído.

Atividade Dependência te
A - 5
B - 4
C A 2
D B 3
E C, D 4

Lembrando que o “te” é a estimativa de duração de cada atividade, montamos o gráfico e calculamos o caminho crítico.

caminho crítico pert

O gráfico acima possui dois caminhos, 1-2-4-6 e 1-3-4-6. Nesse caso, os dois caminhos possuem o mesmo tempo de duração. Portanto a duração será de 11 dias.

Calculando a probabilidade de finalizar o projeto dentro do prazo com PERT

Suponhamos que devemos terminar o projeto em um prazo de 13 dias. Já calculamos o tempo de duração do caminho crítico, tempo médio de cada atividade e a variante. Com esses três elementos podemos calcular a probabilidade de concluir o projeto dentro do prazo de 13 dias.

Apesar dos dois caminhos terem o mesmo tempo de duração, a variante dos caminhos é diferente, como podemos ver a seguir:
1246=259+19+1=359=3,8 \begin{alignedat}{2} 1-2-4-6 = \dfrac{25}{9} + \dfrac{1}{9} + 1 = \dfrac{35}{9} = 3,8 \end{alignedat}
1346=19+19+1=119=1,2 \begin{alignedat}{2} 1-3-4-6 = \dfrac{1}{9} + \dfrac{1}{9} + 1 = \dfrac{11}{9} = 1,2 \end{alignedat}
O gráfico PERT do projeto tem dois caminhos. Calculamos as variantes de cada atividade presente no caminho.

Nesse caso, o caminho com maior variante será selecionado, pois tem maior escala de variação.

A fórmula para calcular a probabilidade de terminar o projeto dentro prazo é a seguinte:
Prob=xMvariante \begin{alignedat}{2} Prob = \dfrac{x - M}{variante} \end{alignedat}
O x representa o prazo de 13 dias, o M é a soma do tempo médio das atividades do caminho crítico que é 11 (5+2+4) e a variante é a soma das variantes do caminho crítico que é 359\dfrac{35}{9}.

Logo teremos a seguinte equação:
Prob=1311359Prob=23,8Prob=0,52 \begin{alignedat}{2} Prob = \dfrac{13 - 11}{\dfrac{35}{9}} \\ Prob = \dfrac{2}{3,8} \\ Prob = 0,52 \end{alignedat}

O resultado obtido foi 0,52. Para obtermos o resultado final precisamos analisar a tabela de distribuição normal padrão.
enter image description here
Assim, conclui-se que a probabilidade de terminar o projeto dentro do prazo de 13 dias é de 69%.

Conclusão

O PERT é um método que auxilia no gerenciamento de projetos contendo fórmulas já definidas para utilização.

Projetos práticos

Implementando um algoritmo de pathfinding

Implementando um programa que encontra a menor distância entre dois pontos dentro de um labirinto usando o algoritmo A* (a-estrela).

Criando um jogo de guerra nas estrelas em javascript usando a biblioteca p5.js

Jogo simples de guerra espacial desenvolvido em javascript. Esse jogo usa cálculos de física para simular efeitos de atrito e inércia.

Desenvolvendo o campo de visão de um personagem em um plano 2D

Detectando objetos que entram dentro do campo de visão do personagem. Útil para servir de "gatilho" para eventos em um jogo.

Criando um sistema de mini garagem automatizada integrada com um sistema de monitoramento independente

Desenvolvimento de um sistema de monitoramento que exibi todos os eventos que acontecem na garagem automatizada, como abertura de portões ou ocupação de vagas.

Criando um jogo de pacman usando javascript e pixi.js (parte 1)

Desenvolvimento dos conceitos mais básicos do clássico pacman, como: mapa, animação, deslocamento e detector de colisões.

Veja também

A subclasse não deve estender a superclasse que não representa consistência em relação as suas características

No passado existiam girafas com pescoço comprido e as girafas com pescoço curto. Isso resultou em um comportamento inesperado, a seleção natural. Não queremos isso no nosso algoritmo...

Todo empreendedor deve estar consciente que cada funcionário é um humano, portanto deve reconhecer as tentações em alguns cenários

Estudar o comportamento das pessoas pode auxiliar um administrador a criar um sistema de fiscalização mais eficiente, evitando fraudes que prejudicam a imagem da empresa

FPU Unidade de ponto flutuante

Faz cálculos aritméticos com números fracionários usando notação científica, economizando mais bits. Também chamado de vírgula flutuante.

TDD Desenvolvimento orientado por testes

Método de desenvolvimento em que os testes são a base da implementação. Eficiente para mitigar bugs de forma automática.

Algoritmo

O algoritmo é um conjunto de instruções escritas por um programador com intuito de solucionar um problema ou obter um resultado previsto.

Princípio de substituição de Liskov - Liskov Substitution Principle

Esse princípio diz que uma classe derivada deve ser substituível pela sua classe base sem apresentar comportamentos inesperados.